Partilhar

Benefícios e efeitos colaterais da taurina

Por Sara Silva. Atualizado: 12 junho 2018
Benefícios e efeitos colaterais da taurina

Talvez você conheça a taurina dos alimentos para gatos e dos energéticos, dado que ela é uma sustância popular nesses produtos. No entanto a taurina também é produzida naturalmente pelo corpo humano, sendo um ácido orgânico presente na bílis, músculos, ossos esqueléticos, sistema nervoso central, coração e intestino. Por essa razão, e ao contrário do que se acreditava há uns anos, a taurina é importante para o nosso organismo, estando envolvida em vários processos metabólicos, mas que pode se tornar duvidosa quando em excesso. Para saber mais acerca dos benefícios e efeitos colaterais da taurina, continue lendo este artigo umComo.com.br!

 

Também lhe pode interessar: Vitaminas para dar mais energia

Mais acerca da taurina

Estima-se que uma pessoa que pese 70 kg apresente, aproximadamente, 70 gr de taurina no seu corpo. Essa quantidade corresponde a, por exemplo, 70 vezes mais que a encontrada em uma lata de 250 ml da conhecida bebida energética Red Bull, na qual a taurina desempenha a função de desintoxicar o corpo para facilitar a absorção dos componentes energéticos.

A taurina também pode ser encontrada em grande quantidade no leite materno e leites em pó, sendo essencial para o bom desenvolvimento de recém-nascidos, bebés e crianças.

Alimentos de origem animal, como carne, peixe e marisco também contêm taurina, bem como alguns vegetais como a beterraba e o feijão, ainda que em menores quantidades.

 

Benefícios e efeitos colaterais da taurina - Mais acerca da taurina

Benefícios da taurina

Quando você se coloca em situações que causam estresse ao seu corpo como, por exemplo, um treino de musculação, a necessidade de taurina aumenta. É por essa razão que ela é divulgada em muitas das bebidas energéticas. Quando combinada com cafeína, a taurina funciona como estimulante do sistema nervoso central, o que deixa você mais ligado e energético.

Relativamente ao sistema cardiovascular, a taurina desempenha um papel importante na melhoria do funcionamento do coração, ao facilitar a passagem de substâncias como potássio, cálcio e magnésio para dentro e para fora das células, estabilizando assim as membranas celulares e a tensão arterial.

Outro benefício da taurina está relacionado com a desintoxicação do corpo, pois ela facilita a eliminação de toxinas. Por essa razão ela é também benéfica na medida em que ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Mas os benefícios deste ácido não se ficam por aqui: a taurina promove a saúde dos olhos, ao regular a pressão osmótica do olho e proteger as células da retina; é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento motor na infância; tem ação antioxidante combatendo os radicais livres que levam ao envelhecimento das células e diminui a pressão arterial.

 

Benefícios e efeitos colaterais da taurina - Benefícios da taurina

Efeitos colaterais da taurina

A taurina não apresenta malefícios para adultos nem crianças quando tomada em quantidades adequadas e por via oral, fato comprovado devido a estudos científicos que têm vindo a ser realizados em pessoas adultas e crianças até 4 meses.

No entanto, e de forma geral, existe falta de informação quanto aos efeitos colaterais do consumo em excesso de taurina, sobretudo por parte de grávidas e lactantes. Nestes casos o melhor procedimento é evitar consumir este aminoácido em quantidades maiores que a dose diária recomendada - entre 3 a 6 gramas.

Indivíduos que sofram de transtorno bipolar também deverão evitar consumir granes quantidades de taurina, pois acredita-se que a substância tende a piorar o distúrbio.

 

Benefícios e efeitos colaterais da taurina - Efeitos colaterais da taurina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios e efeitos colaterais da taurina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios e efeitos colaterais da taurina

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios e efeitos colaterais da taurina
1 de 4
Benefícios e efeitos colaterais da taurina

Voltar ao topo da página