Anorexia Sintomas

Sintomas da anorexia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2019
Sintomas da anorexia
Imagem: denvercounseling.com

A anorexia é, assim como a bulimia, o transtorno alimentar mais frequente que acomete principalmente adolescentes do sexo feminino. A perda significativa de peso e a recusa de ingerir alimentos regularmente costumam ser os sinais mais claros desta condição. No entanto, nem todos os pacientes manifestam esses sintomas de forma evidente. Caso suspeite de que algum familiar ou amigo sofre deste transtorno, em umComo, explicamos quais são os sintomas da anorexia para que possa detectá-la a tempo.

Também lhe pode interessar: Quais são as complicações da anorexia

Passos a seguir:

1

Primeiramente, devemos estar cientes de que a anorexia, assim como a bulimia, é um transtorno alimentar que requer atenção e tratamento médico, pois não se trata de uma condição que afeta unicamente os pacientes a nível físico, mas que apresentam componentes de caráter psicológico importantes que devem ser tratados.

Por isso, caso de suspeite de que alguém próximo a você sofre desta doença, o mais conveniente é dar-lhe apoio para que consulte um especialista.

2

O sintoma da anorexia mais comum é uma perda de peso significativa. A maior parte dos pacientes que sofre desta condição em situação avançada encontra-se em extrema magreza, desnutrida em alguns casos, o que põe em risco significativo sua vida.

3

A obsessão com a alimentação é outro sinal claro desta condição. Quem sofre de anorexia come o mínimo, ingerindo sempre alimentos com pouquíssimas calorias e que engorda pouco, e eliminando todas as fontes de gordura ou carboidratos da dieta. A ingestão de alimentos é feita sempre de forma metódica, controlando cada alimento consumido.

Em situações sociais nas quais não se pode recusar a ingestão de alimentos, estas pessoas o fazem mastigando muito bem os alimentos, ou brincando com eles no prato para simular a ingestão, quando na realidade ingerem o mínimo.

4

Aos sintomas anteriores, deve ser somada uma obsessão por pesar-se com frequência, sempre controlando o aumento ou diminuição na balança. Isto pode ser feito inclusive várias vezes ao dia, denotando um comportamento compulsivo com relação ao peso.

5

Outros sintomas da anorexia muito claros são:

  • Obsessão com a aparência física, comentando com frequência que se sentem ou que estão gordos.
  • Fazer exercícios de forma excessiva para diminuir o peso ainda mais.
  • Evitar situações sociais que envolvam a comida para não ficar em evidência.
  • Isolamento social, apatia.
  • Depressão e falta evidente de energia.
  • Doenças frequentes em virtude do enfraquecimento do sistema imunológico resultante da falta de nutrientes.
6

Esta condição pode trazer complicações de saúde sérias e, em casos mais graves, conduzir a falhas cardíacas que comprometam a vida da pessoa com anorexia. Assim, procurar ajuda especializada é fundamental.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da anorexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lisandra Ribeiro de Souza
Será que eu tenho anorexia também porque estou perdendo gordura corporal mesmo comendo bem
Imagem: denvercounseling.com
Sintomas da anorexia