Partilhar

Como emagrecer na menopausa

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 13 fevereiro 2019
Como emagrecer na menopausa
Imagem: meuportal.net

A menopausa é um período na vida das mulheres temido, pelas muitas mudanças físicas que ocorrem ao mesmo tempo, afetando assim o humor, a energia e o desejo sexual da mulher. Este período representa o fim do ciclo menstrual e da fertilidade da mulher, em que os ovários deixam de produzir progesterona e estrogênio. Devido à diminuição da produção destes hormônios, a mulher começa a perder massa muscular, que por conseguinte dá origem ao ganho de peso. Por isso, é importante ter em atenção ao que come, não só para não ganhar uns quilinhos a mais, mas também para passar melhor esta fase da sua vida. Se quer passar esta fase sentindo-se melhor consigo mesma, então siga as dicas de umComo para saber como emagrecer na menopausa.

Também lhe pode interessar: Como perder peso na menopausa
Passos a seguir:
1

A diminuição da produção de progesterona e estrogênio não só causa perda de massa muscular e consequente aumento de peso (principalmente na região abdominal), como também tem outros impactos físicos negativos na mulher, como ressecamento da pele, enfraquecimento do cabelo e das unhas, flacidez, para além dos suores noturnos, diminuição do desejo sexual, entre outros.

2

Com todas estas alterações hormonais, perder peso torna-se ainda mais difícil. Para além disso, perder peso a partir dos cinquenta anos não é tão fácil que como nos vinte, a dieta e os exercícios mudam e a determinação e o foco tem de ser muito maior.

3

Vale a pena redobrar o cuidado na alimentação nesta fase, não só com o intuito de perder peso, mas também porque nesta fase tem grandes probabilidades de aumentar a qualidade de vida. Para além disso, a gordura abdominal está relacionada com alguns problemas de saúde como a hipertensão e a diabetes. A pensar nisso, damos-lhe uma lista de alimentos que deve incluir na sua dieta durante a menopausa:

  • Dê preferência aos alimentos com vitamina C, como as frutas cítricas.
  • Para conseguir uma pele mais hidratada e com uma melhor aparência, inclua alimentos ricos em vitamina E na sua dieta.
  • Peixe, como o salmão ou atum.
  • Aveia, soja e linhaça, para controlar o colesterol e melhorar o trânsito intestinal.
  • Alimentos integrais.
  • Para fortalecer os ossos, consuma alimentos com cálcio.
  • Não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Use azeite tanto para cozinhar como para temperar saladas.
  • E se tiver problemas para dormir, beba um chá de camomila ou tília antes de deitar.
Como emagrecer na menopausa - Passo 3
Imagem: dailymail.co.uk
4

E para evitar a acumulação de gordura na zona abdominal, saiba que alimentos deve evitar durante a menopausa:

  • Frituras;
  • Pratos demasiado condimentados;
  • Café ou bebidas com cafeína;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Carnes com muita gordura ou vermelhas;
  • Confeitaria;
  • Alimentos ácidos;
  • Alimentos industrializados.
5

O exercício é fundamental não apenas durante o período da menopausa, mas em toda a vida. Na menopausa é normal que o ritmo dos exercícios físicos seja menor, devido à maior sensação de cansaço e fadiga. Se nunca praticou qualquer atividade física, é recomendável que tenha um acompanhamento por alguém especializado, para não correr o risco de sofrer lesões. O que se pretende é ganhar massa muscular e perder gordura, por isso os melhores exercícios para o conseguir são os aeróbicos e a musculação.

Como emagrecer na menopausa - Passo 5
Imagem: gazetavirtual.com.br
6

Caso não consiga fazer nenhum dos exercícios referidos acima, uma simples caminhada de meia hora ou um passeio com o seu cachorro, já serão suficientes para se sentir bem fisicamente e psicologicamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como emagrecer na menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Após os quarenta anos é fundamental fazer um acompanhamento médico, para garantir a boa saúde. Tenha cuidado com a sua alimentação, pratique exercício físico e faça atividades que lhe façam sentir-se bem.

Escrever comentário sobre Como emagrecer na menopausa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Colombo
Achei o informativo muito bom, pois estou passando por todo sintoma da menopausa e nada mais importante do que ter dicas e orientação sobre o assunto... Adorei e gostaria de receber mais informação sobre o assunto...obrigada.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! É sempre bom obter um feedback tão positivo dos nossos leitores. Nesse link encontrará muitos mais artigos sobre a menopausa: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=menopausa Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Neoma
As informações foram ótimas. Gostaria de receber informações de como emagrecer na menopausa. Até Neoma
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Neoma, muito obrigada! Essas informações estão acima no artigo!

Como emagrecer na menopausa
Imagem: meuportal.net
Imagem: dailymail.co.uk
Imagem: gazetavirtual.com.br
1 de 3
Como emagrecer na menopausa

Voltar ao topo da página