Efeitos da anorexia

Quais são as complicações da anorexia

Quais são as complicações da anorexia
Imagem: psicoterapia-breve.es

A anorexia é um transtorno alimentar perigoso que pode colocar em risco a vida de quem sofre dele. Este problema alimentar é, junto com a bulimia, o mais comum, sendo mais frequente em garotas adolescentes e pré-adolescentes; mas isto não quer dizer que se trate de um problema fácil de resolver, pois esta condição pode trazer consigo efeitos prejudiciais sobre a saúde. Em umComo explicamos quais são as complicações da anorexia.

Também lhe pode interessar: Sintomas da anorexia

Índice

  1. A anorexia é um problema sério
  2. Complicações físicas da anorexia
  3. Complicações psicológicas da anorexia

A anorexia é um problema sério

Muitas pessoas acham que a anorexia é uma obsessão passageira, um simples sintoma de inconformidade que desaparece com o tempo. Mas este transtorno é uma doença delicada que traz consequências tanto físicas como psicológicas, sendo um problema que requer atenção médica.

Deve ser feita uma terapia psicológica juntamente com a educação nutricional para que o paciente compreenda que é possível manter uma dieta equilibrada e ainda assim ter um peso saudável. Se suspeitar que um parente ou amigo próximo sofre desta doença, convidamos você a consultar nosso artigo sobre os sintomas da doença.

Complicações físicas da anorexia

Fisicamente, a anorexia apresenta diversas complicações que, em casos mais graves, podem levar a danos irreversíveis. Entre elas destacam-se:

  • Queda no nível de potássio no sangue que pode causar problemas cardíacos importantes.
  • Problemas nos rins e fígado devido à falta de nutrientes.
  • Desnutrição, em muitos casos severa.
  • Convulsões devido à perda ou ausência de líquidos.
  • Problemas com a tireoide que pode ser irreversível.
  • Enfraquecimento ósseo devido à falta de nutrientes que pode levar a uma osteoporose prematura.
  • Queda importante no número de células brancas, debilitando o sistema imunológico e causando infecções sérias.
  • Desidratação.
  • Deterioração da placa dentária, cáries e dano irreversível na aparência dos dentes.

Complicações psicológicas da anorexia

As complicações psicológicas da anorexia podem ser difíceis de superar, arrastando-se por anos. Por este motivo é importante consultar um especialista. Entre elas destacam-se:

  • Autoestima muito baixa que leva o paciente a odiar o seu corpo. Inconformidade severa com o aspecto físico.
  • Depressão crônica.
  • Isolamento social, não querer sair ou ver os amigos.
  • Ansiedade muito elevada.
  • Irritabilidade, mau humor e sensibilidade extrema.
  • Aumento da possibilidade de se machucar fisicamente ou de suicídio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as complicações da anorexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Julia
Eu já tinha ansiedade desde pequena, agora, meu humor está muito instável, não menstruo desde o começo do ano, meu cabelo tinha o dobro de volume (está caindo), tenho prisão de ventre que me deixa com irritabilidade, tenho insônia, sono péssimo, acordo cansada, vou assim mesmo pra escola onde não consigo me concentrar, volto pra casa quando não tem salada etc me irrito de novo, além de sentir muito frio o tempo todo e quase sempre estar muito frAca. Apesar disso ninguém me levou no medico Ainda pra buscar ajuda profissional. Queria que a minha mãe lesse esses artigos e tentasse me ajudar! :( acho Q ela nem desconfia!
Editor umComo.com.br
Oi Julia, como você sabe essa é uma situação grave e você deve ser acompanhada por um profissional. Se não tem coragem de dizer isso para os seus pais, pode deixar este artigo aberto no computadores deles por exemplo. Mas lembre-se, quanto mais rápido tiver acompanhamento melhor para si e para a sua saúde. No umComo desejamos que recupere o mais rápido possível!
Imagem: psicoterapia-breve.es
Quais são as complicações da anorexia