Partilhar

Qual é o tamanho normal da próstata

Por Sara Viega. Atualizado: 20 fevereiro 2018
Qual é o tamanho normal da próstata

A próstata é um órgão localizado embaixo da bexiga e na frente do reto, que se encontra presente unicamente no corpo do homem, cumprindo uma função primordial na formação do líquido seminal. Com o tempo este órgão pode aumentar ligeiramente seu tamanho, dando lugar a uma condição conhecida como prostatite ou inflamação da próstata. Por este motivo muitos homens se perguntam qual é o tamanho normal da próstata e em que ponto se considera que há um aumento. Em umComo.com.br explicamos para você tudo.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos testículos

Qual é a função da próstata

A próstata cumpre um papel fundamental na formação do líquido seminal, contribuindo para que o mesmo se encontre em bom volume. Suas secreções beneficiam também a mobilidade dos espermatozoides, garantindo que cheguem bem até ao óvulo a fecundar.

Adicionalmente, este órgão é o responsável por proteger o homem contra infecções urinárias e manter a bexiga saudável, pelo que é fundamental que se encontre em perfeito estado.

Qual é o tamanho normal da próstata

As medidas deste órgão vão variando com a idade, no entanto, em um homem adulto o tamanho normal da próstata está entre 4 x 3 cm, conservando uma forma similar à de uma castanha.

No entanto, a partir dos 50 anos uma importante porcentagem dos homens apresenta uma condição conhecida como hipertrofia benigna da próstata, o aumento deste órgão devido a diversos fatores. A prostatite ou inflamação da próstata é também uma situação comum após os 50 anos; a mesma deve ser supervisada por um médico para encontrar o tratamento oportuno e melhorar os incômodos que o paciente possa apresentar.

Diante de qualquer incômodo

Diante de qualquer incômodo durante a micção, qualquer dor na zona da próstata ou qualquer sinal de que se está apresentando uma situação irregular, a recomendação é procurar um urologista que realizará os exames pertinentes para determinar a origem do mal-estar ou incômodo.

Dica: Se você é de São Paulo, acesse também esse artigo e descubra como marcar consulta no hospital do homem, um hospital dedicado exclusivamente à saúde masculina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal da próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Qual é o tamanho normal da próstata

96 comentários
sebastião Osmar de Araujo
Conforme exame, a minha próstata teve um peso estimado de 38 gramas com dimensões
de 5,1x2,08x4,08, está dentro da normalidade? Desde já agradeço pelas informações
Sebastião Osmar de Araujo
Itamar Reginato
Tenho 68 anos e fiz ecografia da prostata o resultado de 51,5 cc , no PSA total ultra sensivel deu 2,3 .
Esta normal? Algum comentario a respeito agradeço
EDILSON
A MINHA PROSTATA ESTA 4,99 E NORMAL
Aldenir Fernandes
Resultado do meu PSA:
PSA Livre ..................0,357 nanog/ml
PSA Total................1,20 ng/ml
Relação PSA Livre /Total 29,75%
É normal? Estou preocupado, já que o SUS demora a marcar médico.
Obrigado!
Manuel Rodrigues
Tenho 62 anos próstata a 41 CC é preocupante?
Vicente Antonio de Daria
Minha próstata está com 4,7x4,7x4,2 cm e volume 49,0 cm3 e peso 51 gr Gostaria de saber se era normal Tenho 63 anos
PAULO
A próstata mede: 34 x 35 x 42 mm.
Volume: 26.7 cm³.
Alex santos
Corretamente a sua resposta Paulo, Mas próstata em níveis alterados não significa doença.
edgard conceição
estou com a próstata com volume estimado em 36,6 é muito elevado?
ildo Bertolazzi Cardoso
por estar urinando muito seguidamente, fiz ecografia da prostata e no resultado acusou o peso de em torno de 38 gm, qual é o peso ideal. tenho 63 anos.
nelson teixeira
ola fiz uma ultracao e minha prosta esta com esse tamanho 20,21cm cubicos qual eo tamanho normal

Qual é o tamanho normal da próstata
Qual é o tamanho normal da próstata

Voltar ao topo da página