Outros Doenças no nariz e boca

Quais são as causas da faringite

Quais são as causas da faringite

A faringite é uma inflamação da faringe e uma das doenças mais habituais que afetam a zona do ouvido, garganta e vias respiratórias. Esta doença tão comum pode ser provocada por muitos motivos e neste artigo de umComo vamos contar quais são as causas da faringite. Assim, poderá tomar as medidas oportunas para cuidar da sua saúde e prevenir este incômodo e desconfortável problema.

Também lhe pode interessar: Como se manifesta a faringite aguda

Índice

  1. Causas da faringite
  2. Faringite aguda
  3. Faringite crônica
  4. Tipos de faringite crônica segundo as causas
  5. Complicações da faringite

Causas da faringite

Esta doença da faringe pode ser provocada por diversas causas, mas tendo em conta o fator que desencadeia a doença, pode se classificar em faringite aguda ou crônica. E vamos ver de seguida, quais são os motivos que provocam esta doença em cada tipo de faringite.

Lembre-se que perante a suspeita de sofrer de faringite é fundamental que visite seu médico para uma revisão abrangente e receba o tratamento mais adequado para o seu caso.

Quais são as causas da faringite - Causas da faringite

Faringite aguda

Na maioria dos casos, a causa da faringite aguda costuma ser as infecções virais e este tipo de faringite é muito infecciosa e contagiosa. Sua origem costuma ser a gripe ou o vírus gripal. Muitas vezes, há infecções adicionais com bactérias que se denominam infecções secundárias, mas para que não tenha dúvidas, deve saber que as bactérias sozinhas não provocam uma faringite aguda. Se a mucosa da faringe se inflama de maneira intensa com bactérias, costuma ser pelos estreptococos (do tipo A, os patogênicos de escarlatina) e os pneumococos.

Faringite crônica

No caso da faringite crônica, as causas costumam ser substâncias que estão em contato de forma prolongada com a mucosa da faringe. Existem também diversos desencadeadores físicos que podem provocar e inclusive acelerar o estado da faringite crônica. Segundo a causa, existem diferentes tipos de faringite crônica; te mostramos na seguinte seção.

Tipos de faringite crônica segundo as causas

Os diferentes tipos de faringite crônica que existem são os seguintes:

  • Faringite crônica respiratória: o desencadeador é um ambiente cheio de pó e muito seco. Por exemplo, se está em contato com ar condicionado, pode acabar ficando doente. Também pode ser provocada por fumar, pela ingestão de alguma substância tóxica e pela radiação. Outra das causas que podem provocar esta doença é se respira muito pela boca, porque desta forma irrita a mucosa.
  • Faringite crônica digestiva: a causa mais habitual é pela ingestão de álcool ou comida muito quente ou picante. Assim se irritam os sucos gástricos e podem chegar a provocar uma faringite.
  • Faringite crônica alérgica: o fator que provoca este tipo de doença costuma ser as alergias.
  • Faringite crônica metabólica: provocada por transtornos do metabolismo como a diabetes ou por mudanças hormonais como a menopausa e o hipotireoidismo.

Complicações da faringite

Ainda que não seja algo muito habitual se realizarmos um bom tratamento, uma faringite pode derivar em uma infecção mais extensa e complicar-se podendo dar lugar a uma endocardite (infecção do tecido cardíaco) e a uma glomerulonefrite (infecção renal). Ambas doenças de gravidade que requerem internação em um hospital; também podem ter mais complicações ao redor das amígdalas e provocar abscessos. Seja como for, tenha precaução e lembre-se dos riscos de uma doença não tratada.

No seguinte artigo pode ver Como tratar a faringite com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da faringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
nativi
Coceira na garganta pode ser faringite
1 de 2
Quais são as causas da faringite