Dentes do Siso

Quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo

Quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo
Imagem: memurlar.net

Os sisos são popularmente conhecidos como dentes do juízo, já que saem na idade adulta e não na infância como o resto dos dentes. Estes molares costumam causar algum incômodo ao sair, ainda que se o paciente contar com espaço suficiente em sua boca aparecerão sem gerar maiores problemas. Se você começou a sentir dor na parte traseira de suas gengivas e não tem certeza do motivo, em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo,para você saber se deve fazer uma revisão odontológica.

Também lhe pode interessar: Por que meus dentes doem

Passos a seguir:

1

Os sisos costumam aparecer entre os 17 e os 21 anos de idade, ainda que em muitas pessoas possam sair antes ou depois. Alguns pacientes nunca vivenciam a saída destes molares, outros por sua vez, ao estarem submetidos a tratamentos de ortodontia na juventude, são operados para sua extração a fim de garantir que quando apareçam os dentes não se movam da posição que conseguirão depois do tratamento.

Quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo - Passo 1
Imagem: zendental.es
2

Os sintomas dos sisos quando saem são dor e inflamação nas gengivas, especificamente no lugar que ocupam estes molares, ou seja, no fundo da boca.

3

Quando os sisos saem de forma adequada e contam com um bom espaço na boca, não há sintomas adicionais aos pequenos incômodos que mencionamos anteriormente. No entanto, muitas pessoas não têm espaço suficiente para abrigar os sisos, ou os mesmos crescem torcidos, nesses casos costumam apresentarem-se outros sintomas um pouco mais incômodos, por exemplo:

  • Dor muito forte na zona em que cresce o molar.
  • Endurecimento do maxilar nesta área.
  • Inflamação e vermelhidão severa da zona.
  • Algumas vezes, se os sisos crescem torcidos ou se danificam muito as gengivas durante seu aparecimento, podem apresentar-se infecções nesta área ou no osso, que devem ser tratadas por um especialista.
Quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo - Passo 3
4

Se você sente dor e incômodos na zona dos sisos, o mais conveniente é procurar um odontologista. O especialista tocará em suas gengivas e possivelmente realizará uma radiografia para monitorar seu crescimento e se existe espaço na boca para eles.

Caso não haja, estejam crescendo torcidos ou exista uma infecção, os mesmos deverão ser removidos por um cirurgião buço-maxilo-facial através de uma pequena intervenção, a fim de evitar que desloquem o resto dos dentes afetando a mordida do paciente e causando problemas maiores.

