PARTILHAR

Como aliviar as cãibras com remédios caseiros

Como aliviar as cãibras com remédios caseiros

As cãibras são espasmos musculares involuntários ou contrações que geram dor e desconforto. O exercício em excesso é uma das causas principais, mas para além disso outras condições como a tensão, o frio, a desidratação, a diminuição dos níveis de potássio e sais minerais ou algumas doenças, podem produzi-las. Quando sofremos delas desejamos um alívio imediato, mas nem sempre é necessário tomar algum medicamento para isso, uma vez que existem soluções naturais. Em umComo.com.br explicamos-lhe como aliviar as cãibras com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar os espasmos musculares

Cãibras: um problema comum

Embora as cãibras possam ocorrer em qualquer músculo do corpo, costumam ser mais comuns nas extremidades, em especial nas pernas e nos pés, devido particularmente à quantidade de atividade física a que nos submetemos e a tensão que podemos gerar sobre elas com determinadas posições.

Como prevenir as cãibras?

Quando faz exercício físico com frequência e energia convém alongar de forma adequada ao acabar o treino para evitar as dores musculares tardias. Mas, se quer prevenir as cãibras também é importante manter-se hidratado e com os níveis de potássio altos, por isso recomenda-se comer uma banana, uma laranja ou um tomate depois da atividade. Um dos remédios naturais contra as cãibras mais simples de todos é o consumo de água. Manter-se hidratado é importante para prevenir os espasmos musculares.

Confira outras técnicas para prevenir as cãibras musculares nesse artigo.

Óleos essenciais para cãibras

O óleo de eucalipto ou de alecrim são soluções naturais maravilhosas para aliviar o desconforto das cãibras, pois devido às suas propriedades geram calor na pele, pelo que ajuda a diminuir a sensação de desconforto.

Água quente

Um bom banho quente irá ajudar a diminuir as dores originadas pelas cãibras, pois o calor estimula a circulação de forma favorável. Além disso, é conveniente que, enquanto tiver cãibras, evite usar roupa justa nas pernas, uma vez que isto apenas irá aumentar as dores divido à dificuldade de irrigação sanguínea.

Cápsulas de castanheiro-da-india

O castanheiro-da-índia é outra das soluções naturais para aliviar as cãibras, pelo seu conteúdo de escina é um grande aliado para tonificar as artérias e os capilares, fortalecendo as paredes das veias e aliviando os sintomas das cãibras. Pode adquiri-lo numa loja de produtos naturais e a forma mais comum de o consumir é em cápsulas.

Aliviar cãibras com uva

As pomadas, cápsulas ou infusões de folhas de uva são também recomendadas para aliviar as cãibras naturalmente. Ajuda a facilitar o fluxo sanguíneo e a apertar as veias reduzindo de forma considerável as dores originadas pelos espasmos musculares.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar as cãibras com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
patricia
eu sofro de caimbras desde 9 anos quando corria na escola,a direçao da escola sempre me chamava pra participar das corridas olimpicas.e como era algo que eu gostava de fazer eu sempre aceitava.mas agora parada,sem correr as caimbras vieram e eu como banana umas 3x por dia,poderia ate comer mais.so que nao posso pois tenho prissao de ventre,melhorou um pouco depois que comecei a beber bastante agua.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Patricia, obrigada pelo seu depoimento, ainda bem que essa situação melhorou ;) Continue a acompanhar-nos! :)
conceição branco
desde já o meu muito obrigado pelo o email que me enviaram quero frisar aqui o que me tem aliviado um pouco mais as dores na barriga da perna tem sido azeite alfazema e alecrim deixei macerar 48 horas e agora esfrego aquele olio na barriga da perna ainda não está boa mas aliviou muito as dores por isso vou continuar a por se servir para alguém pois que o faça se não lhe fizer bem mal também não fás eu sou prova
Como aliviar as cãibras com remédios caseiros
Como aliviar as cãibras com remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