Partilhar

Quais são as complicações da diabetes

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as complicações da diabetes
Imagem: saudeter.com

A diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns no mundo. O elevado índice de obesidade, a má alimentação e o sedentarismo, além de fatores hereditários são os principais responsáveis para a ocorrência desta condição que, se não for bem tratada, pode colocar o paciente em risco com várias complicações, colocando em perigo a sua saúde. Tratar a diabetes para melhorar a qualidade de vida do doente é possível, mas requer mudanças significativas nos hábitos, então o que acontece se o diabético não seguir estas recomendações ou não for diagnosticada a tempo? Em umComo.com.br vamos explicar quais são as complicações da diabetes.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da diabetes
Passos a seguir:
1

Uma das consequências desta doença é que a circulação do sangue em nosso corpo é afetada, por isso uma das primeiras complicações da diabetes é o maior risco de sofrer doenças cardíacas e vasculares. Diabéticos devem estar muito atentos à sua dieta e estilo de vida, porque eles estão em maior risco de ataques cardíacos, derrames e doenças vasculares.

2

A doença renal é outra complicação da diabetes se não for bem tratada. Os rins são responsáveis pela limpeza de sangue, mas muito açúcar pode acabar levando à nefropatia diabética. Se não for tratada a tempo, esta condição pode levar a um quadro de insuficiência renal que pode requerer diálise e um transplante de rim.

3

Os danos neurológicos são comuns em pacientes com diabetes, sendo a neuropatia diabética uma patologia comum. Devido a problemas de circulação e níveis elevados de açúcar no sangue os danos aos nervos podem afetar o funcionamento dos músculos de vários órgãos e vasos sanguíneos.

A perda de sensibilidade nas extremidades e os problemas sexuais relacionados com a diabetes são dois dos sintomas mais comuns desta condição. É importante lembrar que esta complicação ocorre principalmente em pacientes que não tomam cuidado com a sua diabetes.

4

Mais uma vez, devido à má circulação, uma complicação comum em pacientes com diabetes é o pé diabético, uma condição que requer atenção imediata para prevenir lesões e garantir um bom estado de saúde ao paciente. Em casos graves, o pé diabético pode até levar a uma amputação.

5

Outra complicação da diabetes são os problemas na vista que podem dificultar a visão e até mesmo levar à cegueira. É importante estar ciente desta complicação e enfrentá-la a tempo de impedir que o quadro se agrave.

6

Prevenir a diabetes tipo 2, que aparece na idade adulta, muitas vezes devido a maus hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo, é possível. Fazer uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente e fazer exames de sangue para controlar o açúcar, pelo menos uma vez por ano, especialmente se você tiver uma história familiar de diabetes, é essencial para manter nossa saúde e livrar-se dessa doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as complicações da diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as complicações da diabetes

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Suzete francisco
Quais os sintomas da tipo 2?

Quais são as complicações da diabetes
Imagem: saudeter.com
Quais são as complicações da diabetes

Voltar ao topo da página