Partilhar

Como aumentar a autoestima

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aumentar a autoestima

Manter um nível de autoestima ideal é mais importante do que costumamos acreditar, já que a confiança, a avaliação positiva e a segurança em nós mesmos são essenciais para nos ajudar a atingir todas as nossas metas. Não se trata apenas de nos sentirmos seguros com nosso aspecto físico, mas também de nos sentirmos cômodos desenvolvendo nossas tarefas cotidianas em nosso trabalho ou nos estudos, manifestando nossos pensamentos ou opiniões, relacionando-nos com nossos amigos ou conhecidos e também em nossa relação amorosa. Está se perguntando como aumentar sua autoestima para se sentir melhor com você mesmo? Neste artigo de umComo.com.br damos a você alguns conselhos para que consiga com sucesso.

Também lhe pode interessar: Truques para aumentar a autoestima
Passos a seguir:
1

Há dois aspectos fundamentais na formação de nossa autoestima: o modo no qual sentimos que outros nos veem e nos valorizam, e o modo no qual nós mesmos nos valorizamos e nos sentimos. É fundamental ter confiança e segurança em nós mesmos, construir alicerces sólidos para a criação do nosso eu, antes de pensar em como os outros nos veem ou valorizam.

Na medida em que acredita em você mesmo, quanto mais apostas positivas fizer em si mesmo, mais seguro se sentirá e mais poderá mostrar ao mundo quem é para conseguir que seu meio aprenda a aceitar e amar você. Se não acredita em si mesmo, também não acreditará o quão valioso é para outros.

2

Para aumentar sua autoestima e aprender a acreditar em si mesmo, ganhando essa segurança que falta em determinados aspectos de sua vida, é muito importante que comece entendendo que a perfeição não existe. Ninguém é perfeito, todos temos defeitos, debilidades, medos e inseguranças que fazem parte de quem somos, mas que não podem ser os que dominam sua personalidade.

Entender que melhorar nossa autoestima não se trata de ser perfeitos, mas de nos sentirmos bem conosco mesmos, é o primeiro passo para potencializar tudo aquilo que nos faz especiais e nos sentir mais seguros.

Como aumentar a autoestima - Passo 2
3

É importante que se concentre em suas características positivas em vez de seus defeitos para aumentar sua autoestima. Cada vez que pensar que não pode conseguir algo, tente anular esse pensamento negativo com todas aquelas características que ajudarão você a conseguir o que deseja.

Por exemplo, se sente que nunca conseguirá esse trabalho ou superará esse exame, pense que sim o fará porque é inteligente, ativo, comprometido, etc. Ter claras suas qualidades positivas são os pilares na construção de sua autoestima.

Como aumentar a autoestima - Passo 3
4

Não se concentre em ser perfeito, mas em atingir o objetivo a que se propõe, isto ajudará você a aprender a dar menos importância à perfeição. Comparar-se com outros não é bom mas pode analisar quais características benéficas da outra pessoa você pode pôr em prática para ser melhor. Por exemplo, se tem um colega que se destaca sempre nos estudos ou no trabalho porque sabe se concentrar para atingir suas atividades com sucesso, ao invés de se comparar, sentir inveja e dizer que não é como ele, pegue nessa qualidade e tente aplicar à sua própria vida para crescer como pessoa.

5

Um aspecto fundamental para aumentar nossa autoestima e mantê-la em um bom nível é aprender dos nossos erros em vez de nos deixarmos derrotar por eles. Assuma suas responsabilidades com maturidade e não culpe outros de seus fracassos, em vez de se martirizar identifique no que fracassou e use isso para ser uma pessoa melhor.

Quanto melhor se sentir com você mesmo, quanto mais experiência acumular por seus erros, mais sábio será e mais seguro se sentirá com sua própria vida.

Como aumentar a autoestima - Passo 5
6

Há algo de si mesmo que lhe incomoda e que afeta sua autoestima, mas que pode mudar? Então o que está esperando! Queixar-se é muito fácil, o difícil é tomar ações que nos impulsionem à mudança.

Se sente que está acima de seu peso, então cuide de sua alimentação e faça exercício, se não gosta de sua aparência, aposte por uma mudança de look, se sente que está estagnado no trabalho, inicie novos projetos que ajudem você a crescer profissionalmente: aprenda um novo idioma, vá a um curso de interesse, desenvolva algum hobby que interesse você.

Sempre há opções para ser melhor, o importante é identificá-las e pô-las em prática.

Como aumentar a autoestima - Passo 6
7

E o que acontece com o que não podemos mudar? Pois é importante aprender a aceitá-lo e a viver felizes com isso. Nem tudo aquilo que nos gera insegurança pode ser mudado, mas a maturidade e o crescimento pessoal consistem em aceitar isso que não pode ser modificado, aprender com isso e não permitir que nos afete além da conta.

8

Há muitas atividades que podem ajudar você a aumentar a autoestima e que convém pôr em prática para se sentir melhor, algumas delas são:

  • O exercício físico frequente, pois nos ajuda a liberar endorfinas que melhoram o nosso estado de ânimo e nos fazem sentir mais positivos e felizes.
  • Atividades como a ioga ou o pilates, que ajudam a pôr o nosso corpo e mente em equilíbrio.
  • Fazer alguma atividade na qual saibamos que somos bons sempre nos ajuda a melhorar a confiança em nós mesmos. Pratique isso que gosta e faça que forme parte de sua vida.
  • Passar tempo com pessoas que amamos, que nos aprecia e respeita, também nos ajuda a ficar bem.
  • Realizar mudanças em nosso meio que nos ajudem a estar mais emocionados e felizes. Um corte de cabelo, comprar roupa nova, pintar o quarto de outra cor, trocar os óculos, qualquer pequeno detalhe pode fazer você se sentir renovado e mais seguro de si mesmo.
Como aumentar a autoestima - Passo 8
9

Lembre-se ainda que você é importante, que é o mais importante acima de qualquer outra pessoa. Não se trata de ser egoísta, simplesmente pense que se você não estiver bem, não poderá ajudar os outros, não pode ser infeliz e miserável só para ajudar alguém, só para satisfazer a alguém de seu meio ou para cumprir as expectativas que outros têm sobre você.

Sua felicidade é o mais importante, porque na medida que estiver bem verá o mundo de forma positiva e as coisas darão certo para você.

10

E se ainda precisa de um empurrãozinho a mais, então convidamos você a ler o nosso artigo sobre como aumentar minha confiança.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a autoestima, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como aumentar a autoestima

O que lhe pareceu o artigo?

Como aumentar a autoestima
1 de 6
Como aumentar a autoestima

Voltar ao topo da página