PARTILHAR

Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 19 janeiro 2021
Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos
Imagem: leianoticias.com.br

A exposição solar inapropriada é o principal fator que desencadeia as manchas na pele, em especial, no rosto das mulheres. Embora existam outras causas, os cuidados para evitar o problema são essenciais. Saiba mais sobre melasma - causas, sintomas e tratamentos com o umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de melasma

Causas do melasma

Embora pegar sol de forma inapropriada seja uma das principais causas do melasma, existem outros motivos.

Entre eles, as mudanças hormonais, que podem ter como origem o uso de anticoncepcionais e outros remédios, além da gestação. O problema pode ainda se manifestar em pessoas que tenham doenças como as hepatopatias, endocrinopatias e da tireoide.

Mesmo a exposição ao calor excessivo pode desencadear o melasma, sendo que a luz ultravioleta estimula a produção dos pigmentos de cor da pele, a melanina.

Há também os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver as manchas no rosto, como ter a pele em tons mais escuros e algum familiar direto que apresentou a doença. Além disso, quem já teve melasma possui maiores chances de exibir os sintomas de novo.

Isso porque é necessária apenas uma pequena quantidade de exposição solar para que as manchas retornem, mesmo que anteriormente o melasma tenha sido tratado. Também existem produtos cosméticos que irritam a pele e agravam o problema.

Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos - Causas do melasma
Imagem: papodoce.com

Sintomas de melasma

O melasma se caracteriza pelo escurecimento de áreas do rosto que mais frequentemente são expostas ao sol. Para identificar o problema podem-se observar as cores das manchas, que variam de acordo com o tom de pele de cada um.

O formato das manchas costuma ser irregular e, normalmente, simétrico, assim, são iguais dos dois lados da face. As mulheres mais jovens são as mais propensas a desenvolver a doença, sendo que o melasma pode aparecer de um dia para o outro.

Como se trata de uma doença crônica e, por isso, existem momentos em que o melasma pode reaparecer, é preciso tratar a pele de forma constante para evitar que o problema reapareça. Não tem cura, mas com os cuidados certos pode ser perfeitamente controlado.

Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos - Sintomas de melasma
Imagem: healthcarefix.com

Tratamento para melasma

O mais importante para tratar melasma é usar protetor solar sempre que ocorrer exposição aos raios solares. Outros tratamentos visam clarear a pele para as manchas ficarem menos evidentes. Existem ainda remédios tópicos e/ou orais.

O fator de proteção dos bloqueadores solares deve ser superior a 30 e deve ser usado mesmo nos dias quentes em que a pessoa não pretenda pegar sol. O produto deve ser aplicado em todas as regiões expostas do corpo, inclusive, no rosto.

Chapéu ou boné também ajudam na proteção, mas não substitui o protetor solar. Já para remover as manchas existem cremes clareadores, mas nem todos eles funcionam para todas as pessoas.

O mais indicado é buscar um especialista que vai ajudar na escolha do melhor tratamento, que pode ser com hidroquinona ou com os ácidos: glicólico, retinóico ou azelaico. O tratamento é constante e pode demorar até dois meses para aparecem os resultados.

Peeling para clarear a pele, laser e outras técnicas de energia luminosa podem ajudar, mas se não forem feitos por profissionais qualificados as manchas tendem a piorar.

Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos - Tratamento para melasma
Imagem: novaberrini.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos
Imagem: leianoticias.com.br
Imagem: papodoce.com
Imagem: healthcarefix.com
Imagem: novaberrini.com.br
1 de 4
Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos

Voltar ao topo da página ↑