Partilhar
Partilhar em:

O molho de soja engorda? - Aqui tem a resposta!

O molho de soja engorda? - Aqui tem a resposta!

Viciado em molho de soja? Trata-se de um tempero que, cada vez, atrai mais paladares já que se trata de uma forma deliciosa de melhorar o sabor de suas receitas e, além disso, não esqueçamos que a soja conta com interessantes propriedades que promovem uma saúde mais forte graças ao interessante aporte de vitaminas e minerais. Trata-se de um dos molhos mais usados na gastronomia asiática mas que atualmente o ocidente estendeu seu uso pelo apogeu do sushi e da cozinha japonesa em geral. Neste artigo do umComo vamos responder a uma pergunta que certamente já fez mais que uma vez: o molho de soja engorda? A resposta é que NÃO mas, a seguir, vamos explicar por quê.

Também lhe pode interessar: A canela engorda? - Descubra aqui a resposta!

Quantas calorias tem o molho de soja?

Para poder saber se o molho de soja engorda o primeiro que faremos será observarmos seu aporte calórico. Trata-se de um molho que contribui com 65 kcal para cada 100 gramas, isto é, só contribui com um 2% da quantidade que precisa diariamente um adulto.

Trata-se, pois, de um molho com poucas calorias, sobretudo, se comparamos com os outros temperos que costumamos incorporar na dieta; por exemplo, por 100 gr de ketchup ingerimos 112 kcal, por 100 gramas de molho rosa 125 kcal e por apenas 1 colher de maionese consumimos 110 kcal.

Mas, ainda que seja hipocalórica, o certo é que aumenta o aporte de calorias de seu prato, portanto, se come um peito grelhado com este molho, tenha em conta que será bem mais calórico que se ingerido de forma individual. Isto é importante que tenha em conta se está fazendo uma dieta.

Quantas calorias tem o molho de soja?

SIM: é possível emagrecer com o molho de soja!

Para sermos precisos, vamos dizer que a resposta correta perante a pergunta "O molho de soja engorda?" é que SIM. Mas calma, não estamos nos contradizendo, simplesmente, temos que saber que todos os alimentos engordam, no sentido de que todos eles nos aportam calorias. Mas se o que queremos saber é se é um alimento rico em gorduras e que tende a se acumular no corpo como gordura saturada a resposta é que NÃO e, de fato, muitas dieta de emagrecimento apostam por incluir o molho de soja em seu planejamento.

Portanto, se quer perder peso e quer saber se o molho de soja é apto para seu propósito a verdade é que SIM. É totalmente recomendável incluir este tempero de forma ocasional para melhorar o sabor de seus pratos e, além disso, aproveitar todos os benefícios que oferece. A seguir vamos indicar os motivos pelos quais este molho pode ajudar você a emagrecer:

  • Poucas calorias: já indicamos que se trata de um ingrediente hipocalórico e, portanto, é ideal para melhorar o sabor de seus pratos sem que seu corpo o note. Pense que contribui com 60 kcal por 100 gramas mas, o normal, é usar só uma colherzinha deste molho, portanto, seu aporte calórico é baixíssimo.
  • Ideal para não se cansar da dieta: muitas vezes, não conseguimos perder peso porque desistimos de fazer a dieta já que as receitas saudáveis são sempre um pouco tediosas. Mas com este molho conseguirá melhorar ao máximo o sabor de suas carnes, peixes, massas e arroz fazendo assim com que nunca coma um prato igual.
  • Substituto do óleo: muitas vezes cozinhamos com excesso de óleo para dar aos nossos pratos uma textura e um sabor mais delicioso mas, não esqueçamos, que o óleo é rico em gorduras e, portanto, uma boa maneira de limitar seu consumo é melhorar suas receitas com substitutos como as especiarias ou, neste caso, o molho de soja.
  • Substitui o sal: devido a seu sabor tão peculiar, este molho permite que limitemos ao máximo o consumo de sal e, portanto, é ideal para evitar a retenção de líquidos que nos faz inchar quando estamos de dieta. No entanto: deverá comprar um molho baixo em sódio para que seja saudável, sobretudo, se tem hipertensão.

Neste artigo do umComo dizemos-lhe como substituir o sal na cozinha e, neste outro, como cozinhar sem azeite.

Benefícios do molho de soja

Mas, além de ser um bom aliado para perder peso, o molho de soja também é um alimento saudável que nos oferece interessantes benefícios e propriedades para o organismo. É um produto repleto de proteínas e aminoácidos, além de contribuir com uma interessante dose de vitamina B. A seguir vamos descobrir os benefícios mais destacados do molho de soja:

  • Perfeito para os vegetarianos ou veganos: as pessoas que não comem produtos de origem animal podem substituir o aporte proteico graças à soja, já que é um alimento muito rico em proteínas de alta qualidade.
  • Ajuda a controlar o colesterol: a soja permite reduzir o colesterol pois conta com uma proteína hidralizada que estimula o fígado fazendo, portanto, que se elimine o colesterol ruim do sangue.
  • Bom para a menopausa: trata-se de um alimento rico em isoflavonoides, componente que melhora a absorção dos minerais, algo que durante a menopausa pode falhar e produzir condições como osteoporose.
  • Melhora a concentração: a soja é rica em fosfatidilcolina que melhora os processos cerebrais fazendo que melhore nossa capacidade para nos concentrarmos, assim como a memória.

No entanto, para poder aproveitar de todos estes benefícios é importante que compre molho de soja ecológico, para assim se assegurar que não está tomando um produto cheio de transgênicos.

Neste artigo mostramos-lhe quais são os benefícios da soja.

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a O molho de soja engorda? - Aqui tem a resposta!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre O molho de soja engorda? - Aqui tem a resposta!

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
O molho de soja engorda? - Aqui tem a resposta!
1 de 2
O molho de soja engorda? - Aqui tem a resposta!