O tratamento dos resfriados

Como curar um resfriado

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019
Como curar um resfriado

Ainda que não seja um grande problema que comprometa a nossa saúde, os resfriados são incômodos, nos fazem sentir fracos e muitas vezes limitam a nossa capacidade para realizar atividades cotidianas. Dependendo da intensidade dos sintomas e da duração dos mesmos, pode ser necessário consultar um médico; no entanto, na maioria dos casos os resfriados desaparecem sozinhos entre 3 e 4 dias após os primeiros sintomas. Não há uma solução para a cura imediata mas sim muitas opções para diminuir os incômodos e favorecer a recuperação. Em umComo.com.br explicamos a você como curar um resfriado.

Também lhe pode interessar: Pode treinar resfriado?

Passos a seguir:

1

Os resfriados podem variar dependendo da intensidade dos sintomas, mas normalmente se caracterizam pelos seguintes sinais:

  • Espirros;
  • Congestão nasal, nariz escorrendo ou mucosidade abundante;
  • Tosse;
  • Dor de cabeça e muscular;
  • Febre;
  • Fadiga.

Se os sintomas do resfriado forem muito intensos ou se houver febre, o repouso será imprescindível para a recuperação e para evitar o contágio para outras pessoas. O seu corpo precisa de descansar para conseguir se recuperar, por isso é recomendável repousar pelo menos um dia quando se encontrar muito cansado ou abatido pelo mal-estar.

2

Se houver febre ou dor de cabeça intensa deverá tomar medicamentos para diminuir estes sintomas caso queira curar o resfriado. O paracetamol, o acetaminofeno ou o ibuprofeno são os medicamentos de venda livre mais usados para diminuir a febre e as dores de cabeça, ajudando a combater um dos sintomas mais incômodos do resfriado.

Recomenda-se a ingestão de um comprimido a cada 6 ou 8 horas; se a febre persistir por mais de 2 dias, é imprescindível consultar um médico.

Como curar um resfriado - Passo 2
3

Manter-se adequadamente hidratado é fundamental para curar o resfriado, pois favorece a recuperação do nosso corpo de forma eficiente. É importante ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, mas também pode tomar outras bebidas como os sucos naturais, que possuem vitamina C, um nutriente necessário para fortalecer o sistema imunológico, ou infusões e chás que ajudarão a reduzir sintomas como a tosse, a congestão nasal ou as dores de garganta.

Como curar um resfriado - Passo 3
4

Incluir na sua dieta alimentos que ajudam a curar o resfriado é imprescindível para se recuperar de forma rápida. Certos ingredientes oferecem uma quantidade de nutrientes e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, garantindo uma recuperação bem mais rápida. Alguns deles são:

  • Sopa de frango: um grande clássico que, como se serve quente, ajuda a reconfortar e a aliviar. O conteúdo de cisteína do frango reduz a congestão nasal e a mucosidade, enquanto os nutrientes presentes nos vegetais adicionados também favorecem a recuperação.
  • Os alimentos probióticos como o iogurte ou o kefir também ajudam a curar o resfriado, com bactérias que fortalecem as defesas.
  • Também recomendamos incluir em sua dieta alimentos ricos em vitamina C, cujo conteúdo em antioxidantes melhorará a produção de células brancas para lutar contra o resfriado.
Como curar um resfriado - Passo 4
5

Se sofre de congestão nasal e problemas para respirar e descansar devido ao resfriado, pode aplicar uma solução simples e econômica que é possível realizar em casa: a solução salina. Esta alternativa é perfeita para acabar com a congestão e ajudar a respirar melhor, neutralizando um dos sintomas mais incômodos do resfriado. No nosso artigo como fazer solução salina para a congestão nasal explicamos simples passos para a sua elaboração.

Como curar um resfriado - Passo 5
6

Outra alternativa para acabar com a congestão nasal, ideal para quem sofre de sinusite devido ao resfriado, são as inalações de vapor. Elas ajudam a descongestionar as vias respiratórias e favorecem a expulsão de catarro de forma eficiente.

É muito simples de realizar: só deverá colocar água para ferver em uma panela adicionando, de preferência, folhas de eucalipto ou umas gotas do óleo desta planta. Quando começar a ferver retire do fogo e, com muito cuidado para não se queimar, cubra a sua cabeça com uma toalha e respire os vapores desta mistura durante pelo menos 10 minutos. Sentirá alívio imediato; pode repetir 2 ou 3 vezes ao dia.

Como curar um resfriado - Passo 6
7

Se procura uma forma de curar o resfriado com remédios caseiros então experimente o chá de gengibre, uma alternativa perfeita que ajuda a lutar contra as infecções devido ao seu poder antibiótico, ao mesmo tempo em que alivia os sintomas do resfriado por ser servido quente.

Para elaborá-lo, coloque para ferver uma xícara de água, adicione previamente um pouco de raiz de gengibre descascada e deixe ferver por 5 minutos. Apague e deixe repousar mais 5 minutos, depois sirva e beba; pode adicionar limão e uma colher de chá de mel para potenciar os seus efeitos curativos. Recomenda-se ingerir 3 xícaras por dia para notar os seus efeitos.

Como curar um resfriado - Passo 7
8

Se não tiver raiz de gengibre à mão, pode optar por uma bebida de limão e mel, um clássico que é excelente para curar o resfriado. Devido ao alto conteúdo de vitamina C do limão e ao poder do mel para lutar contra bactérias e infecções, ambos os ingredientes são ideais para lutar contra este problema.

Pode adicionar o suco de um limão em uma xícara de água quente, adoçar com uma colher de chá de mel e beber ou tomar diretamente uma colher de chá de suco de limão com mel em modo de xarope.

Como curar um resfriado - Passo 8
9

Também recomendamos banhos quentes, que não só farão você se sentir bem e mais confortável, como também ajudarão a expulsar a mucosidade e a eliminar a congestão nasal devido ao vapor da água.

Se ainda precisar de mais conselhos para acabar com esta incômoda condição, convidamos você a ler nosso artigo como combater o resfriado com remédios caseiros, com mais alternativas para que possa se tratar rapidamente.

Como curar um resfriado - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um resfriado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Como curar um resfriado