PARTILHAR

Causas das gengivas inflamadas

Causas das gengivas inflamadas

Talvez a boca seja um dos piores lugares do corpo para sentir dor. Uma simples dor de dentes pode se tornar numa completa tortura na hora de comer, e o mesmo podemos dizer das gengivas inflamadas, com uma dor que nos acompanha ao longo do dia. Ainda que cuide das suas gengivas e siga direito os conselhos do seu dentista para cuidar da sua boca, pode ser que sofra de uma inflamação nas gengivas, por isso em umComo vamos explicar as principais causas das gengivas inflamadas para que possa prevenir ainda mais este problema.

Também lhe pode interessar: Como tratar as gengivas inflamadas
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns das gengivas inflamadas é a gengivite, que vem acompanhada de dor e de sangramento. É preciso tratar direito, caso contrário corremos o risco da gengivite se converter em uma periodontite crônica, colocando em risco os nossos dentes. Se as gengivas sangram, incham e doem ao mastigar é porque a gengivite está em fase aguda e formaram-se umas bolsas de bactérias que proliferam devido à falta de oxigênio.

Por detrás da gengivite pode ter problemas do sistema imunitário ou uma higiene bucal incorreta (depósitos de tártaro, placa bacteriana, cáries, etc.).

2

Por detrás de uma inflamação das gengivas podemos encontrar um problema na restauração dos dentes ou uma prótese dental mal ajustada. As dentaduras postiças não estão a salvo destes problemas e também podem provocar gengivite ou outros problemas relacionados com a higiene, por isso convém ir ao especialista no caso de dor.

Causas das gengivas inflamadas - Passo 2
3

Uma má higiene ou uma má nutrição também podem provocar uma inflamação nas gengivas que não tenha nada a ver com a gengivite. O mesmo podemos dizer de hábitos como o tabagismo, que inclui a inflamação das gengivas entre os seus efeitos. O abuso de metanfetaminas é outro hábito perigoso para a nossa saúde que pode produzir uma inflamação nas gengivas.

4

Também podemos sofrer de uma inflamação das gengivas por culpa de uma infecção bacteriana ou por fungos e inclusive por um vírus. Doenças como diabetes, câncer, anemia, síndrome de Behcet (inflamação dos vasos sanguíneos), problemas cardíacos ou escorbuto (falta de vitamina C) podem vir acompanhados de sintomas como a inflamação das gengivas.

Causas das gengivas inflamadas - Passo 4
5

Em períodos da vida onde sofremos grandes mudanças hormonais é possível que as gengivas também se inflamem. Falamos geralmente da época da puberdade, gravidez, menopausa e pós-menopausa. Apesar de ser um sintoma que pode ocorrer não deve ser considerado normal e deixado sem tratamento, é sempre conveniente ir ao médico ou dentista, especialmente no caso das grávidas.

6

Neste artigo de umComo contamos para você alguns dos remédios caseiros contra a inflamação das gengivas mas, de qualquer forma, em umComo recomendamos que no caso de dor nas gengivas consulte um especialista, a única pessoa que está capacitada profissionalmente para diagnosticar o problema e oferecer a melhor solução para cada caso.

Causas das gengivas inflamadas - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas das gengivas inflamadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
marcia
os 4dentes do meio que fica embaixo estao um pouco inchado e doendo o que pode ser parece que esta precionando os dentes,

A sua avaliação:
idilio penicela
ola boa tarde, a minha questão é, a gengiva pode causar o mau alito?pricipalmente quando ela estiver com um ferimento ligeiro, por ex: quando nasce um novo dente.
jorge alves biserra
Uma boa informação é sempre bem vinda. Eu acho que está ajudando a muitas pessoas que sofrem com esses casos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jorge! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Causas das gengivas inflamadas
1 de 4
Causas das gengivas inflamadas

Voltar ao topo da página ↑