menu
Partilhar

Tomar sol emagrece?

 
Por Redação umCOMO. 26 outubro 2021
Tomar sol emagrece?

Os benefícios de tomar sol, sempre com moderação e com proteção adequada, são bem conhecidos. A exposição aos raios solares é uma forma simples e natural de obter a vitamina D que o corpo necessita para seu correto desenvolvimento. Alguns minutos ao sol também tem um efeito agradavelmente relaxante que contribui para nosso bem-estar geral. Mas, tomar sol emagrece?

Se tomar sol emagrece ou não é o que um estudo realizado por um grupo de especialistas dos Departamentos de Neurologia e Medicina Preventiva da Northwestern University (Chicago, Illinois, EUA) tentou determinar. Se você também tem essa dúvida, neste artigo do umCOMO lhe dizemos o que o sol pode fazer (e o que não pode) quando se trata de ajudar você a eliminar uns quilinhos.

Também lhe pode interessar: Dicas para emagrecer sem sacrifícios

Tomar sol emagrece?

Antes de sabermos se o banho de sol é emagrecedor, devemos ter claro que a manutenção de um peso adequado depende da obtenção de um bom equilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias gastas. Não há "milagres". O exercício, juntamente com uma dieta saudável, é a melhor maneira de evitar o excesso de peso e a obesidade. Mesmo assim, outros fatores poderiam favorecer a perda de peso, como o aumento da temperatura corporal que a exposição ao sol implica.

A maior ou menor exposição à luz solar influencia nosso "relógio" biológico e nossas horas de sono. Este estudo tenta estabelecer a possível relação entre estas duas variáveis, luz solar (intensidade e tempo de exposição) e sono, e ganho ou perda de peso em adultos, abrindo assim novas e interessantes linhas de pesquisa.

Há uma crença de que tomar sol acelera o metabolismo e, portanto, poderia ajudar a queimar gordura, mas isto não pode ser dito de forma generalizada, porque existem vários fatores que influenciam o processo metabólico. Por exemplo, exercitar-se ao sol (o banho de sol pode aumentar o gasto calórico envolvido na atividade física) não é o mesmo que deitar-se em uma rede e aproveitar os raios solares.

Afinal, pegar sol emagrece?

Em conclusão, pode-se dizer que a luz solar é um fator poderoso para controlar nosso ritmo biológico e que, neste sentido, o tempo e a intensidade da exposição aos raios solares podem ser dados interessantes a serem levados em conta quando se trata de controlar o peso e prevenir doenças como a obesidade.

Tomar sol emagrece? - Tomar sol emagrece?

Como emagrecer tomando sol

O estudo aponta para a possível relação entre a exposição ao sol e o aumento ou diminuição do Índice de Massa Corporal. A pesquisa realizada indica que este "efeito emagrecedor" é mais evidente quando tomamos sol durante as primeiras horas do dia, pois é nesse momento que podemos receber mais luz azul (a de menor comprimento de onda), o que mais influencia nosso ritmo circadiano e nosso metabolismo.

Se você quiser testar os benefícios do sol para perda de peso, tente aproveitar os raios solares antes do meio-dia e por entre 1 e 2 horas. É claro, lembre-se de que, embora o sol possa parecer inofensivo, é essencial usar protetor solar de acordo com seu tipo de pele. Também é importante manter-se devidamente hidratada, bebendo líquidos suficientes, de preferência água.

Finalmente, é importante lembrar que a ideia de que suar faz você perder peso não é totalmente verdadeira, pois quando suamos o que eliminamos é principalmente água e minerais (eletrólitos), não gordura. Portanto, suar ao sol não é uma indicação de perda de peso e, portanto, é uma boa ideia se exercitar ao ar livre ao sol para aumentar a queima de calorias e perder peso.

Se você quiser saber como calcular seu peso ideal, acesse o nosso outro artigo.

Quantas calorias se queimam pegando sol

É impossível determinar o número de calorias que você pode eliminar tomando sol, porque, como indicamos, o sol é apenas um fator que pode ajudá-la a atingir seu objetivo. Se aceitarmos que o calor dos raios solares ajuda a acelerar seu metabolismo e, portanto, queima gordura, isso terá influência sobre quantas calorias você pode perder, embora o número dependa da atividade que você faz enquanto pega sol.

Correr no sol emagrece?

Correr, caminhar, remar, surfar ou remar enquanto desfruta os primeiros raios do sol da manhã pode ser uma excelente maneira de queimar uma boa quantidade de calorias com o sol como seu melhor aliado. Se após seu exercício matinal você fizer uma merecida pausa sob a forma de exposição ao sol, você pode, sem saber, estar queimando calorias da maneira mais agradável. Por que não tentar?

Agora que você sabe se pegar sol emagrece, lembre-se que, antes de qualquer exposição ao sol no verão, você deve proteger sua pele para evitar queimaduras e possíveis tumores. Caso você tenha sofrido alguma queimadura de sol no rosto, veja também o nosso artigo sobre

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar sol emagrece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Bibliografia
  • REID, K. J., Santostasi, G., Baron, K. G., Wilson, J., Kang, J., & Zee, P. C. (2014). Timing and intensity of light correlate with body weight in adults. PloS one, 9(4), e92251.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Tomar sol emagrece?
1 de 2
Tomar sol emagrece?

Voltar ao topo da página