Partilhar
Partilhar em:

Quais as propriedades do gengibre

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (763 votos)
27 comentários
171 vezes partilhado
 
Quais as propriedades do gengibre

O gengibre é uma planta da qual se aproveitam os seus caules subterrâneos ou raízes pelo fato de contarem com múltiplos benefícios para a saúde. E além de usar este tubérculo para condimentar as suas receitas e dar-lhes um toque especial, pode ajudar-nos em certas condições e doenças graças aos seus usos medicinais. Deste modo, neste artigo de umComo pode descobrir quais as propriedades do gengibre.

Também lhe pode interessar: Quais são as contraindicações do gengibre
1

Um dos principais usos medicinais do gengibre é o tratamento natural de transtornos digestivos, tais como náuseas, vômitos, indigestão, flatulências, inchaço, etc. Isto deve se ao fato de que o gengibre estimula o pâncreas e favorece o processo de digestão.

Por este motivo, a infusão de gengibre está recomendada para combater múltiplas condições do sistema gastrointestinal, embora também seja verdade que está contraindicado em certos casos como a gastrite, a doença de Crohn ou as úlceras gástricas. Por este motivo, será sempre recomendável que consulte o seu médico antes de tomar gengibre.

2

Outra das propriedades deste tubérculo é que atua como anti-inflamatório natural, pelo que se pode usar o gengibre para aliviar dores e processos inflamatórios crônicos como artrose, reumatismo, etc.

3

Além disso, o caule do gengibre contribui para uma melhor digestão, uma vez que facilita a secreção de sucos gástricos, melhora os sintomas de refluxo gastroesofágico e elimina o mal-estar depois de uma refeição pesada. Este mesmo motivo pode ser aproveitado para perder peso e esquecermos esses quilinhos a mais que são tão odiados. Assim, não perca o nosso artigo sobre como usar gengibre para emagrecer.

4

Também devemos destacar as propriedades do gengibre para diminuir a tosse, a bronquite respiratória e outros problemas respiratórios. Além disso, o gengibre também é recomendável para as pessoas propensas a sofrer de sinusite, visto que esta raiz é capaz de reduzir a inflamação dos seios nasais e melhorar a condição.

5

Por outro lado, também se pode tratar naturalmente a dor de dentes graças ao gengibre, uma vez que a aplicação de compressas molhadas ou mastigar esta raiz pode ajudar a reduzir o inchaço e a reduzir assim os incômodos.

6

Embora sejam muitas as propriedades e benefícios do gengibre, não nos podemos esquecer de que este tubérculo também pode apresentar contraindicações e efeitos secundários, de maneira que devemos sempre consultar o nosso medico antes de iniciar tratamentos com esta raiz. Assim deverão evitar o consumo de gengibre as pessoas com determinadas condições como:

  • Hipertensão;
  • Cálculos biliares;
  • Doenças digestivas ativas tais como doença de Crohn, gastrite ou úlceras gástricas.
  • Tratamentos farmacológicos para problemas circulatórios, anticoagulantes, diabéticos,...
  • As mulheres grávidas ou em período de lactação também deverão consultar sempre o seu ginecologista ou médico especialista.
7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais as propriedades do gengibre, recomendamos que entre na nossa categoria de Remédios à base de plantas.

Relacionados
Comentários (27)

Escrever comentário sobre Quais as propriedades do gengibre

Muito útil
27 comentários
Maria José de Lima
Boa tarde Gosto muito de gengibre, fiz transplante de rins e como ele é anti-inflamatório natural e transplantado não pode com tomar esse remédio. Gostaria de saber se posso tomar o chá de gengibre. Agradeço Maria José
Eliane da Silva de Abreu
Gosto de gengibre mas nw sei se faco certo, em jejum, pego um pedaço de gengibre e um pedaço de maçã e mastigo juntos, tenho pressão arterial alta e esta controlável.
Hogo Hold
Oi Eliane... mantenho gengibre em pasta na geladeira. Faço assim- Corto em pedaços bem pequenos e coloco no mixer. Depois completo com suco de limão. 95% gengibre e 5% limão. Uso uma ou duas colheres de chá, de manhã ao levantar com um copo de água. No almoço, tempero salada com a mesma pasta. Uma ou duas colheres de chá. E mais azeite ou tempero de preferência. É ótimo. Abraço
liliana Ramos
Gengibre e bom para emagrece
Sara Viega
Oi Liliana, o gengibre é sim um bom aliado para a ajudar a emagrecer. Entre no nosso artigo e se informe como pode usar o gengibre para emagrecer: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-usar-gengibre-para-emagrecer-17044.html
Francisco Carlos Alves Dos Santos
eu gostaria de saber se o gengibre é bom para quem tem pressão alta
Sara Viega
Oi Francisco, o gengibre é contra-indicado para pacientes que sofram de pressão arterial alta. Pode conferir as restantes contraindicações do gengibre aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-contraindicacoes-do-gengibre-18731.html
Yasmin Rosa
Gengibre eh otimo !!! Perdi bastante peso ,.!!adorei ...recomendo.. Eh bom...e saudavel ... :)
Sara Viega
Oi Yasmin, que bom saber isso! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
hogo hold
Na culinária oriental o gengibre é altamente utilizado, da[i o sabor característico. Consumir diariamente não faz mal, porém só um pouco está bem? Uma colher de chá cada vez, é ótimo. Recomendo.
Sara Viega
Olá Hogo, obrigada pela dica valeu ;) Continue a acompanhar-nos! ;)
hogo hold
Olá, tenho 68 anos. Faço uma pasta de gengibre batida com limão. Guardo na geladeira. Consumo diariamente em sucos, chá, comidas, etc. Esta pasta contém 90 por cento gengibre cortada e o resto é suco de limão com casca. É ótimo para a saúde e bem estar geral. Recomendo.
washington maglhaes
me sinto bem melhor depois que passei a mascar gengibre.
Sara Viega
Olá Washington, ainda bem que ajudou você :) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Marli
gostei das informações ; quero saber se o gengibre tem utilidade para artrose no joelho? e mais outras informções como por exe. gastrite estomacal
Antonio Sanches
Gostei das informações sobre o gengibre muito bom agradeço pelas infomação
Sara Viega
Olá Antonio, ainda bem que gostou :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Quais as propriedades do gengibre
1 de 4
Quais as propriedades do gengibre