Partilhar

Causas da dor nas costas ao respirar

Por Nicolas Santos. Atualizado: 10 dezembro 2019
Causas da dor nas costas ao respirar
Imagem: vivomaissaudavel.com.br

A dor nas costas durante a respiração pode ter diversas origens, mas a maioria dos casos vem de origens musculares, relacionadas a carregamento de peso excessivo, mau jeito, postura inadequada, etc. Dores que aparecem somente ao respirar podem significar lesões nas costelas, mas isto só em casos de algum impacto forte na região.

As pessoas costumam associar estes problemas com doenças pulmonares, até um certo ponto pode ser considerado como verdade, mas no caso da pneumonia por exemplo, a dor nas costas é apenas um dos sintomas e se essa dor não vem acompanhada de febre, falta de ar ou tosse não podemos levá-la em conta. Somente um médico pode avaliar exatamente o que pode ser a causa da dor, de acordo com o seu histórico. Entretanto, neste artigo umComo te diz quais as causas da dor nas costas ao respirar, apontando alguns exemplos.

Também lhe pode interessar: Por que é importante respirar pelo nariz

Dor nas costas ao respirar fundo

Este caso pode estar mais associado à gravidez ou asma, ou quando a gravida tem asma. O bebê, conforme vai crescendo, aumenta a pressão na caixa torácica, assim como o diafragma, limitando um pouco a nossa capacidade de respirar fundo. Isto também pode ser devido a gases - este caso, mais comum - ou quando a grávida dorme de mal jeito.

Sugestão: Se você sente dor nas costas quando tosse, confira as possíveis causas do problema no artigo - Dor nas costas ao tossir, o que pode ser?

Dor nas costas com aperto no peito

O aperto no peito, quando a pessoa já sente dor nas costas pode significar uma série de problemas, estes, dependem do seu histórico e da situação da sua saúde, por exemplo:

Pessoas que sentem apertos no peito podem vir a ter um infarto, ainda mais nos casos onde o indivíduo já está acima do peso, possui pressão ou colesterol alto. Caso o sujeito já possua um desses problemas, a ajuda médica deve ser solicitada o mais rápido possível, ligando para 192 e informando sobre a situação.

Leia também:

Dor nas costas ao respirar normalmente

Pode sim ter relação com o pulmão, mas como foi dito, não necessariamente indicará uma doença e sim, como causa consequente dela. Por este motivo é muito difícil identificar doenças apenas com o relato de "dor nas costas ao respirar".

Por via das dúvidas, não custa nada tentar aliviar a dor e se ela persistir, aí sim seria bom procurar um médico. Para aliviar a dor nas costas, tente aplicar uma compressa morna na região.

Em caso de dúvidas, deixarei uma lista de doenças e problemas de saúde (mental e física) que podem estar relacionados ou serem causadores de dores nas costas, na hora de respirar e também alguns links de artigos que temos sobre cada um destes problemas:

Dica: Acesse também esse artigo e descubra a resposta - Dor nas costas e falta de ar, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da dor nas costas ao respirar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Causas da dor nas costas ao respirar
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Causas da dor nas costas ao respirar

Voltar ao topo da página