Outros Alimentos benéficos para a saúde

Benefícios das frutas vermelhas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 setembro 2022
Benefícios das frutas vermelhas

Quais são as frutas vermelhas? Amoras, mirtilos, morangos, cerejas, medronheiros, etc. são algumas das frutas vermelhas que estão ao nosso alcance, oferecendo-nos um sabor delicioso e infinitas propriedades benéficas para o corpo.

Portanto, incluí-las em uma dieta balanceada é uma forma simples de ingerir nutrientes essenciais, que são fonte de saúde e juventude. Além disso, você também deve saber que a primavera e o outono são as duas épocas do ano ideais para consumir frutas vermelhas, pois estão no seu melhor momento.

Dessa forma, no umCOMO explicamos os principais benefícios das frutas vermelhas. Não perca!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios das frutas

Índice

  1. Propriedades das frutas vermelhas
  2. Retardam o dano oxidativo e o envelhecimento no nível celular
  3. Ajudam a manter o peso adequado
  4. Aliadas da saúde cardiovascular
  5. Previnem e aliviam doenças inflamatórias
  6. Previnem infecções do trato urinário
  7. Mantêm o cérebro ativo
  8. Eficazes contra resfriados

Propriedades das frutas vermelhas

Embora cada fruta vermelha tenha uma composição específica, em geral, elas compartilham características comuns que as levaram a ser consideradas um grupo de alimentos especialmente benéficos para a saúde. Estas são as principais propriedades:

  • Destacam-se as propriedades antioxidantes que lhes conferem nutrientes como vitaminas C e E, flavonóides e polifenóis, como isoflavonas e antocianinas, que são os principais responsáveis ​​pelos tons avermelhados e azulados desses alimentos.
  • Você está se perguntando se as frutas vermelhas são diuréticas? A resposta é sim, elas têm um alto teor de água e fibra solúvel, dois elementos responsáveis ​​por suas propriedades diuréticas e sua capacidade de promover o trânsito intestinal, limitando também a absorção de gordura. Por outro lado, a sua fibra proporciona uma grande capacidade saciante.
  • Considera-se que a presença de vitaminas do grupo B e minerais como fósforo ou magnésio, que são especialmente importantes para o bom funcionamento das conexões nervosas e dos processos cerebrais, conferem propriedades neuroprotetoras.
  • Os nutrientes específicos das frutas vermelhas ajudam a manter o sistema imunológico em boas condições e algumas, especialmente framboesas, mirtilos e amoras, são poderosos anti-inflamatórios naturais que também possuem propriedades antibacterianas.

Todas essas propriedades são responsáveis ​​pelos múltiplos benefícios das frutas vermelhas, que as levaram até a serem consideradas alimentos funcionais, que não apenas fornecem nutrientes, mas também desempenham diversas funções no que diz respeito ao cuidado com o corpo. Além disso, abaixo explicamos os principais benefícios:

Benefícios das frutas vermelhas - Propriedades das frutas vermelhas

Retardam o dano oxidativo e o envelhecimento no nível celular

Comer frutas vermelhas regularmente é uma excelente maneira de cuidar de nós mesmos por dentro e por fora, pois suas propriedades antioxidantes as tornam poderosas aliadas na hora de frear a ação dos radicais livres, responsáveis ​​pela deterioração do corpo a nível celular. São aliadas da beleza, pois contribuem para o bom estado da pele, mantendo uma boa hidratação e minimizando o aparecimento de rugas prematuras.

Se você quer saber quais são as frutas vermelhas, confira nosso outro artigo.

Ajudam a manter o peso adequado

As frutas vermlhas são alimentos com alto teor de água e com presença mínima de carboidratos. Além disso, sua fibra promove o trânsito intestinal adequado, tornando-as verdadeiros alimentos “detox”, que não só ajudam a purificar o organismo, como também são excelentes aliados quando o objetivo é manter um peso saudável ou perder quilos extras.

Benefícios das frutas vermelhas - Ajudam a manter o peso adequado

Aliadas da saúde cardiovascular

Este é um dos grandes benefícios das frutas vermelhas congeladas ou descongeladas, pois a sua ingestão, graças à fibra que fornece, retarda a absorção de gorduras, incluindo o mau colesterol, diretamente relacionado com a obstrução das artérias e as patologias cardiovasculares. Portanto, incluir essas frutas na dieta é um remédio simples para reduzir os níveis excessivamente altos de colesterol no sangue.

Benefícios das frutas vermelhas - Aliadas da saúde cardiovascular

Previnem e aliviam doenças inflamatórias

As frutas vermelhas, principalmente as ricas em antocianinas, como mirtilos e cerejas, são eficazes na prevenção ou melhora de doenças inflamatórias, como artrite ou inflamação intestinal, reduzindo a dor e o inchaço.

Previnem infecções do trato urinário

A ação purificante que caracteriza o conjunto de frutas vermelhas favorece, através da urina, a expulsão de gorduras e toxinas do organismo. Além disso, suas propriedades antibacterianas podem ser de grande ajuda na prevenção de infecções do trato urinário, especialmente quando são recorrentes. Elas também são eficazes na redução de desconfortos comuns associados, como coceira ou ardência. Você deve saber que a infusão ou o chá de frutas vermelhas são altamente recomendados para esse tipo de desconforto.

Mantêm o cérebro ativo

Embora os estudos sobre os benefícios das frutas vermelhas para o bom funcionamento do cérebro continuem, muitos explicam que esses alimentos são um coquetel de vitaminas antioxidantes, juntamente com minerais e pigmentos essenciais como a antocianina, elementos necessários para manter as funções cognitivas. Acredita-se que as frutas da floresta possam promover a concentração e a memória.

Eficazes contra resfriados

Devemos lembrar que as frutas vermelhas são uma fonte natural de vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico e, principalmente, necessária para prevenir e neutralizar doenças virais comuns, como congestão nasal, gripes e resfriados. Por outro lado, você também deve ter em mente que tudo em excesso não é bom, portanto, comer frutas vermelhas todos os dias não é recomendado.

Se quiser incluir frutas vermelhas na sua dieta de outras maneiras, ensinamos como fazer molho de frutas vermelhas para complementar as suas receitas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios das frutas vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios das frutas vermelhas