menu
Partilhar

Qual é o tamanho normal da próstata

Qual é o tamanho normal da próstata

A próstata é um órgão localizado embaixo da bexiga e na frente do reto, que se encontra presente unicamente no corpo do homem, cumprindo uma função primordial na formação do líquido seminal. Com o tempo este órgão pode aumentar ligeiramente seu tamanho, dando lugar a uma condição conhecida como prostatite ou inflamação da próstata. Por este motivo muitos homens se perguntam qual é o tamanho normal da próstata e em que ponto se considera que há um aumento. Em umComo.com.br explicamos para você tudo.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos testículos

Qual é a função da próstata

A próstata cumpre um papel fundamental na formação do líquido seminal, contribuindo para que o mesmo se encontre em bom volume. Suas secreções beneficiam também a mobilidade dos espermatozoides, garantindo que cheguem bem até ao óvulo a fecundar.

Adicionalmente, este órgão é o responsável por proteger o homem contra infecções urinárias e manter a bexiga saudável, pelo que é fundamental que se encontre em perfeito estado.

Qual é o tamanho normal da próstata

As medidas deste órgão vão variando com a idade, no entanto, em um homem adulto o tamanho normal da próstata está entre 4 x 3 cm, conservando uma forma similar à de uma castanha.

No entanto, a partir dos 50 anos uma importante porcentagem dos homens apresenta uma condição conhecida como hipertrofia benigna da próstata, o aumento deste órgão devido a diversos fatores. A prostatite ou inflamação da próstata é também uma situação comum após os 50 anos; a mesma deve ser supervisada por um médico para encontrar o tratamento oportuno e melhorar os incômodos que o paciente possa apresentar.

Diante de qualquer incômodo

Diante de qualquer incômodo durante a micção, qualquer dor na zona da próstata ou qualquer sinal de que se está apresentando uma situação irregular, a recomendação é procurar um urologista que realizará os exames pertinentes para determinar a origem do mal-estar ou incômodo.

Dica: Se você é de São Paulo, acesse também esse artigo e descubra como marcar consulta no hospital do homem, um hospital dedicado exclusivamente à saúde masculina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal da próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
100 comentários
A sua avaliação:
Marco Antonio Miranda
Tenho 56 anos fiz exame de toque e uma ultrassonografia abdominal medindo 3,5x3,5x2,7 cm, e peso estimado em 18 gramas é um bom resultado.
Jose
Sabe me dizer se o remédio Combodart pode ser o causador de ter feito o meu pênis ficar com uma pequena curvatura?
Ou, pela minha idade (64) isso já poderia ocorrer independente do remédio?
Wander José da Silva
Fiz o exame de toque e em seguida o exame de sangue PSA Ultra Sensível e o resultado foi 3,30 ng/ml e a referencia é inferior ou igual a 2,50 ng/ml, como marquei médico para 17/10 gostaria de saber se é preocupante
dourival batista sena
meu exame deu peso da prostata 53 gr e medidas 4,5x5,3x3 cm tenho 56 anos .gostaria de saber se esta normal
sebastião Osmar de Araujo
Conforme exame, a minha próstata teve um peso estimado de 38 gramas com dimensões
de 5,1x2,08x4,08, está dentro da normalidade? Desde já agradeço pelas informações
Sebastião Osmar de Araujo
Itamar Reginato
Tenho 68 anos e fiz ecografia da prostata o resultado de 51,5 cc , no PSA total ultra sensivel deu 2,3 .
Esta normal? Algum comentario a respeito agradeço
EDILSON
A MINHA PROSTATA ESTA 4,99 E NORMAL
Aldenir Fernandes
Resultado do meu PSA:
PSA Livre ..................0,357 nanog/ml
PSA Total................1,20 ng/ml
Relação PSA Livre /Total 29,75%
É normal? Estou preocupado, já que o SUS demora a marcar médico.
Obrigado!
Manuel Rodrigues
Tenho 62 anos próstata a 41 CC é preocupante?
Vicente Antonio de Daria
Minha próstata está com 4,7x4,7x4,2 cm e volume 49,0 cm3 e peso 51 gr Gostaria de saber se era normal Tenho 63 anos
PAULO
A próstata mede: 34 x 35 x 42 mm.
Volume: 26.7 cm³.
Alex santos
Corretamente a sua resposta Paulo, Mas próstata em níveis alterados não significa doença.
edgard conceição
estou com a próstata com volume estimado em 36,6 é muito elevado?
ildo Bertolazzi Cardoso
por estar urinando muito seguidamente, fiz ecografia da prostata e no resultado acusou o peso de em torno de 38 gm, qual é o peso ideal. tenho 63 anos.
nelson teixeira
ola fiz uma ultracao e minha prosta esta com esse tamanho 20,21cm cubicos qual eo tamanho normal
PEDRO BARROS
tenho 61 anos minha prostata esta medindo na ultrasson 49.7 a um perigo de um cancer ? nao sinto nenhum sintoma.
james
fiz uma ultrassonografia prostatica com as medidas- 5,0 x 4,3 x 4,9 cm e volume de 56,0 cm3 eu tenho 65 anos esta normal ou qual o peso ideal
PAULO DONIZETE CARDOSO
Desejo saber qual o volume normal da próstata, baseado no ultrasom, Resultado: Aumento do volume prostático ( volume aproximado de 70,8 cm³), com hipertrofia do lobo médio.
Raimundo Nonato de Lima
Tenho 64 anos quando procurei o urologista a ele fez exame de tok e informou que eu tinha 40 no segundo exame de toque ele falou que eu estava com 60 agora no novo exame no computador eu estou com delatação de 101 g e o medico apenas passou um remedio para urinar sem dor, me ajude devo mudar de medico ou esta normal este acompanhamento, meu medo é que ela ja esta grande demais ou não .
José Luiz Campanhã da silva
Minha próstata está com 49 isso é normal. Com
severino carlos alves da silva
BOM DIA , TENHO 55 ANOS FIS O EXAME DE PRÓSTATA E PEÇO QUE POÇA ME FALAR SE ESTA NORMAL OU NÃO,O RESULTADO FOI , ( PRÓSTATA DE CONTORNOS REGULARES , COM ECOTEXTURA HABITUAL ,MEDIDA 3,7 X 5,1 X 3,1 CM . VOLUME EM 30,6 CM3 ) CORRELACIONAR COM A FAIXA ETÁRIA . AGUARDO NO MEU EMAI. PAZ E LUZ.
Qual é o tamanho normal da próstata
Qual é o tamanho normal da próstata

Voltar ao topo da página