PARTILHAR

Por que as gengivas inflamam

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que as gengivas inflamam
Imagem: salud.facilisimo.com

As gengivas são uma parte extremamente sensível da cavidade bucal e estão expostas ao contato direto com muitas bactérias que se não forem eliminadas com uma higiene adequada, podem dar lugar à inflamação, à vermelhidão e à irritação das mesmas. A presença de placa bacteriana é um dos principais motivos que origina problemas na saúde das gengivas, mas também há outros fatores que influenciam em seu inchaço. Se quiser saber em detalhe por que as gengivas inflamam e conhecer as causas mais frequentes, preste atenção no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar as gengivas inflamadas
Passos a seguir:
1

A causa mais comum da inflamação das gengivas é sofrer de gengivite. Trata-se de uma doença leve das gengivas que além de inflamação, provoca irritação, vermelhidão, inchaço e inclusive sangramento ao escovar os dentes ou usar o fio dental. Esta costuma ser ocasionada por uma acumulação da placa bacteriana, que contém bactérias que atacam as gengivas provocando sua inflamação. É fundamental manter uma higiene bucal adequada para evitar seu aparecimento e visitar o dentista assim que forem notados os primeiros sintomas, pois caso contrário esta condição avançará e piorará podendo derivar em uma periodontite, o que significaria a deterioração irreversível dos dentes.

Por que as gengivas inflamam - Passo 1
Imagem: juanbalboa.com
2

O alinhamento anormal dos dentes, chamado medicamente de oclusão dental incorreta, é outra condição que pode dar resposta à pergunta de por que as gengivas inflamam. Esta impede que os dentes superiores encaixem bem com os inferiores, dificultando assim a mordida, provocando alterações nas gengivas e inclusive dificuldades na respiração bucal. Esta situação requer um tratamento de ortodontia a fim de corrigir a posição dos dentes e evitar doenças periodontais e transtornos nas articulações e músculos que se encarregam da mastigação.

Por que as gengivas inflamam - Passo 2
Imagem: clinicadentallopezrodrigo.es
3

No entanto, também existem casos nos quais as obturações mal feitas, as coroas mal colocadas ou as próteses e outros aparelhos dentais mal ajustados podem acabar originando que as gengivas inflamem, fiquem vermelhas e apareçam incômodos graves. Nestes casos, deve-se ir ao dentista o quanto antes para que ele corrija aquilo que for necessário.

Por que as gengivas inflamam - Passo 3
Imagem: tuodontologa.com
4

Outra das possíveis causas da inflamação de gengivas são as infecções por fungos que afetam a cavidade bucal, como por exemplo a candidíase. Esta provoca o aparecimento de placas brancas na boca, incômodos ao engolir, inchaço das gengivas e sangramento ao escovar os dentes. Para curá-la é imprescindível submeter-se a um tratamento médico antimicótico que erradique completamente a infecção.

Por que as gengivas inflamam - Passo 4
Imagem: msdsalud.es
5

As alterações hormonais que ocorrem em etapas como a puberdade, a gravidez ou a menopausa também podem implicar que as gengivas inflamem um pouco. Acontece que durante estes períodos, as gengivas encontram-se bem mais sensíveis frente às substâncias tóxicas que se acumulam na cavidade bucal e é normal que acabem irritadas, avermelhadas e inclusive que sangrem ligeiramente.

Imagem: saludpasion.com

6

Há verdadeiras doenças sistêmicas como são a diabetes, a leucemia e a aids que causam lesões na boca, bem como a inflamação das gengivas. Doenças das gengivas como a gengivite e a periodontite são mais frequentes e intensas em pacientes que têm um sistema imunológico debilitado, daí a importância de exagerar na higiene bucal e ir ao dentista com maior frequência.

Por que as gengivas inflamam - Passo 6
Imagem: dentistaentuciudad.com
7

Não esqueça de ir ao seu dentista diante dos primeiros sintomas de inflamação nas gengivas para descartar problemas de saúde mais graves. No artigo Como tratar as gengivas inflamadas você pode encontrar alguns conselhos que ajudarão você a aliviar os incômodos que geram.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as gengivas inflamam, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que as gengivas inflamam
Imagem: salud.facilisimo.com
Imagem: juanbalboa.com
Imagem: clinicadentallopezrodrigo.es
Imagem: tuodontologa.com
Imagem: msdsalud.es
Imagem: dentistaentuciudad.com
1 de 6
Por que as gengivas inflamam

Voltar ao topo da página ↑