5

Calma! Se seu médico recomendar que você extraia os sisos, não se assuste. Confie no especialista, ele explicará a você todas as implicações do procedimento em seu caso específico. Tenha em consideração que se seu médico recomenda que o melhor é você extrair os sisos, é importante seguir esta sugestão para garantir sua saúde dental.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Bianca
meus sisos superior estão nascendo e não tenho espaço,estou com mt dor de cabeça no ouvido no pescoço e estalos na mandíbula ao abrir e fechar a boca e fico apertando os dentes um ao outro isso pode ser dos sisos q estão nascendo?
Selli Martin
também sinto isso
brendon
é normal doer até o ouvido por causa do siso?
Thais
Sim sim
Gideane
Estou com todos os sintomas nos dois dentes de baixo de ciso mais hoje meu deu um ferramenta e 38 grau e pode ser do ciso essa febre ?? Pq não estouro gripada nada tenho 17 anos já. .
ana
enho sentido dores de cabeça, cabeça pesada e nauseas diariamente desde ha 1 ano e meio ja passei por todo o tipo de especialidades e fiz imensos exames...continuo igual...ate medicinas alternativas tentei...depois de ver esta pagina fiz um exame á boca tenho 2 sisos superiores e 1 siso inferior a nascer..será que estes sintomas podem vir do siso?é normal durarem tanto tempo e doer todos os dias?os dentes nao me doem...mas tambem tenho aumento dos ganglios linfaticos estará relacionado?
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Sim, todos os sintomas podem estar relacionados com os dentes do ciso. É possível que você tenha de extrair os dentes, consulte o seu dentista para que ele possa examinar a sua situação!
Tamires
Meus dentes do siso de baixo estão nascendo, estou com um ganglio linfático inchado pode ser do dente? Ana você foi atrás ver ?
A sua avaliação:
Luis
Oi. Eu tenho 16 anos. E os dentes do siso estão nascendo. O dente da direira tá crescendo bem e sem dor, mas o dente da esquerda criou um inchaço, dor de garganta e o pior de tudo é que não consigo abrir a boca a 100%. Eu vejo que tenho um musculo dentro da boca que parece que incolheu assim doi quando abro a boca... Isso é o quê?
Editor umComo.com.br
Oi Luis! Só um dentista poderá fazer um diagnóstico adequado ao seu problema. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
fabricio
oi tenho 17 anos e meu dente siso ja esta nascendo, e esta enchado e doendo muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabricio! É normal doer enquanto esses dentes estiverem saindo, mas aqui tem algumas dicas para aliviar a dor: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-aliviar-a-dor-dos-dentes-do-siso-606.html
De qualquer forma, se a dor se prolongar por muito tempo, deve consultar o seu dentista. Obrigada e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Anonimo
minha gengiva está inchada na parte onde se encontra o siso mas só tenho 14 anos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi! Isso é normal acontecer quando os dentes do siso estão saindo, de qualquer forma se os incômodos durarem muito mais tempo, seria bom consultar o dentista para ter a certeza que está tudo bem. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
francisca
tenho 32 anos e comecei a sentir uma dor de garganta do lado esquerdo que mal conseguia engolir. Dias depois senti um inchaço depois no ultimo dente do mesmo lado, a area do dente esta dolorida, será que pode ser o siso querendo sair?
A sua avaliação:
elaine
meu dente siso tentou nascer quando tinha 16 anos e agora nasceu um pouco mais esta nascendo pra lado o esquerdo e o direito esta a pontando e doi um pouco e muita dor acho q vai ser preciso extrair o dente.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Para aliviar as dores dos dentes do siso pode seguir estas dicas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-dor-dos-dentes-do-siso-606.html Seria bom que consultasse um dentista para que este avaliasse a possibilidade de extração do dente. Obrigada pelo comentário rápidas melhoras :)
Davi
Tenho 11 anos! E essa não é a primeira vez que o siso tenta nascer, estou com dores muito fortes no local e gengiva muito inchada! O que posso fazer? Não sei se está inflamado, só sei que está doendo muito!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Davi! É normal doer de vez em quando se os sisos estiverem nascendo. Para aliviar a dor confira estas dicas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-dor-dos-dentes-do-siso-606.html
Thyara Guimarães
Eu to com muita dor na gengiva dor de ouvido dor de cabeça e sangrento no local onde estar nascendo o dente siso
lorena miranda
mesmo caso que o meu , dificuldade pra mastigar , dor de ouvido , de cabeça, mal estar ..
Wycaro
Estou com um abscesso, no final do lado superior direito, pode ser o siso q quer nascer?pq até agora ele ainda não saiu, eu tbm não estou sentido dor, só incômodo pq ta inchado o local. Pode ser o siso ou outra coisa, tipo uma infecção?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wycaro, pode ser, mas para saber com certeza você tem de ser analisado por um dentista.
Raissa
Tá acontecendo exatamente isso comigo, tenho 18 anos e tá nascendo o primeiro, tá dolorido e acho que vou precisar tirar mesmo, não tenho espaço suficiente para eles. :/
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raissa, isso é normal de acontecer. Mas tem de ir no dentista para saber exatamente se tem ou não de tirar, ele tem de fazer um raio-X e avaliar o seu caso.
ana Carolina
quando perde um dente, o dente do siso podi nascer aonde ta fazendo espaço que cair o outro dente ?
Micheli patrick
Bom dia, minha filha tem apenas 15 anos e o dente siso dela está nascendo e tá machucando muito tadinha, ela está com forte dores de cabeça, nuca, corpo todo doendo e não consegue comer nada, só algo gelado para aliviar a dor e tomando muito paracetamol.... Esse sintoma desse dente está certo pq estou ficando preocupada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Micheli, o melhor seria levá-la ao dentista para se certificar de que se trata do nascimento do dente do siso e que está tudo bem.
Matheus
Jurei que quando eu vi achei que fosse cancer de boca porque na hora eu não sabia que era um dente, pensei que todo aquele branco fosse alguma infecção e também porque apareceu um caroço no meu pescoço e esses são sintomas de cancer de boca, mas como são dentes, e está inchado deve ser o dente do siso mesmo, mas é normal a gengiva em volta do siso ficar inflamada com a cor branca?
Patricia
O meu no começo não doeu muito, mas agora depois de um tempo está nascendo os dois de baixo juntos e doe muito, não consigo abrir a boca, não consigo nem comer, minha gengiva doe e está vermelha e inchada, pare que todos os dentes estão sendo empurrados, na parte de traz a minha gengiva está toda vermelha e está saindo um pouco de sangue, não sei o que faço, até a garganta e ouvido doe, parece está muito inflamado, só preciso de alguma coisa para aliviar essa dor até ir ao dentista, pois é final de semana.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia, confira este artigo com algumas dicas para aliviar a dor dos dentes do siso: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-dor-dos-dentes-do-siso-606.html Se a dor persistir, o melhor é consultar um dentista.
Samara
O meu não doeu muito abriu um pedaço mas agora depois de um tempo meu maxilar ta duro não consigo abrir muito e tenho uma luta (muay thai) para fazer no mês que vem não sei oq faço :(
gilmara
Siso nascendo Meu siso doe muito. Esta vermelho no lacal. A carne do dente esta vermelha porem ha um pontinha da carne q esta pret.Nasceram varias afitas na boca e garganta. Isso tudo e normal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilmara, seria melhor você consultar um dentista para ver se tudo está bem.
Imagem: memurlar.net
Imagem: zendental.es
1 de 3
Quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo