Partilhar

Estou com resfriado, o que fazer?

Por Nídia Figueira. Atualizado: 27 agosto 2020
Estou com resfriado, o que fazer?

Os estudos afirmam que uma pessoa adulta pega uma média de 3 resfriados por ano. Embora varie de caso para caso, o resfriado pode durar até 9 dias e até evoluir para condições mais severas. Sendo uma infeção viral do trato respiratório, o resfriado afeta principalmente a garganta e o nariz. É uma patologia muito comum, sendo que toda a gente pode ficar resfriada através do contágio pelo ar. O contacto com pessoas resfriadas facilita a transmissão, que ocorre com grande facilidade. Se já não vai a tempo de prevenir o contágio, saiba que pode aliviar os sintomas e prevenir o agravamento do problema com as dicas do umComo. Continue lendo esse artigo e responda à pergunta: Estou com resfriado, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Porque estou sempre resfriado
Passos a seguir:
1

Diagnóstico

Antes de conhecer as medidas para curar um resfriado, é importante saber se esse é mesmo o problema. Muitas pessoas confundem resfriado com gripe, que é uma condição mais severa que requer atenção médica. Consulte os sintomas mais comuns do resfriado:

  • Espirros
  • Congestão nasal
  • Garganta irritada
  • Secreções nasais
  • Febre (Em crianças pequenas. Adultos quase nunca têm febre com resfriado)
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Perda de apetite
  • Dor de cabeça

Caso você sinta febre, pode estar com gripe. Se esse é o caso e, principalmente se as febres são altas, consulte o seu médico de imediato.

2

Ingestão de líquidos

A primeira coisa a fazer quando surgem os primeiros sintomas de resfriado é aumentar a ingestão de líquidos. Aumente o consumo de água, sucos, sopas ou chás para hidratar o organismo, sendo que a hidratação do corpo pode aliviar sintomas como o nariz entupido ou a garganta dolorida.

O aumento da ingestão de bebidas deve ser mantido durante todo o resfriado até desaparecerem os sintomas.

Estou com resfriado, o que fazer? - Passo 2
3

Nariz limpo e descongestionado

É essencial manter o nariz limpo desde o primeiro momento do resfriado. Banhos quentes podem ajudar a hidratar a mucosa nasal e a descongestionar as vias respiratórias. Um spray nasal ou água salgada diluída devem ser aplicadas entre 5 e 6 vezes por dia.

Dica: Confira como fazer solução salina para a congestão nasal, nesse artigo.

4

Gargarejo com sal

Se sente a garganta dolorida ou arranhada, fazer gargarejos com água morna e sal podem ajudar. Misture meia colher (de chá) de sal em um copo de água morna. A mistura ajuda a diminuir o excesso de água nos tecidos, reduzindo a inflamação, eliminando os vírus e bactérias e limpando as mucosas, o que ajuda a eliminar os sintomas de resfriado.

Estou com resfriado, o que fazer? - Passo 4
5

Mel

Antes de tomar xaropes para a tosse, aposte em um dos melhores remédios naturais: o mel. Pode ingerir colheres de mel puro ou diluí-lo no chá, como preferir. Alguns remédios como pastilhas e sprays podem não ajudar a aliviar os sintomas, apenas fazendo o doente gastar o seu dinheiro.

Dica: Acesse também o artigo como curar tosse imediatamente para obter alívio imediato!

6

Medicamentos

Nas primeiras horas de resfriado, consulte um farmacêutico para que ele recomende analgésicos e antialérgicos que ajudam a tratar a rinite e o lacrimejamento dos seus olhos. Alguns medicamentos podem ser úteis na primeira fase do problema e prevenir o seu agravamento.

Estou com resfriado, o que fazer? - Passo 6
7

Repouse

Apesar de, na maioria dos casos, não ser necessário tirar alguns dias de folga do trabalho, o resfriado exige repouso extra. O afastamento do trabalho é uma boa forma de evitar o contágio dos colegas, mas nem todo o mundo tem acesso aos dias em casa. Se possível, fique em casa lendo um livro, tirando cochilos ou assistindo TV para promover a sua recuperação e prevenir a transmissão do vírus. Seus colegas agradecem.

8

Dieta reforçada

Uma dieta reforçada é uma excelente forma de promover a cura de um resfriado. Se não sabe o que preparar, aposte na tradicional canja de galinha. Há séculos que esse preparado é usado para tratar resfriados, tendo eficiência comprovada. O calor, o sal e o líquido são úteis para combater a infecção.

Além da canja, pode apostar em alimentos ricos em proteínas como carne, peixe ou feijões, que devem ser acompanhados de vegetais ricos em antioxidantes. Suplementos de zinco também pode ajudar a tornar os sintomas mais brandos até desaparecerem.

Estou com resfriado, o que fazer? - Passo 8
9

Cigarros e bebidas alcoólicas

Parar de fumar vai fazer com que você se sinta melhor muito mais depressa, além de prevenir que agrave os sintomas. É muito mais difícil recuperar de um resfriado para um fumante do que para um não fumante. Evite irritar ainda mais os brônquios e aumentar o risco de desenvolver pneumonia com o tabaco.

As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas a todo o custo, uma vez que aumentam a congestão das membranas mucosas e provocam desidratação, o contrário do necessário para aliviar o resfriado.

10

Atitude positiva

Alguns especialistas afirmam que uma atitude positiva é um dos segredos para vencer um resfriado. Acreditar que você pode combater o problema e vencer é uma das chaves para o fazer de verdade, sendo que pode ajudar a melhorar o sistema imunológico. Uma atitude negativa baixa as suas defesas, piorando o problema.

Estou com resfriado, o que fazer? - Passo 10
11

Agora que já respondeu à questão "Estou com resfriado, o que fazer?", dê uma olhada nesses artigos com informação útil para a sua saúde:

Como combater um resfriado com remédios caseiros

As melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou com resfriado, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Estou com resfriado, o que fazer?
1 de 6
Estou com resfriado, o que fazer?

Voltar ao topo da página