Outros Distúrbios Mentais

O que é a megalomania

O que é a megalomania

Ao longo da história, muitos foram os personagens que foram considerados como megalômanos por seus ares de superioridade e grandeza, como Julio César ou Napoleão. A megalomania consiste em um transtorno da personalidade que leva a ideias delirantes e outras alterações de conduta.

É comum que se produza em pessoas altamente narcisistas e que inclusive podem chegar a ocupar altos cargos em diversos âmbitos: político, social, etc. Se você quer saber mais a respeito do que é a megalomania, quais são seus sintomas e tratamento, não deixe de ler este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: O que é a cibercondria

Índice

  1. Em que consiste a megalomania?
  2. Quais são os sintomas da megalomania?
  3. Qual é o tratamento da megalomania?

Em que consiste a megalomania?

Entende-se por megalomania o transtorno mental que implica delírios de grandeza, onipotência, poder e riqueza. As pessoas com este estado psicopatológico costumam ter uma obsessão compulsiva pelo controle, "obsessão pelo grande".

Dentro da megalomania, por um lado, podem haver casos de quem têm traços ou transtornos de personalidade megalomaníaca produzidos por um excesso de narcisismo e autoestima que leva a alterar a realidade. De outro lado, existe quem padece de um transtorno delirante megalomaníaco como é a ideação delirante; esta alteração da conduta deve ocorrer durante mais de um mês e a pessoa em questão vive sua vida através de ideias delirantes e não é capaz de reconhecer nenhuma outra realidade.

Quais são os sintomas da megalomania?

Em muitas ocasiões, é muito difícil detectar que uma pessoa padece de um transtorno de personalidade como a megalomania, e ainda mais quando o indivíduo em questão não considera que tem um problema. Também cabe destacar que pode estar unida a outros transtornos mentais como a psicopatologia ou o transtorno bipolar. No entanto, alguns dos traços mais comuns nas pessoas com transtornos megalomaníacos ou megalomania são:

  • Ideias delirantes.
  • Ares de grandeza e superioridade.
  • Narcisismo.
  • Socialmente podem ser bem vistos e ostentar altos cargos, por exemplo, políticos.
  • Não costumam causar empatia.
  • Complexo de inferioridade ou superioridade, segundo o caso.

Qual é o tratamento da megalomania?

Quanto à forma de tratar a megalomania, sempre recai nos psicólogos e psiquiatras, que deverão avaliar cada caso e iniciar o tratamento mais adequado. Normalmente, passará por mostrar à pessoa que suas crenças e ideias não são certas e ajudar a ver a realidade. É possível também que se receitem remédios como os neurolépticos para tentar reduzir a intensidade das ideias delirantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a megalomania, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
alex
bipolaridade nada mais e do que grande potencial e por nao alcançar essa sua grandeza voce fica com depressao aprende a relaxa e use todo seu potencia pois bipolaridade e uma personalidade, nao e uma doença faça o teste veja se seu celebro tem uma alteração e veja seus neurotransmissores caso esteja normal voce nao tem uma doença mais sim uma personalidade forte e irritada aprende a relaxa e a usa seu potencia pois aindústria farmacêutica ganha mais ou mesnos 725 bilhoes por ano, isso com qual quer "doença mental" faça esses exames se de normal voce e saudavel e outra faça o texte depois que aprende a controla sua emoçoes pois se voce ainda nao aprendeu a ter controle emocional os resultados vao da errados essa e a verdade tem uma coisa chama inteligencia emocional quando os medicos falam que e algo esterno um trauma ele esta falando de inteligencia emocional isso e pratica agente pratica todo dia sem saber uma pessoa que esta sempre calma ela tem mais inteligencia emocional do que outra aprenda a controla as emoçoes depois faça os exames dos neurotransmissores e se tem algunha alteração fisica no seu celebro se de normal ai so e voce trabalha sua inteligencia emocional tem varios videos falando sobre isso procura que voce acha a verdade tem que ser dita quantas pessoas morrem pensado que estao doentes quando na verdade estao saudaveis so porque nao tem esse conhecimento
O que é a megalomania