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A maçã reduz o açúcar no sangue?

A maçã reduz o açúcar no sangue?

As pessoas com diabetes devem cuidar da sua alimentação diária e seguir uma alimentação saudável e equilibrada que garanta bons níveis de glicose no sangue. Por este motivo, quando se tem esta doença é normal que surjam muitas dúvidas sobre quais são os alimentos recomendados e quais, pelo contrário, convém evitar para não obter níveis elevados de açúcar. Um dos grupos alimentares que mais dúvidas gera neste sentido é o das frutas, pois muitas delas contêm altas quantidades de açúcar e não são muito aconselháveis para os diabéticos. Mas e a maçã? Se é uma fruta tão boa e completa, também é boa para reduzir a glicose no sangue? Se quiser saber se a maçã reduz o açúcar no sangue e se é um alimento saudável para os pacientes com diabetes, continue lendo este artigo de umComo.

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A maçã ajuda a baixar o nível de glicose no sangue

A maçã é uma fruta muito completa e altamente recomendada pelos médicos e nutricionistas, pois são muitas as propriedades benéficas que possui para a saúde do organismo. Entre outras coisas, é excelente para evitar problemas intestinais e melhorar as funções digestivas, proteger o coração, manter o colesterol controlado, reduzir a pressão sanguínea, prevenir o câncer, desintoxicar o organismo, melhorar a aparência da pele, etc.

Além de tudo isso, segundo os especialistas, a maçã é uma fruta que ajuda a baixar o açúcar no sangue e a manter estáveis os níveis de glicose no sangue, motivo pelo qual é um alimento recomendado para as pessoas com diabetes, que contam com um pâncreas que não produz insulina suficiente (substância que por sua vez ajuda a regular os níveis de glicose no sangue); consequentemente, podem sofrer picos de açúcar durante o dia. De seguida, explicamos com mais detalhes por que a maçã é boa para a diabetes e para diminuir o açúcar no sangue:

Contém antioxidantes

A maçã é uma fruta que possui um elevado conteúdo de componentes antioxidantes, que a tornam em um grande alimento para proteger a saúde das células e prevenir os danos nas mesmas causados pela ação dos radicais livres. Estes antioxidantes dão à maçã um efeito anticancerígeno muito significativo, mas também fazem que ela seja excelente para prevenir a diabetes e regular a glicose, pois os radicais livres também podem causar níveis de açúcar elevados. Além disso, é boa para eliminar a placa que se acumula nos vasos sanguíneos e que pode acabar causando doenças cardíacas.

É rica em fibra dietética

Além dos antioxidante, a maçã é muito rica em fibra dietética, um nutriente que permite reduzir o processo de absorção do açúcar no sangue. Com isso, consegue-se mais energia e evitam-se os picos repentinos e rápidos de glicose no sangue devido ao consumo de outros alimentos. Da mesma forma, por ser rica em fibra, oferece uma maior sensação de saciedade, ideal para evitar beliscar entre as refeições e ingerir alimentos ricos em açúcares.

Ajuda a eliminar toxinas

A maçã destaca-se também por sua ação desintoxicante, isso quer dizer que seu consumo ajuda a eliminar os líquidos e substâncias nocivas que se vão acumulando no corpo e que, a longo prazo, podem prejudicar a sua saúde. Ao favorecer a eliminação dessas substâncias nocivas, consegue-se a eliminação das toxinas armazenadas que são gorduras saturadas e que se não forem expulsas, acabarão se convertendo em açúcar no sangue.

Como consumir a maçã para reduzir o açúcar

Por tudo o que dissemos antes, a maçã é um bom alimento para a alimentação das pessoas com diabetes, para prevenir o desenvolvimento desta doença e para beneficiar a saúde do organismo no geral. Pode incorporar a maçã na sua dieta diária e consumir uma maçã média por dia, comendo-a lavada e crua, ou optar por outras receitas que são boas soluções para reduzir o nível de glicose no sangue e para os diabéticos, são elas:

  • Água de maçã: corte uma maçã grande em pedaços pequenos e coloque-os em uma panela junto com 4 xícaras de água. Depois, acenda o fogo, deixe ferver e espere até que a água da panela se reduza pela metade. Por último, coe o líquido obtido e deixe esfriar. Esta será a água da maçã que poderá tomar todos os dias.
  • Aveia com maçã e canela: em uma panela, coloque para ferver 1/2 xícara de flocos de aveia, 1/2 colher de chá de canela e 2 xícaras de água. Depois de ferver, reduza o fogo e depois de 5 minutos, adicione 2 maçãs cortadas em pedaços pequenos; mexa e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos.
  • Suco de maçã: lave as maçãs, corte-as em pedaços pequenos e introduza os pedaços em uma panela com um pouco de água. Deixe que as maçãs cozinhem um pouco até amolecerem. Depois, verta o purê da maça em um recipiente e por último coe para obter um suco mais suave.
  • Compota de maçã sem açúcar: descasque as maçãs e corte-as em quadrados pequenos. Coloque uma panela no fogo com 1 copo de água, adicione um pouco de canela e de suco de limão a gosto. Deixe que tudo cozinhe por uns 20 minutos e, depois desse tempo, retire do fogo, espere esfriar um pouco e triture no liquidificador.

Outros alimentos bons para reduzir o açúcar

Além da maçã, existem outros alimentos que se destacam por serem bons para baixar os níveis de açúcar no sangue. Entre eles, encontram-se ingredientes como os abacates, as nozes, a canela, o vinagre de maçã, os legumes e alguns chás, como o chá de laranja ou de urtiga. Se quiser descobrir os benefícios de cada um deles e como os pode consumir, recomendamos que consulte o artigo Alimentos para reduzir a glicose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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