Benefícios do chá

Quais os benefícios do chá de hibisco

Quais os benefícios do chá de hibisco
Imagem: thesummerhunter.com

O chá de hibisco caiu nas graças não só de quem gosta de chá, mas também de quem busca alimentos e bebidas que contribuam para a saúde e o emagrecimento. O chá de hibisco é feito com o hibiscus sabdariffa, que é diferente da flor que costumamos ver nos jardins da cidade. Tem origem na Ásia e na África e no Brasil já é considerado um alimento funcional. Saiba quais os benefícios do chá de hibisco aqui no umComo.

Também lhe pode interessar: Chá de hibisco e cavalinha para emagrecer

Passos a seguir:

1

Emagrecimento. Para alegria de quem faz dieta e está sempre buscando alternativas saudáveis para perder peso, o chá de hibisco é um ótimo aliado. Isto porque ele é termogênico, o que significa que estimula a queima de gordura corporal. Mas, não esqueça que apenas tomar o chá de hibisco não é o bastante para efetivar o emagrecimento. Sua ingestão deve ser aliada a uma alimentação equilibrada e saudável e à prática de exercícios físicos regulares.

Quais os benefícios do chá de hibisco - Passo 1
2

O chá de hibisco combate o inchaço, pois auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Essas toxinas são responsáveis pela retenção de líquidos, inclusive pelo inchaço do período menstrual nas mulheres. A eliminação das toxinas também influencia no emagrecimento, e ela acontece porque o chá de hibisco contem alta concentração de antocianina, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

3

Melhora a digestão e o funcionamento do intestino. As enzimas e mucilagens do chá de hibisco agem em diferentes áreas do corpo, como no estômago facilitando a digestão. No intestino, impedem parte da absorção de carboidrato e de gordura dos alimentos. Além disso, também traz benefícios para os rins, já que contribui para a não retenção de líquidos.

4

Retarda o envelhecimento da pele. Os antioxidantes presentes no chá de hibisco atuam no retardamento do envelhecimento da pele. Ficar mais magra com saúde e ainda com a pele bonita é tudo de bom!

5

Fonte de Cálcio e vitamina C. Quem diria, mas o chá de hibisco tem mais este benefício. A vitamina C é conhecida por seus efeitos benéficos no tratamento de doenças como resfriados e gripes e contribui para fortalecer o sistema imunológico. Esta vitamina também contribui para a diminuição da pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Já o cálcio é importantíssimo na composição e manutenção dos dentes e ossos e também diminui os depósitos de gordura no corpo. Manter essas substâncias em níveis adequados é fundamental o chá de hibisco pode ajudar.

6

Fazer o chá da maneira correta é importante para potencializar os benefícios do chá de hibisco. Faça a infusão e evite a adição de açúcar. Coloque uma colher de chá de hibisco em uma xícara de água fervente e deixe ferver por três minutos. Apague o fogo e deixe em infusão por mais cinco minutos. Coe e beba. Evite reaquecer o chá depois de pronto, pois isso faz com que ele perca as propriedades. Porém, ele pode ser consumido gelado. Você pode conferir como secar flor de hibisco para fazer chá nesse artigo.

O ideal é beber diariamente entre as principais refeições do dia, mas sem deixar de beber água normalmente. Não faça muita quantidade de chá, somente a que vai consumir no dia. Do contrário, a oxidação pode anular os benefícios do chá de hibisco.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do chá de hibisco, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jacqueline Oliveira
Que bom que gostou do texto!
Rita Munzlinger
Gostei muito, vai ajudar na dieta de meu marido que está com Colite vlw.
Editor umComo.com.br
Oi Rita, que bom saber que as informações foram de ajuda para você! Obrigada por comentar e as melhoras do seu marido :)
Imagem: thesummerhunter.com
1 de 2
Quais os benefícios do chá de hibisco