É possível engravidar na menopausa?
A menopausa se caracteriza pelo final do período reprodutivo, uma vez que a mulher não menstrua mais, já que não ovula, o que impossibilita uma gravidez natural. Porém, a mulher pode se submeter a procedimentos, como a gravidez assistida, feita com a doação de óvulos. Além disso, é possível iniciar uma gestação no chamado climatério, que antecede a menopausa. Para saber mais sobre se é possível engravidar na menopausa? e esclarecer outras dúvidas, veja as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.
Passos a seguir:
Basicamente, pode se responder à pergunta é possível engravidar na menopausa? afirmando que não. Isso porque a menopausa se instala quando já faz 12 meses que a mulher não menstrua mais, o que é a prova definitiva de que não está mais ovulando e, logo, não pode mais iniciar uma gravidez. O mais comum é que as mulheres entrem na menopausa quando estão entre os 48 e 51 anos, embora não são raros os casos precoces. No entanto, a mulher não entra nessa fase de um dia para o outro.
Existe um período de adaptação, digamos assim, que é o chamado climatério, onde aparecem os primeiros sintomas da menopausa, como as ondas de calor e a dor de cabeça, bem como a menstruação que se torna irregular. Desse modo, como a menstruação não parou completamente, a mulher ainda ovula e existe sim, nesse caso, a possibilidade de se iniciar uma gestação, pois o seu período reprodutivo ainda não finalizou por completo. Assim, quem não deseja engravidar deve continuar usando os métodos contraceptivos com os quais está acostumada.
Embora existam mulheres que desejam se tornar mães no período da pré-menopausa, é preciso que a mulher tenha consciência de que essa vai ser uma gravidez de risco tanto para ela quanto para o bebê, inclusive, se for a sua primeira gestação. Mesmo assim, tudo se assemelha às demais gestações, inclusive, os sintomas iniciais, porém, eles podem demorar mais para serem percebidos porque, como a mulher não menstrua mais todos os meses, o atraso pode não ser notado como um sinal de gestação.
A gravidez que ocorre no climatério deve ser totalmente acompanhada por um médico, sendo que se tornam ainda mais importantes os exames pré-natais, que servem para diagnosticar possíveis problemas que a mulher e o bebê podem passar para que tão logo sejam tomadas as medidas necessárias a fim de garantir a saúde de ambos. Entre os riscos a que a mulher com mais de 40 anos está sujeita ao engravidar é o de desenvolver diabetes gestacional, sofrer de eclampsia e mesmo passar por aborto ou parto prematuro. Já o bebê tem chances maiores de nascer com alguma doença.
A situação é mais complicada quando a mulher já tem alguma doença, como hipertensão ou diabetes. Por isso, antes de decidir engravidar no climatério é indicado que ela faça exames para avaliar a sua saúde e as chances de ter uma gravidez sem riscos. A idade avançada do pai também pode tornar o bebê mais suscetível a desenvolver doenças, como a Síndrome de Down.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a É possível engravidar na menopausa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.