PARTILHAR

Como curar uma contratura muscular

Como curar uma contratura muscular

Uma contratura trata-se de uma contração involuntária, duradoura ou permanente, de um ou mais grupos musculares. São comuns em esportistas, mas qualquer pessoa pode sofrer de uma contratura ao exercer demasiada força sobre um músculo ou por exemplo por uma má postura. Também são comuns as contraturas nas cervicais produzidas por uma má postura ao se sentar ou por passar muitas horas na mesma posição. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos sobre como curar uma contratura muscular.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar que quando ocorre uma contratura muscular é indispensável não forçar a zona afetada, ou seja, fazer repouso e, se for necessário, imobilizar os músculos afetados.

Como curar uma contratura muscular - Passo 1
2

Além disso, quando acreditamos que temos uma contratura ou algum outro problema muscular, é necessário consultar um médico ou fisioterapeuta para que nos examine e faça o diagnóstico adequado. Desta forma, também determinará o tratamento adequado que deve seguir.

Como curar uma contratura muscular - Passo 2
3

Além das recomendações médicas, na hora de curar as contraturas e, especialmente para aliviar as dores, é muito útil a aplicação de calor na zona afetada. Para isso, pode usar almofadas elétricas ou compressas de calor.

Como curar uma contratura muscular - Passo 3
4

Os duches com água quente também são muito benéficos para curar uma contratura muscular e reduzir a dor na zona afetada. Do mesmo modo, os banhos de contraste, ou seja, frio-calor também pode ser benéficos para aliviar os incômodos.

Como curar uma contratura muscular - Passo 4
5

Por outro lado, as massagens na zona da contratura também podem ajudar a que os nossos músculos voltem à normalidade e desse modo curar a contratura muscular. Ainda assim, é necessário que seja um profissional a realizar a massagem para não piorar a situação.

Como curar uma contratura muscular - Passo 5
6

A prevenção das contraturas será também um fator chave, por isso será necessário fazer exercícios de aquecimento antes do desenvolvimento de uma atividade esportiva. Devemos aquecer todos músculos do corpo, mas especialmente a área sobre a qual vamos trabalhar.

Como curar uma contratura muscular - Passo 6
7

Além disso, existem algumas profissões mais predispostas a sofrer de contraturas musculares devido ao desenvolvimento da sua atividade. No caso de pessoas que têm que passar muitas horas sentadas, é fundamental saber como se sentar de forma adequada e como ter uma boa postura diante do computador.

Como curar uma contratura muscular - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma contratura muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
edna
gostaria de saber qual tratamento para uma contratura que tive em minhas costas ontem que irradiava para torax foi muito forte achei que infartava durou alguns minutos depois que passou ainda esta dolorido o local eu tenho hernia cervical e lombar
A sua avaliação:
Elaine
Boa tarde;Fui ao medico e ela disse que estou com contratura muscular.Quais massagens posso faze-los para diminuir a dor que é demais?
A sua avaliação:
hector
boa tarde, acabei de sofrer uma contratura muscular nas costas treinando na academia, gostaria de saber em quanto tempo posso voltar a treinar.
Miriam
Eu tenho muita dor servicales e no cutovelo k devo fazer
Muriel Georgelin
Olá boa tarde, São artigos apresentados de forma a serem facilmente entendidos pelo comum dos mortais. Muito úteis para a compreenção de problemas de saude que aparecem. É uma boa forma de nos mostrar o quão facil é fintar certas doenças. Basta ter JUIZO, na grande maioria dos casos. Madalena
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Muriel, muito obrigada pelo comentário valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
Adílio lopes
Lesionei minha coxa na parte traseira direita, próximo ao joelho, mas especificamente, do meio pra baixo, e dói bastante quando preciso correr e/ou chutar, principalmente estando ainda frio, o devo fazer? Ir ao hospital aqui em Brasília não dá, há uma bactéria que tá matando.
Neri Nereu vieira
Meu nome é neri tive uma fisgada na coxa na parte de traz neste sábado já estou colocando gelo a cada 4 horas e tomando anti inflamatório
joel
Eu tenho dores musculares nas articulações das pernas (tendão) já tentei de tudo e não obtenho resultado parece-me que o único que ajuda um pouco e o DORFLÉX . Algem pode por gentileza me dar uma dica... sei que géus também ajudam....
Como curar uma contratura muscular
1 de 8
Como curar uma contratura muscular

Voltar ao topo da página ↑