Partilhar

Como começa a menopausa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como começa a menopausa

A menopausa é um processo fisiológico feminino onde os ciclos menstruais de uma mulher cessam e a incapacidade de ficar grávida é iminente. Muitas mulheres temem a menopausa porque representa muitas mudanças no organismo feminino, no entanto, a sua chegada é reconhecida a tempo e procura-se assessoramento médico; este processo não tem que ser uma etapa negativa.

Para conhecer como começa a menopausa, neste artigo de umComo desenvolvemos amplamente as consequências deste ciclo no corpo feminino, os seus primeiros sintomas, causas e como a tratar.

Também lhe pode interessar: Com que idade começa a menopausa?

Como começa a menopausa

A menopausa começa quando os ovários deixam de produzir óvulos e, portanto, diminui a produção de progesterona e estrógeno. Quando a produção regular destes hormônios é afetada, a mulher começa a ter os primeiros sinais de que a menopausa está presente: ciclos menstruais escassos ou irregulares.

Durante este processo pode ser considerado que a mulher já sofre de menopausa e as menstruações são cada vez menos frequentes até que cessam; é então quando começamos a falar de pós-menopausa. Estima-se que esta mudança fisiológica dura um ano.

Sintomas do início da menopausa

Alguns dos sintomas mais comuns do início do período da menopausa são:

  • Pode ser identificada que a menopausa começa quando as mulheres começam a observar mudanças de humor, muitas vezes costumam sofrer de depressão e algumas ficam muito irritadas.
  • O calor é um dos principais fatores que indicam à mulher que a menopausa está começando, pois começa a sofrer elevações de temperatura que produzem sufoco inclusive quando ninguém ao seu redor sente calor.
  • Através do sexo também pode ser determinado o início da menopausa pois a vagina fica mais ressecada e é mais difícil de ficar lubrificada durante a excitação, algo que pode causar dor durante a relação sexual. A falta de lubrificação na vagina pode fazer a mulher mais propensa a sofrer infecções.
  • Para saber como começa a menopausa é importante estar atenta aos batimentos cardíacos. Muitas mulheres sentem arritmias e acelerações do ritmo cardíaco.
  • O peso corporal também se modifica quando a menopausa começa, pois é comum que a mulher ganhe cintura, perca massa muscular e engorde um pouco.
  • A mulher também pode sofrer calafrios, insônia e vermelhidão nas bochechas por conta da mudança hormonal.
  • A dor de cabeça é um dos principais sinais de que a menopausa começa. No geral é muito forte, às vezes com enxaquecas, e pode se repetir diariamente.

Recomendações para quando a menopausa começa

É importante saber enfrentar a menopausa corretamente para lidar com os sintomas e levar este processo da melhor forma possível, para que não se torne em uma etapa negativa das nossas vidas e das pessoas ao nosso redor.

  • A primeira coisa que deve ser feita quando começa a menopausa ou quando suspeita da sua chegada iminente, é ir ao ginecologista para receber o tratamento necessário segundo a etapa do ciclo em que se encontra e as recomendações apropriadas.
  • Além disso é recomendável seguir uma alimentação especial durante a menopausa para combater o aumento involuntário de peso e dar ao organismo fibra e nutrientes que ajudem a compensar alguns sintomas.
  • O uso de lubrificantes comerciais pode ser de grande ajuda para reduzir a secura vaginal e não sentir dores durante o ato sexual.
  • O uso de roupa larguinha e ter um leque sempre à mão é muito útil para que as mulheres possam ter o controle das ondas de calor e sufoco e se recuperar quando aparecem.
  • Compreender que, se por um lado a menopausa é considerada como a chegada da velhice, por outro é um processo natural pelo qual todo o corpo feminino passa. Assumir a menopausa como ela é, como mais uma etapa da vida, é necessário para evitar a depressão. Também é importantíssimo saber como sair de uma depressão e melhorar o estado de ânimo.
  • Praticar ioga, natação, caminhar 40 minutos diários e tomar chás relaxantes pode ajudar a dissipar os batimentos acelerados do coração.

Pós-menopausa

Após a menopausa é comum que todos os sintomas da menopausa tenham desaparecido. No entanto, é importante seguir um controle médico para que o especialista possar ficar de olho nas mudanças que a troca hormonal tenha causado no organismo.

A densidade óssea costuma diminuir depois da mulher atravessar a menopausa, por isso é importante consumir cálcio e realizar uma densitometria óssea anual para saber o estado dos ossos e prevenir a osteoporose a tempo.

Além disso, cada mulher pode ter sintomas diferentes, mais ou menos fortes durante a menopausa, pois o estilo de vida da mulher, atividade física e estado emocional incidem muito no aparecimento da menopausa e da pós-menopausa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começa a menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como começa a menopausa

O que lhe pareceu o artigo?

Como começa a menopausa
Como começa a menopausa

Voltar ao topo da página