Partilhar
Partilhar em:

Benefícios da citronela para a saúde

Benefícios da citronela para a saúde

A partir da planta citronela, é possível fazer um óleo essencial que oferece grandes benefícios para a saúde do nosso organismo, além de melhorar a aparência da pele e do cabelo. Este óleo contem todas as propriedades da planta mas conta também com outros componentes que ajudam a melhorar outros aspetos da nossa saúde externa e interna. Neste artigo do umCOMO, indicamos quais são os benefícios da citronela para a saúde para que você confira todos os usos possíveis deste remédio natural e, desse jeito, possa aproveitar os seus inúmeros benefícios ao máximo!

Também lhe pode interessar: Benefícios das algas marinhas para a saúde

O óleo de citronela como diurético

Um dos benefícios da citronela para a saúde mais populares é a sua ação diurética natural, ou seja, o óleo de citronela pode ser tomado para aumentar a produção de urina e, por isso, melhorar a limpeza interna do nosso corpo, eliminando o excesso de toxinas que podem ter sido armazenadas no seu interior.

Além disso, o seu efeito diurético também é indicado para evitar a acumulação de líquidos, uma vez que promove a sua eliminação por via natural. Assim, as condições estéticas como a pele de laranja podem ser tratadas perfeitamente com este remédio caseiro.

O óleo de citronela como analgésico e anti-inflamatório

Outra das propriedades curativas do óleo de citronela consiste no fato de ser uma substância que atua como analgésico natural e, por esse motivo, pode ser usado para aliviar dores localizadas em alguma zona do seu corpo graças às suas propriedades. Se você tem feridas ou picadas de insetos, o seu efeito pode ajudar a desinfetar a zona e a diminuir a dor. O mesmo acontece caso você tenha dores musculares ou nas articulações, uma vez que basta aplicar umas gotas desse óleo na zona a tratar para ter alívio imediato.

Além desses benefícios, a citronela também possui ação antimicrobiana e antifúngica. Dessa forma, o seu óleo pode ser usado para eliminar qualquer bactéria ou fungo localizado, criando também uma barreira protetora que evita que novos parasitas penetrem o organismo.

Outro dos benefícios da citronela para a saúde é o seu poder anti-inflamatório que consegue baixar o inchaço de qualquer zona do corpo, conseguindo um alívio quase imediato. Esta característica do óleo é ideal para aliviar desconfortos relacionados com o sistema digestivo, as articulações, etc.

O óleo de citronela é ideal para as articulações

Um dos principais benefícios da citronela para a saúde está relacionado com a saúde articular uma vez que, como indicado, este óleo oferece propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, dois usos perfeitos para tratar problemas como a tendinite, a artrite ou a artrose.

Para aproveitar estes benefícios, basta aplicar este óleo topicamente sobre as articulações e deixar atuar por 20 minutos. O óleo de citronela deve ser coberto com gaze para que penetre o interior do corpo e conseguir diminuir o inchaço, acalmando a dor produzida por estas patologias.

Elimina os parasitas da pele

Se você aplicar o óleo de citronela sobre a pele, conseguirá eliminar as bactérias e a sujeira que possa estar incrustada na derme, uma vez que este óleo atua como um antimicrobiano e antifúngico. Desse jeito, é ideal para poder reduzir a presença de acne, pontos negros, espinhas, etc.

Contudo, além disso, caso você sofra de fungos nos pés ou nas unhas, o uso do óleo de citronela é perfeito para controlar a infecção e conseguir eliminar o dito fungo de um jeito completamente natural. É um dos remédios caseiros mais eficazes para tratar esta condição.

Nesse outro artigo do umCOMO, indicamos mais remédios caseiros para os fungos nas unhas.

O óleo de citronela para a pele

Em seguida, é possível conferir os benefícios da citronela para a saúde da pele, uma vez que este remédio é ideal para conseguir uma pele limpa, purificada e em perfeitas condições. Como mencionei antes, o óleo conta com propriedades antibacterianas que contribuem para eliminar imperfeições que podem provocar o aparecimento de acne, espinhas e outros. Por esse motivo, incluir a citronela nos nossos hábitos pode ajudar a manter a pele em perfeitas condições.

Além disso, graças às suas propriedades depurativas, este óleo consegue limpar a derme em profundidade, melhorar o tom e conseguir que, em conjunto, ela fique bem mais suave e limpa. Por ser aplicada sob o formato de óleo a citronela também é perfeita para hidratar a pele em profundidade e reparar as células danificadas e a secura cutânea.

Benefícios da citronela para a saúde do cabelo

Por último, o óleo de citronela também é perfeito para melhorar a saúde do cabelo e fazer com que você tenha uma cabeleira saudável, hidratada e brilhante que deixa todo o mundo com inveja. Graças ao ácido da citronela, é possível controlar a produção excessiva de oleosidade no cabelo e, por isso, fazer com que o cabelo fique muito mais limpo, solto e leve.

Outro dos benefícios deste produto é o facto de conseguir reparar o cabelo danificado e fortalecê-lo através da hidratação profunda. O resultado é um cabelo muito mais brilhante, limpo e saudável.

Para aproveitar todas estas propriedades, basta misturar um pouco de óleo de citronela com o seu champô diário e lavar os fios com esta mistura. Você também pode misturar o óleo com um pouco de água, colocá-lo e m uma garrafa com borrifador e aplicar no cabelo úmido. O resultado é um cabelo mais hidratado, brilhante e saudável.

Confira também esse artigo do umCOMO e descubra quais os melhores óleos para o cabelo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios da citronela para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Benefícios da citronela para a saúde

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios da citronela para a saúde
1 de 4
Benefícios da citronela para a saúde