Partilhar

Qual é o tamanho normal da próstata

Por Sara Viega. Atualizado: 20 fevereiro 2018
Qual é o tamanho normal da próstata

A próstata é um órgão localizado embaixo da bexiga e na frente do reto, que se encontra presente unicamente no corpo do homem, cumprindo uma função primordial na formação do líquido seminal. Com o tempo este órgão pode aumentar ligeiramente seu tamanho, dando lugar a uma condição conhecida como prostatite ou inflamação da próstata. Por este motivo muitos homens se perguntam qual é o tamanho normal da próstata e em que ponto se considera que há um aumento. Em umComo.com.br explicamos para você tudo.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos testículos

Qual é a função da próstata

A próstata cumpre um papel fundamental na formação do líquido seminal, contribuindo para que o mesmo se encontre em bom volume. Suas secreções beneficiam também a mobilidade dos espermatozoides, garantindo que cheguem bem até ao óvulo a fecundar.

Adicionalmente, este órgão é o responsável por proteger o homem contra infecções urinárias e manter a bexiga saudável, pelo que é fundamental que se encontre em perfeito estado.

Qual é o tamanho normal da próstata

As medidas deste órgão vão variando com a idade, no entanto, em um homem adulto o tamanho normal da próstata está entre 4 x 3 cm, conservando uma forma similar à de uma castanha.

No entanto, a partir dos 50 anos uma importante porcentagem dos homens apresenta uma condição conhecida como hipertrofia benigna da próstata, o aumento deste órgão devido a diversos fatores. A prostatite ou inflamação da próstata é também uma situação comum após os 50 anos; a mesma deve ser supervisada por um médico para encontrar o tratamento oportuno e melhorar os incômodos que o paciente possa apresentar.

Diante de qualquer incômodo

Diante de qualquer incômodo durante a micção, qualquer dor na zona da próstata ou qualquer sinal de que se está apresentando uma situação irregular, a recomendação é procurar um urologista que realizará os exames pertinentes para determinar a origem do mal-estar ou incômodo.

Dica: Se você é de São Paulo, acesse também esse artigo e descubra como marcar consulta no hospital do homem, um hospital dedicado exclusivamente à saúde masculina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal da próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Qual é o tamanho normal da próstata

95 comentários
Itamar Reginato
Tenho 68 anos e fiz ecografia da prostata o resultado de 51,5 cc , no PSA total ultra sensivel deu 2,3 .
Esta normal? Algum comentario a respeito agradeço
EDILSON
A MINHA PROSTATA ESTA 4,99 E NORMAL
Aldenir Fernandes
Resultado do meu PSA:
PSA Livre ..................0,357 nanog/ml
PSA Total................1,20 ng/ml
Relação PSA Livre /Total 29,75%
É normal? Estou preocupado, já que o SUS demora a marcar médico.
Obrigado!
Manuel Rodrigues
Tenho 62 anos próstata a 41 CC é preocupante?
Vicente Antonio de Daria
Minha próstata está com 4,7x4,7x4,2 cm e volume 49,0 cm3 e peso 51 gr Gostaria de saber se era normal Tenho 63 anos
PAULO
A próstata mede: 34 x 35 x 42 mm.
Volume: 26.7 cm³.
Alex santos
Corretamente a sua resposta Paulo, Mas próstata em níveis alterados não significa doença.
edgard conceição
estou com a próstata com volume estimado em 36,6 é muito elevado?
ildo Bertolazzi Cardoso
por estar urinando muito seguidamente, fiz ecografia da prostata e no resultado acusou o peso de em torno de 38 gm, qual é o peso ideal. tenho 63 anos.
nelson teixeira
ola fiz uma ultracao e minha prosta esta com esse tamanho 20,21cm cubicos qual eo tamanho normal
PEDRO BARROS
tenho 61 anos minha prostata esta medindo na ultrasson 49.7 a um perigo de um cancer ? nao sinto nenhum sintoma.

Qual é o tamanho normal da próstata
Qual é o tamanho normal da próstata

Voltar ao topo da página