Partilhar

Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Por Yasmin Fonseca. 7 março 2018
Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

A pressão alta, também chamada de hipertensão, é o aumento da pressão arterial, isso significa que a pressão do paciente hipertenso passará de 14 por 9. A pressão alta é extremamente perigosa pois pode causar derrames, infartos e até insuficiência renal quando não tratada direito. O problema é que a pressão alta é uma doença que por vezes não causa muitos sintomas e acaba passando despercebida até que algo pior aconteça. É recomendável que pessoas com hipertensão evitem alimentos que aumentem a pressão sanguínea. Se você quer saber se o gengibre é um desses alimentos e se quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre, a resposta é NÃO! Continue lendo esse artigo do umCOMO que te dá as respostas!

Também lhe pode interessar: Como curar a acidez com gengibre

Gengibre aumenta a pressão sanguínea?

Com saúde não se brinca e o gengibre é um alimento que deve ser evitado por pessoas hipertensas a qualquer custo, isso porque o gengibre aumenta a pressão sanguínea e facilita o desenvolvimento de doenças causadas pela pressão alta.

Outro grupo que não deve ingerir gengibre é o das mulheres grávidas pois é muito comum que grávidas desenvolvam pressão alta durante a gestação, causando complicações na gravidez.

Além do gengibre, outros alimentos que devem ser evitados por pessoas com pressão alta são:

  • Sal: O sal é certamente o alimento mais perigoso e que mais deve ser evitado por pessoas com pressão alta, isso porque pequenas quantidades dele podem gerar um aumento muito grande na pressão do paciente.
  • Carne embutida: Alimentos como salsicha, presunto e salame contêm um nível altíssimo de sal, além disso, essas carnes contêm também altas quantidades de gordura, ou seja, carne embutidas no fim das contas não são recomendadas para ninguém.
  • Café: O café é conhecido por acordar e animar qualquer um, isso também é consequência do aumento da pressão sanguínea, que pode ser ótimo no início do dia para dar forças mas que é proibido para pessoas com hipertensão.
  • Energéticos: Assim como o café, o energético dá uma animada instantânea em quem o ingere por aumentar a pressão sanguínea, ou seja, também está na lista de proibidos para os hipertensos.
  • Bebidas alcoólicas: Sabe aquele calor que dá depois de beber alguma bebida de alto teor alcoólico? Esse calor é consequência do aumento da pressão do sangue. É importante que pessoas com hipertensão evitem álcool mesmo em situações raras de descontração com os amigos.
  • Chocolate e outros doces: Doces contêm muito açúcar e gordura, o que é extremamente perigoso pois aumentam a pressão, se você é um chocólatra assumido e não consegue ficar sem, dê preferência aos chocolates amargos ou aos lights, ainda assim se controle e não exagere.

Gengibre faz mal para o coração?

Apesar de aumentar a pressão, o gengibre não faz mal para o coração e é utilizado até mesmo para emagrecer - veja como fazer chá de gengibre para emagrecer, para pessoas que não têm condições que envolvam pressão e o coração, ele é um alimento recomendado.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre? - Gengibre aumenta a pressão sanguínea?

Alimentação recomendada para pessoas com pressão alta

Da mesma forma que alimentos com muita gordura e sal causam aumento na pressão arterial, existem outros alimentos que geram efeito oposto, abaixando a pressão e ajudando o paciente hipertenso a levar uma vida saudável. Esses alimentos são:

  • Frutas: Nosso corpo precisa de açúcar, entretanto, o açúcar refinado artificial utilizado para fazer doces de confeitaria não é bom para a saúde, uma saída para isso é se alimentar de frutas, já que elas contêm açúcar ou então trocar aquele chocolate ao leite por um com alto teor de cacau.
  • Carnes magras: Nada de churrasco, troque aquela carne gordurosa por um filé de frango ou então uma carne de vaca sem gordura, evite principalmente carnes de porco.
  • Leite desnatado: O leite desnatado pode substituir o leite comum por conter uma quantidade muito menor de gordura.
  • Couve: Folhas escuras como a couve e a rúcula, além de conter vitaminas, também contêm grandes quantidades de proteína, podendo ajudar na substituição das carnes.
  • Brócolis: Contém magnésio, cálcio e potássio, é uma alimento muito saudável que também pode te ajudar a controlar a pressão sanguínea.
  • Pimentão: Além de natural e saudável o pimentão também é eficaz na luta contra a pressão alta.

Pressão alta: sintomas

Como saber se tenho pressão alta? A pressão elevada costuma ser considerada uma doença cruel por não apresentar sintomas claros desde seu início, fazendo com que por vezes o paciente descubra sua condição quando já é tarde demais. Por isso é importante fazer um check-up anual que envolve a medição de pressão, realizar check-ups anualmente pode salvar vidas!

Apesar disso, a pressão alta pode apresentar diversos sintomas como:

  • Visão dupla
  • Enjoo
  • Dor de cabeça de grande duração
  • Palpitações
  • Dor na nuca
  • Pontos vermelhos nos olhos
  • Cansaço

Pressão alta: causas

A pressão alta é uma doença comum que pode ter várias origens, entre elas as mais comuns são:

  • Estresse (o que torna a doença mais comum em grandes cidades).
  • Genética (é bom ficar de olho no histórico familiar).
  • Tabagismo (que também pode gerar quedas de pressão).
  • Alcoolismo.
  • Obesidade.
  • Diabetes.
  • Má alimentação (principalmente quando há grande consumo de sal).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sonia
bom dia, estou muito em duvida em relação ao uso do gengibre para hipertensos. Pois li varios artigos, estudos e etc, digamos que 50% diz que é bom (em pouca quantidade) outra metade, no caso como li aqui não pode.
sesinando gomes vieira
Tomo remédios para controle de pressão alta quais sejam: angepress, clopidogrel, novanlo e aradois. Posso tomar chá de gengibre?

Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?
1 de 2
Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Voltar ao topo da página