Partilhar

O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas

 
Por Yuri Ferreira. 30 junho 2017
O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas

Você sabe o que é a dismorfia corporal? Esse distúrbio vem atingindo milhares de jovens no mundo todo e tem suas origens em uma forte questão social recente: o padrão de beleza imposto pela indústria cultural, especialmente pela indústria da moda e de modelos. A dismorfia corporal consiste, simplificadamente, na incapacidade de ver o seu corpo da maneira como ele é realmente, causando uma distorção na imagem que o portador tem de si mesmo. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, explicaremos com mais detalhes o que é dismorfia corporal e como diagnosticá-la. Continue a ler para compreender melhor.

Dismorfia Corporal - significado

O primeiro passo para compreendermos a essência da dismorfia corporal consiste no entendimento de seu conceito dentro da comunidade médica. A definição de dismorfia corporal consiste na constante insatisfação pessoal com o seu o próprio corpo, levando o paciente a casos de clínicos de depressão em situações mais graves. Geralmente, a pessoa possui um "defeito" no corpo, segundo a imposição do padrão de beleza, e trava uma batalha contra seu próprio organismo para acabar com aquela imagem dentro dela. Em muitos dos casos, essa visão do próprio corpo é distorcida e acaba imperceptível para outras pessoas, sendo uma ilusão que o indivíduo tem de si mesmo e que pode lhe levar a quadros hospitalares mais graves. Portanto, em resumo, a dismorfia corporal consiste na visão exagerada de um defeito do próprio corpo em busca da perfeição estética. Geralmente a dismorfia é comum em jovens que se enxergam mais gordas do que o comum, posteriormente em situações mais agressivas levando à anorexia e à bulimia. Essa distorção geralmente ocorre em mulheres.

Conheça melhor a dismorfia corporal lendo o nosso artigo O que é Dismorfofobia.

O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas - Dismorfia Corporal - significado

Dismorfia corporal - sintomas

As pessoas mais hábeis para identificar os sintomas da dismorfia corporal são aquelas que estão mais próximas da potencial paciente. Se a pessoa constantemente anda apresentando sinais de melancolia, apatia e especialmente vem reclamando com determinada constância sobre determinada qualidade do seu corpo, especialmente quando esse "defeito" não é aparente, deve-se atentar para a dismorfia corporal e buscar um psicólogo ou um psiquiatra para a potencial paciente, tendo como fim o diagnóstico e o tratamento da pessoa.

Nesses momentos, é importante que para o tratamento e constatação da dismorfia corporal a família esteja presente e apoiando a paciente, haja vista que os quadros depressivos dos jovens costumam ser ignorados pelos familiares, o que dificulta a recuperação e afasta as possibilidades de melhora a curto, médio e longo prazo.

Dismorfia corporal - causas

A principal causa da dismorfia corporal está na excessiva pressão social pelo corpo perfeito. A indústria da moda e a indústria cultural buscam intensamente criar um estereótipo de corpo que deve ser o da mulher perfeita, geralmente magérrima, sem bochechas, lábios grandes, seios igualmente grandes e cabelos lisos. Celebridades e influenciadoras digitais têm um grande papel na construção deste padrão que atinge diretamente o psicológica das jovens que são vítimas da dismorfia.

A incessável busca pela beleza que é vendida nos outdoors e nas redes sociais é o que causa a Dismorfia corporal, encontrando sua fase mais avançada no mercado da moda, em que anoréxicas acreditam estar acima do peso e colocam sua saúde e sua vida em risco. Além disso, a fragilidade afetiva e psicológica das pacientes pode levar à intensificação do caso, levando a soma de fatores psicológicos e sociais ao fenômeno conhecido como dismorfia corporal.

Dismorfia corporal - teste

Se você deseja saber se está com a dismorfia corporal lhe assolando a psiquê, busque primeiramente a ajuda de uma pessoa que tem confiança e que você sabe que poderá te ajudar. Realmente é muito difícil que a portadora da dismorfia corporal tenha capacidade de identificar sozinha que está com esse problema, portanto chame algum familiar ou amigo de confiança que pode traçar contigo uma ajuda simples. Através das indicações de problemas físicos e de um algumas poucas frases sobre o assunto, a pessoa será hábil para constatar se ali há alguma distorção de visão ou se aquela insatisfação com o próprio corpo caminha dentro do campo da normalidade.

Não há um teste específico e registrado no DSM-V, livro de diagnósticos de distúrbios psíquicos da Associação Americana de Psiquiatria. No entanto, o profissional mais adequado para definir esse quadro clínico é o psiquiatra e ele irá te dar as melhores alternativas e recomendações para que ultrapasse essa dificuldade. Nossos artigos podem te ajudar:

O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas - Dismorfia corporal - teste

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas

O que lhe pareceu o artigo?

O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas
1 de 3
O que é Dismorfia Corporal - causas e sintomas

Voltar ao topo da página