Outros Sinais na pele

Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 26 outubro 2017
Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas

O vitiligo, doença que afeta 1% de toda a população mundial, tem cada vez mais sido diagnosticado e tratado. Além disso, é exponencialmente mais aceito esteticamente do que antes, estando presente na pele de muitas modelos e atrizes atualmente. No entanto, apesar de aceito e tratado, quem possui o vitiligo precisa tomar alguns cuidados básicos com a pele, tendo em vista que a falta de melanócitos em determinadas regiões da derme pode acabar prejudicando a proteção do tecido epitelial e gerando um ou outro problema indesejado na pele. Logo, uma das primeiras perguntas que se fazem acerca desses cuidados é se quem tem vitiligo pode tomar sol. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO para você, responderemos essa questão além de trazermos algumas outras perguntas para retirar todas as suas dúvidas sobre a ausência de melanócitos na pele humana. Continue lendo para conhecer mais e se proteger, tendo uma pele saudável e uma vida tranquila!

Também lhe pode interessar: Como curar o Vitiligo naturalmente

Índice

  1. Quem tem vitiligo pode tomar sol?
  2. Vitiligo: cuidados com o sol
  3. Vitiligo tem cura?
  4. Vitiligo tem causa?

Quem tem vitiligo pode tomar sol?

Sim! Quem tem vitiligo pode tomar sol, mas deve tomar cuidado para não cometer exageros, seguindo sempre a recomendação médica. A melanina é uma substância que protege a pele também e pode acabar fazendo falta para muitos seres humanos, originando ouros problemas de pele. No entanto, quem tem vitiligo precisa tomar sol, assim como todo os seres humanos, só que a carga horária de sol, ou seja, o tempo de exposição ao nosso astro-rei deve ser estipulado e determinado por um dermatologista especializado, que acompanhou o diagnóstico do vitiligo e que conhece bem a rotina do paciente. Porém, reiterando, é importante dizer que quem tem vitiligo pode tomar sol e a exposição à luz solar dificilmente está ligada ao avanço do vitiligo.

Vitiligo: cuidados com o sol

Quem tem vitiligo pode tomar sol sim, é claro, mas mesmo assim, como qualquer pessoa, aquele que possui o vitiligo precisa tomar diversos cuidados durante a exposição da pele à luz solar. A primeira delas é uso de protetor solar de fator protetor alto. Depois, é importante passar o remédio que seu médico recomenda ao passar na pele e sequencialmente expor as manchas somente a alguns minutos de sol. Os médicos recomendam que a exposição ao sol intenso não seja maior do que 15 minutos, no entanto, dependendo do horário e do brilho do sol, esse valor pode aumentar bastante.

Portanto, não é uma boa chamar uma pessoa com vitiligo para a praia para tomar sol ou para praticar esportes no meio dia. Por se tratar de uma pele mais frágil, o risco de queimaduras solares aumenta, além da irite, um tipo de inflamação na íris dos olhos, geralmente relacionada com a exposição ao sol em seres humanos portadores de vitiligo. Mas, com os cuidados adequados e com lentes de sol, pode ter certeza que esses problemas não acontecerão.

Leia nosso artigo É possível curar o vitiligo com aloe vera? para entender mais sobre tratamentos naturais para o vitiligo

Vitiligo tem cura?

Não, o vitiligo não tem cura. Quer dizer, existem diversos tratamentos que conseguem retardar e inclusive reduzir a quantidade de células sem melancócitos na pele humana. Apesar disso, não existe um tratamento ou um remédio que consiga retirar as manchas brancas da pele. Isso se dá especialmente porque o vitiligo altera a produção das células e dificilmente conseguimos achar métodos seguros de alterar esse problema. No entanto, alguns remédios como a predsinona, além de tratamentos naturais e alguns psicológicos, conseguem resolver e impedir o avanço do vitiligo pelo corpo do ser humano.

No artigo de umComo chamado Como tratar o vitiligo ou o clareamento da pele, falamos sobre alternativas naturais e caseiras que se relacionam com o tratamento dessa desordem na produção das células da pele do corpo.

Vitiligo tem causa?

Não. Não existe maneira de prevenção do vitiligo porque a medicina não encontrou um método adequado de comprovar as causas do vitiligo. Alguns dizem que ele surge por motivação psicológica e algumas outras linhas médicas acreditam em uma genética não apresentável, um gene geralmente não manifestado. No entanto, não existe maneira de comprovação portante não existe maneira de prevenção para o vitiligo. Ou seja, o vitiligo não tem causa.

Leia nosso artigo O vitiligo é hereditário? para saber mais sobre esse assunto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria
Oi boa noite fui diagnosticada de vitiligo e minha irmã acha que e micose posso tomar remedio para micose não vai piorar o vitiligo?
Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas