Outros as emoções

Quais são os sintomas da alexitimia

Quais são os sintomas da alexitimia
Imagem: fundapoyarte.org

A alexitimia é um transtorno que consiste na incapacidade de identificar e expressar sentimentos e emoções, conduzindo a um isolamento por parte do indivíduo que não consegue ter empatia ou comunicar suas emoções em seu meio. Esta condição encontra-se presente em diversas condições generalizadas do desenvolvimento, como é o caso do autismo, sendo comum em mais de 80% dos pacientes que sofrem dele. Quer saber mais a respeito desta condição? Em umComo explicamos a você quais são os sintomas da alexitimia.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de alexitimia
Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de alexitimia: a primária e a secundária. Ambas se diferenciam fundamentalmente em sua origem, no entanto os sintomas são similares nos dois casos. É importante entender os dois tipos para saber escolher o tratamento e orientação terapêutica adequada para cada paciente. A alexitimia secundário é o tipo mais comum, sendo que estes pacientes podem também sofrer de Transtorno por estresse pós-traumático (TEP). Por isso, convidamos você a ler nosso artigo quais são os tipos de alexitimia.

2

O principal sinal que pode nos ajudar a detectar a alexitimia, é a incapacidade do indivíduo para reconhecer as emoções alheias ou identificar e expressar as próprias, o que origina uma grande dificuldade para criar empatia com o meio e manter ou lidar com relações pessoais. Não sabem como expressar seus sentimentos, nem são capazes de reconhecer quando outro manifesta sentimentos tão básicos como a alegria, a tristeza ou a dor.

No entanto, devem se considerar outros sinais que ajudam também a detectar esta condição.

3

Outros sintomas destacados da alexitimia são:

  • Seriedade e rigidez nos traços faciais.
  • Conversa limitada, não apreciam falar com os outros.
  • Pensamento muito racional e prático que procura a resolução de assuntos concretos.
  • Imaginação e criatividade limitadas.
  • Alto nível de impulsividade; podem reagir de forma extrema diante das emoções dos outros.
  • Não se sentem atraídos por nenhum tipo de prazer. A alexitimia em idade adulta inclui também a falta de desejo sexual, conduzindo em alguns casos a sofrer anorgasmia ou impotência.
4

A alexitimia é um transtorno que requer atenção terapêutica e neurológica, pois é fundamental descobrir sua origem para estabelecer assim um possível tratamento da condição assessorado sempre por um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da alexitimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
beatriz
gostaria de saber mais sobre alextimia como é diagnosticado, por exames? Pessoas assim não são capazes de amar? E quando tem filho, que sentimento nutri?
Maa
eu tenho isso !
cuis cuis
eu tb tenho
Imagem: fundapoyarte.org
Quais são os sintomas da alexitimia