Partilhar

Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 dezembro 2017
Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez

As infecções urinárias são muito comuns nas mulheres e, durante a gravidez, não estamos protegidas delas. Na verdade, é bastante comum ter cistite na gravidez. Isso acontece porque, nessa fase, o risco de ter infecções de rins - outro tipo de infecção urinária - aumenta, graças à progesterona segregada. Dependendo da gravidade, a condição pode causar problemas para o feto. No entanto, assim como acontece quando uma mulher não está grávida, a infecção pode ser tratada com medicamentos. Você deve seguir todas as indicações do seu médico, mas também pode recorrer a alguns remédios caseiros que ajudam a combater a infecção e a tratar as dores. Neste artigo do umCOMO, detalhamos alguns remédios caseiros para infecção urinária na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como tratar infecção urinária na gravidez

Alimentos para infecção urinária na gravidez

Quando temos qualquer enfermidade, e não apenas durante a gestação, os alimentos podem ser os nossos melhores aliados. Embora nunca se trate completamente uma infecção sem medicamentos, alguns alimentos podem ajudar a melhorá-la, sobretudo os que possuem propriedades diuréticas e nos fazem ir mais vezes ao banheiro.

Quando temos infecção urinária, embora seja doloroso, é essencial urinar o máximo possível para limpar as vias urinárias e depurar a zona das bactérias que provocaram a infecção. Para isso, você deve beber muita água. Desse jeito, você não só irá mais vezes ao banheiro, como garante que a urina é menos concentrada e menos ácida, o que faz com que irrite menos as vias urinárias.

Os cítricos são uma excelente opção pela sua quantidade de vitamina C que aumenta as defesas e melhora o sistema imunitário, melhorando também o combate de infecções. A abóbora contém cucurbitina, um princípio ativo que ajuda a desinflamar as vias urinárias. A cebola também é um alimento muito diurético.

Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez - Alimentos para infecção urinária na gravidez

Suco de cranberry

Um dos melhores remédios caseiros para a infecção urinária na gravidez é o suco de cranberry. Os mirtilos vermelhos são perfeitos para tratar a infecção urinária em mulheres grávidas pois são muito benéficos para a saúde. Eles possuem ação antibiótica sobre as vias urinárias, além de serem muito diuréticos pela grande quantidade de água que contêm.

Também previnem que as bactérias adiram tão facilmente às vias urinárias por serem ricos em proantocianidinas. Você pode ver mais detalhes no artigo como consumir mirtilos para a infecção urinária.

Bicarbonato para infecção urinária

O bicarbonato é uma substância alcalina, ou seja, tem um pH básico. Isto significa que tomar bicarbonato de sódio pode ajudar a equilibrar o pH da urina e reduzir a sua acidez.

A urina, por ser ácida, favorece a proliferação de bactérias que provocam as infecções urinárias. Com o bicarbonato de sódio é possível mudar o pH e alcalinizá-lo, fazendo com que seja mais difícil que as bactérias de desenvolvam. Para consumir o bicarbonato, você só necessita adicionar uma colher de café em um copo de água e tomar uma vez por dia durante uma semana. Recomendamos que você beba a mistura em jejum. Se preferir, você também pode preparar uma espécie de suco, adicionando umas gotinhas de limão. Desse jeito, melhorará o sabor. Contudo, não adicione demasiado limão.

Este é um tratamento excelente para a infecção urinária na gravidez, mas deve sempre ser aprovado pelo médico antes de ser iniciado!

Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez - Bicarbonato para infecção urinária

Abacaxi

O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina que é considerada um antibiótico natural. A substância possui propriedades que reduzem a inflamação e diminuem a dor, sendo um excelente aliado na hora de combater a infecção urinária.

Você pode tomar um prato de abacaxi em pedacinhos no café da manhã ou preparar um suco para que seja ainda mais diurético.

Como prevenir infecção urinária

Além de cada remédio caseiro para a infecção urinária na gravidez mencionado antes, você pode prevenir a infecção urinária com alguns conselhos muito simples:

  • Beber muita água. Embora seja lógico, se você beber água o tempo todo, irá no banheiro mais frequentemente e, por isso, limpará as vias urinárias mais vezes, depurando o organismo de toxinas.
  • Na gravidez, a vontade de urinar é mais frequente do que normal. É essencial que você não aguente e que, quando a vontade apertar, vá no banheiro de imediato.
  • Além disso, garanta que sua bexiga fica bem vazia cada vez que você urina.
  • Cuidar da higiene íntima durante a gravidez também pode ajudar a prevenir uma infecção urinária. Limpe a zona íntima com um sabão suave e água e evite os produtos específicos femininos e os sabões muito fortes, uma vez que podem irritar a zona e contribuir para a proliferação de bactérias. Os duches vaginais devem ser evitados por completo durante a gravidez.
  • Não esqueça de urinar depois das relações sexuais e de manter a zona íntima bem limpa.

Veja também: Remédio para infecção urinária - Tratamento caseiro com vinagre

Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez - Como prevenir infecção urinária

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
tatiana gomes
eu estou com infecção mais n sinto os sitomas e pq ela está fraca ainda
Maria ivone
To com 5 semanas de gestação e estou com infecção urinaria,to tomando amoxilina mas vi na net sobre o bicarbonato de sodio na água para infecção,posso tomar ou nao?
Editor umComo.com.br
Oi, Maria. A princípio o bicarbonato não é contraindicado para grávidas, mas o ideal é que você pergunte a um médico.

Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez
1 de 4
Remédio caseiro para infecção urinária na gravidez

Voltar ao topo da página