Partilhar

Alimentos para reduzir a glicose

Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 dezembro 2019
Alimentos para reduzir a glicose

As pessoas com diabetes podem ter subidas de açúcar durante o dia, por isso, é importante conhecer quais são os alimentos que podem ajudar a reduzir e a restabelecer os níveis de glicose no sangue. Além da alimentação, também existem alguns chás ou hábitos de vida que o conseguirão manter em um estado de saúde ótimo. Neste artigo de umComo descobrimos para você quais são os alimentos para reduzir a glicose que o ajudarão a ter uma vida saudável.

Também lhe pode interessar: Por que tenho glicose baixa
Passos a seguir:
1

Abacate. É uma das frutas mais indicadas para ajudar a reduzir o açúcar no sangue, pois é rica em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a estabilizar a insulina reduzindo, assim, os níveis de glicose no sangue. Além disso, também é indicado para ajudar a reduzir o risco de sofrer doenças coronárias. A forma de comer abacate é simples: incorpore este ingrediente em sua dieta fazendo saladas ou receitas com abacate que deixarão os seus pratos deliciosos e muito saudáveis.

Alimentos para reduzir a glicose - Passo 1
2

Maçãs. Outra fruta indicada para ajudar a reduzir o açúcar é a maçã, devido ao seu conteúdo em pectina, uma propriedade que ajuda a reduzir a absorção de açúcar e gorduras. Comendo maçãs estamos controlando o açúcar e optando por um estado de saúde equilibrado. Além disso, a maçã é formada por uma grande quantidade de água e contribui para a limpeza do organismo e eliminação de toxinas, perfeita para nos ajudar a perder peso.

Alimentos para reduzir a glicose - Passo 2
3

Nozes. Trata-se do fruto seco com maior quantidade de ácidos graxos Ômega 3, um nutriente que ajuda a reduzir a glicose e a conseguir que a insulina se mantenha estável. Além disso, as nozes também ajudam a que os vasos sanguíneos funcionem melhor, conseguindo assim prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto se quiser reduzir a glicose com a alimentação, não pode deixar de incluir nozes em suas receitas (a quantidade que se recomenda são 2 colheres de sopa por dia).

Alimentos para reduzir a glicose - Passo 3
4

Canela. É um dos melhores alimentos para reduzir a glicose já que se considera que é o que gera uma melhor resposta da insulina à glicose (ou seja, ao açúcar). Tomando canela você consegue que o corpo reduza os níveis de açúcar de forma natural e, além disso, contribui para reduzir o colesterol no sangue. De fato, por sua forma de assimilar a glicose, a canela é um dos temperos mais adequados para ajudar a perder peso; neste artigo de umComo contamos a você como perder peso com chá de canela.

Alimentos para reduzir a glicose - Passo 4
5

Vinagre de maçã. Pode conseguir reduzir o açúcar tomando vinagre de maneira habitual, tanto temperando os seus pratos como, se preferir, dissolvido em água antes de cada refeição. O vinagre funciona porque consegue que os alimentos se mantenham no estômago por mais tempo e, portanto, que a quantidade de açúcar diminua no organismo. Se optar por tomar dissolvido em água lembre-se que se trata de um produto muito ácido e que poderia prejudicar a saúde do seu estômago, por isso faça primeiro um teste de tolerância antes de começar com esta rotina.

Alimentos para reduzir a glicose - Passo 5
6

Legumes. São alimentos ricos em fibra e proteínas e, no entanto, têm uma pouca quantidade de gorduras e calorias. Mas dizemos que são bons para reduzir a glicose por seu alto teor em fibra, já que este nutriente consegue reduzir a absorção de açúcares e, portanto, evita a sua acumulação no sangue. Comendo legumes, as pessoas que sofrem de diabetes certamente não terão as subidas de açúcar após as refeições, graças ao seu conteúdo em fibra.

Alimentos para reduzir a glicose - Passo 6
7

Além destes alimentos para reduzir a glicose, saiba que também pode incorporar na sua vida diária uma série de chás que também são ideais para o açúcar. De seguida, explicamos para você 3 bebidas que o ajudarão neste caso:

  • Chá de laranja: a laranja contém "naringenina", um flavonoide que ajuda na assimilação da insulina. Para fazer esta bebida só terá que colocar para ferver um pouco de água com a casca da laranja; deixar ferver durante 10 minutos e depois coar.
  • Chá de raiz de urtiga: a urtiga consegue aumentar a secreção de insulina e reduzir a glicose, sendo ideal para conseguir reduzir o açúcar em nosso corpo. Terá que colocar a raiz de urtiga em um pouco de água e deixar ferver por uns 10 minutos; coar e já poderá beber.
  • Chá de canela: já dissemos que a canela é um dos melhores alimentos para diminuir o açúcar, por isso, preparar um chá com um pau de canela é ideal. Terá que colocar um pouco de água para ferver com dois ou três paus de canela e depois coar; tome 1 ou 2 xícaras por dia para aproveitar os seus benefícios.
Alimentos para reduzir a glicose - Passo 7
8

Mas não é só através da alimentação que você pode reduzir os níveis de açúcar; também é importante que considere uma série de hábitos que ajudarão o seu organismo a assimilar melhor a glicose e, portanto, a não sofrer esses picos de açúcar depois das refeições. Para reduzir a glicose no sangue pode fazer o seguinte:

  • Exercício físico: quando fazemos esporte conseguimos que as células aproveitem ao máximo a glicose e portanto a que está presente no sangue é reduzida.
  • Reduzir o consumo de açúcar: evidentemente que, se quiser reduzir o açúcar é fundamental que deixe de tomar produtos açucarados como bolos, doces ou refrigerantes.
  • Reduzir as quantidades: outro truque para reduzir a glicose é tomar quantidades menores e comer em diferentes momentos do dia para conseguir regular o açúcar.
  • Alimentos ricos em fibra: já dissemos antes que os legumes são recomendáveis por seu alto teor de fibra mas, no geral, todos os alimentos que sejam ricos neste nutriente conseguem reduzir a absorção do açúcar e, portanto, regular a glicose.
Alimentos para reduzir a glicose - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para reduzir a glicose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Alimentos para reduzir a glicose

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Gisely
Qual o alimento que uma mulher grávida deve comer no almoço que está com a glicose alta?
A sua avaliação:
Sergio Gomes
Como receber artigos, chás,legumes, alimentos para baixar a taxa da glicose.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sergio! Você poderá encontrar mais dicas para reduzir a glicose neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-nivel-de-glicose-no-sangue-1443.html
graça cosdem
no almoço quais os alimentos que uma mulher gravida que esta com a glicose alta devi comer?

Alimentos para reduzir a glicose
1 de 9
Alimentos para reduzir a glicose

Voltar ao topo da página