Partilhar

Quais os benefícios do cranberry

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios do cranberry
Imagem: beempoweredhere.wordpress.com

Cranberry é um fruto vermelho originário dos Estados Unidos, que também recebe outros nomes como oxicoco, mirtilo-vermelho ou arando-vermelho, devido à sua semelhante aparência. Apesar de ser um fruto pequeno, ele é conhecido pelos vários benefícios para a nossa saúde. O cranberry é rico em antioxidantes, para além de outros minerais como a vitamina A, C e D. E o melhor de tudo é que é uma fruta com baixo teor calórico, o que a torna em uma fruta ótima se estiver fazendo dieta. Fique por dentro dos benefícios do cranberry, neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do wasabi

Benefícios do cranberry

Este fruto vermelho é benéfico para a nossa saúde devido ao seu conteúdo em fibras, vitamina A, C, D e minerais como fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, o cranberry contém ainda compostos bioativos, como os flavonoides e antocianinas, que são responsáveis pelas propriedades antioxidantes do cranberry.

O benefício mais difundido do cranberry é o seu poder para prevenir e tratar infecções do trato urinário. Este fruto contém uma substância que evita a aderência de bactérias às paredes da bexiga e uretra, prevenindo assim infecções urinárias.

Por ser rico em antioxidantes, o cranberry ajuda a prevenir câncer e tumores. Estudos revelam que este fruto pode impossibilitar a proliferação de células tumorais no pulmão, próstata, útero e cólon. Além disso, em pacientes com leucemia, diabetes tipo 2 e portadores de doenças cardiovasculares, a ingestão de cranberry é comum.

Outro dos benefícios do cranberry é que ajuda a evitar gastrites e úlceras, devido à presença de proantocianidinas. Esta substância impede assim a fixação de determinadas bactérias na mucosa estomacal.

Mas o cranberry não fica por aqui, ele apresenta ainda outros benefícios para a nossa saúde como:

  • Previne gripes e resfriados devido ao seu conteúdo em vitamina C, que fortalece o sistema imunitário.
  • Contém substâncias que auxiliam na produção de colágeno, que ajudam a retardar o envelhecimento celular.
  • Auxilia na redução de colesterol ruim no sangue.
  • Evita a constipação intestinal, uma vez que ajuda a liberar o fluxo intestinal.
  • Previne placas bacterianas nos dentes, uma vez que atua contra a fixação de bactérias que causam a placa.
  • Produz saciedade e é um fruto pouco calórico, o que o torna perfeito em dietas de emagrecimento.
Quais os benefícios do cranberry - Benefícios do cranberry
Imagem: blog.aicr.org

Como consumir cranberry

Você pode encontrar o cranberry em forma de fruta fresca, suco, calda e desidratada. A melhor forma de consumir cranberry é a ingestão da fruta fresca ou seca. O suco de cranberry industrializado não é a melhor forma de consumir este fruto, uma vez que esta versão contém açúcar e não é recomendável para diabéticos. Por isso, o melhor seria fazer o seu próprio suco de cranberry em casa, sem adicionar açúcar, o que o tornar um pouco ácido.

Para que consiga se beneficiar de todas as propriedades do cranberry, o recomendável é consumir 480 ml do seu suco diariamente, sendo esta a quantidade máxima recomendável.

Gestantes ou mulheres em período de amamentação só não deverão tomar cranberry em forma de cápsulas. A ingestão do suco ou da fruta fresca não causa nenhum perigo. É importante lembrar que portadores de diabetes não deverão tomar o suco de cranberry industrializado, uma vez que contém açúcar em sua composição. Além disso, pacientes com histórico de pedras nos rins só deverão consumir cranberry sob orientação médica.

Quais os benefícios do cranberry - Como consumir cranberry
Imagem: sucosfuncionais.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do cranberry, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • O consumo excessivo de suco de cranberry pode causar alguns efeitos colaterais como diarreia leve e dor de estômago.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do cranberry

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os benefícios do cranberry
Imagem: beempoweredhere.wordpress.com
Imagem: blog.aicr.org
Imagem: sucosfuncionais.com
1 de 3
Quais os benefícios do cranberry

Voltar ao topo da página