Tratar um resfriado

Como combater um resfriado com remédios caseiros

Como combater um resfriado com remédios caseiros

As mudanças de temperatura, o frio, o vento, o calor, a chegada do inverno e inclusive a chegada do verão e o uso de ar condicionado, significam sempre uma coisa, resfriados e mais resfriados. E embora seja possível prevenir os resfriados, depois de nos sentirmos doentes não há mais nada a fazer a não ser tentar curarmos o resfriado o quanto antes. Mas não só na medicina reside a solução, alguns truques em casa podem ajudar a sentir-se muito melhor. Em umComo.com.br explicamos-lhe como combater um resfriado com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Estou com resfriado, o que fazer?

Passos a seguir:

1

Existe uma combinação clássica e eficaz para nos fazer sentir bem e aliviar o resfriado, trata-se do mel e do limão. Pode tomar uma colher de chá de mel com suco de meio limão, ou misturá-los com uma infusão quente. O líquido quente aliviará os sintomas como a dor de garganta, irá fazê-lo sentir-se reconfortado e descongestiona o nariz. Mas, além disso o limão tem vitamina C e o mel é um antibiótico natural que o ajudará a lutar contra possíveis infeções.

Trata-se, sem dúvida, de um remédios caseiros para o resfriado mais populares e eficientes.

Como combater um resfriado com remédios caseiros - Passo 1
2

Se o resfriado tapou completamente o seu nariz originando uma sensação de desconforto, há uma forma simples de aliviar estes sintomas e respirar melhor, o vapor. Coloque água numa panela e algumas folhas de eucalipto, espere até ferver e soltar o seu aroma. Apague o lume e com muita precaução aproxime-se da panela e respire os seus vapores, para tornar este método mais eficaz pode colocar uma toalha na cabeça de modo a pegar todo o vapor, deste modo o vapor ficará mais concentrado.

Como combater um resfriado com remédios caseiros - Passo 2
3

Se o seu resfriado consiste apenas num mal-estar geral, espirros e um pouco de dor de cabeça, o mel com leite quente também é um excelente remédio caseiro para o aliviar. Esta opção só é recomendada quando não existe muito muco ou catarro, uma vez que o leite costuma aumentar a sua produção, por isso só recorra a esta receita se não tem catarro.

Como combater um resfriado com remédios caseiros - Passo 3
4

O gengibre é um dos melhores antibióticos naturais que existem. Basta ferver um pouco de água e colocar gengibre fresco numa panela, deixe ferver durante 5 minutos e depois de retirar deixe repousar também por 5 minutos. Após isso pode beber a infusão. Repita várias vezes ao dia e notará os resultados, o seu resfriado desaparecerá antes do que pensa.

Se desejar pode adicionar a esta infusão um pouco de mel para aumentar os seus efeitos.

Como combater um resfriado com remédios caseiros - Passo 4
5

Outros dos remédios caseiros para o resfriado eficientes e que lhe permitem eliminar por completo a congestão nasal é a solução salina. Esta simples preparação que pode realizar em casa em poucos passos é ótima para livrar o seu nariz de congestão, combatendo um dos sintomas mais incômodos desta condição.

No nosso artigo como fazer uma solução salina para a congestão nasal explicamos passo a passo como a pode fazer.

Como combater um resfriado com remédios caseiros - Passo 5
6

Se, além disso tem incômodos na garganta convidamos-lhe a ler o nosso artigo como curar a dor de garganta, com recomendações caseiras para aliviar os desconfortos.

Lembre-se que, além dos remédios caseiros para aliviar o resfriado, é muito importante que descanse de forma adequada, assim conseguirá se recuperar rapidamente e voltar às suas atividades diárias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater um resfriado com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
JOAO LUIS BARBA
Tenho uma melhor solução pr cripe.e toce . Estava com uma cripe o toce. Não sei mais o milagre essiste. E é barato. .tomei um cole de vinagre. E coloquei um pano no peito. Encharcado de vinagre. E a minha toca passou na hora. Me deu um soador bem grande. Veja o dicionário. Sobre a palavra vinagre. Acho que é a curà da cripe
Maria jose
Tem um remédio caseiro de origem Portuguesa que é infalível contra a gripe:fazer um chá de gengibre e bater com beterraba,cebola,limão e mel...tomar a vontade o dia todo(2 colheradas por vez) ate acabar a mistura.Muito bom.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, muito obrigada por partilhar esse remédio conosco, valeu ;) Obrigada por comentar e continue a seguir as nossas novidades! :)
Renaldo Dessbesell
PRIMEIRO TRATAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO, COM ÓLEO DE ALHO,COGUMELO DO SOL,VIT C,( EXTRATO DE ACEROLA).SE AGASALHAR BEM,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Renaldo, obrigada por essas dicas valeu :) Continue a acompanhar-nos! ;)
Sara
Olá Larissa, muito obrigada pelo seu comentário :)
Larissa Rosângela
muito boa as dicas... :D
1 de 6
Como combater um resfriado com remédios caseiros