menu
Partilhar

Vitaminas para a menopausa

 
Por Juliana Ribeiro. 19 setembro 2022
Vitaminas para a menopausa

Na vida de uma mulher, a menopausa é o período em que termina sua fase de fertilidade. Por volta dos 60 anos começam as alterações hormonais, principalmente, a diminuição do estrogênio, o que faz com que o ciclo menstrual e a ovulação deixem de ocorrer. É uma fase de transição em que é especialmente importante seguir hábitos de vida saudáveis ​​e realizar uma dieta equilibrada.

Da mesma forma, o corpo deve ser suprido com os micronutrientes de que necessita durante este período para aliviar os sintomas e efeitos da menopausa e continuar desfrutando de uma boa saúde. Ressaltamos que existem pílulas naturais para a menopausa, porém, neste artigo apenas explicamos a importância das vitaminas neste período. Descubra no umCOMO as vitaminas para a menopausa para garantir que não lhe faltem.

Também lhe pode interessar: Como emagrecer na menopausa

Vitamina C

Você está se perguntando o que tomar durante a menopausa para não envelhecer? Pois bem, as propriedades antioxidantes da vitamina C tornam-na uma aliada no combate aos sintomas associados à menopausa, pois ajuda a travar a ação dos radicais livres e o envelhecimento que desencadeia a nível celular.

Nesta fase, a vitamina C ajuda a manter o sistema imunológico em boas condições, além de neutralizar os efeitos negativos causados ​​pela queda nos níveis de estrogênio que a menopausa implica. Pele mais elástica, com menos rugas e sintomas, como fadiga ou as ondas de calor características da menopausa, podem ser controladas incluindo na alimentação as doses necessárias de vitamina C. É importante comer frutas e, principalmente, as cítricas e vermelhas.

Vitaminas para a menopausa - Vitamina C

Niacina (vitamina B3)

Em geral, as vitaminas B desempenham múltiplos papéis em processos metabólicos, fisiológicos e mentais. Entre as vitaminas para a menopausa, a B3 é importante também durante como no pós-menopausa porque está envolvida na transformação dos alimentos, convertendo-os em energia, minimizando possíveis episódios de cansaço e fadiga inexplicáveis.

A niacina também promove a saúde do sistema nervoso e, durante este período, ajuda a mitigar situações de estresse e ansiedade que possam ser vivenciadas. Carne, peixe, laticínios ou ovos são algumas fontes para obter vitamina B3.

Cobalamina (Vitamina B12)

Da mesma forma que no caso anterior, a vitamina B12 intervém no processo metabólico e na produção de energia, aumentando a vitalidade que pode ser diminuída durante a menopausa. Além disso, essa vitamina também ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e o ganho de peso, algo que muitas mulheres vivenciam nessa fase.

Por outro lado, a cobalamina está envolvida na formação de glóbulos vermelhos, sendo essencial para prevenir o aparecimento de anemia durante a menopausa. É encontrada em alimentos de origem animal, algo que deve ser levado em consideração pelas mulheres que seguem dietas veganas ou vegetarianas.

Ácido fólico (vitamina B9)

O ácido fólico é especialmente importante para o bom desenvolvimento das funções cerebrais e do sistema nervoso. Manter os mecanismos neurológicos ativos e retardar a deterioração cognitiva, que pode começar nesta fase, é a missão da vitamina B9, que pode ser obtida a partir de cereais, leguminosas e vegetais de folhas verdes, entre outros alimentos.

Vitaminas para a menopausa - Ácido fólico (vitamina B9)

Piridoxina (vitamina B6)

Em doses corretas, entre as melhores vitaminas para a menopausa, a vitamina B6 pode fazer muito para melhorar o humor das mulheres na menopausa, pois está envolvida na produção de hormônios diretamente relacionados ao bem-estar, que são a serotonina e a melatonina.

Portanto, reduzir ou aliviar sintomas frequentes, como irritabilidade, mudanças repentinas de humor ou depressão, é possível com a presença adequada dessa vitamina no organismo. Carne de aves, legumes, soja ou ovos são alguns dos alimentos ricos em vitamina B6.

Ácido pantoténico (vitamina B5)

A alteração na produção hormonal e, sobretudo, a diminuição progressiva do estrogênio, é característica da menopausa. Além disso, é a principal causa de um de seus sintomas mais irritantes: ondas de calor. A vitamina B5 pode ser de grande ajuda para minimizar as ondas de calor, reduzindo o estresse ou os distúrbios do sono que essas ondas de calor podem causar. Peixes e mariscos, abacates, cogumelos e vísceras são alguns dos alimentos que contêm esta vitamina.

Aqui você pode ler sobre Como aliviar os calores na menopausa

Vitamina E

Considerada a vitamina da “beleza” devido ao seu alto poder antioxidante, sua contribuição também é especialmente importante para o cuidado da saúde cardiovascular das mulheres nesta fase da vida. A vitamina E favorece o bom estado da pele, cabelos e unhas, retardando o envelhecimento celular normal.

Comer alimentos que a contenham, como soja, azeite de oliva, cereais e frutas secas, como amêndoas, é uma excelente medida para superar os sintomas da menopausa.

Vitamina D

Entre as vitaminas para a menopausa, a D tem um papel determinante, pois é essencial para a correta absorção do cálcio. Devemos lembrar que nesta fase não é incomum o início da descalcificação progressiva, o que pode levar à perda de massa óssea e doenças como a osteoporose.

Alimentos ricos em cálcio, juntamente com a presença de vitamina D no organismo, ajudam a retardar esse processo. Por isso, a importância de obter esta vitamina na menopausa a fim de manter os ossos fortes. A vitamina D é sintetizada graças à luz solar, portanto, é importante aproveitar os raios solares todos os dias por alguns minutos com proteção adequada para que a vitamina D desenvolva seus efeitos benéficos contra a menopausa.

Além disso, se quiser conhecer as plantas medicinais para a menopausa, indicamos que você leia este outro artigo do umCOMO.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vitaminas para a menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Vitaminas para a menopausa
1 de 3
Vitaminas para a menopausa

Voltar ao topo da página