Partilhar

Como cuidar da pele na menopausa

Como cuidar da pele na menopausa
Imagem: instimed.es

Na menopausa, as mulheres sofrem mudanças hormonais que afetam tanto o seu bem-estar físico como emocional. Ocorre, principalmente, uma diminuição do nível de estrógenos e de colágeno, o que também tem efeitos sobre a pele, acelerando seu processo de envelhecimento. A redução de colágeno acarreta uma perda de elasticidade e firmeza da derme, bem como um maior ressecamento e desidratação. A fim de manter a juventude e a saúde de sua pele em todos os momentos, preste atenção aos seguintes conselhos de umComo sobre como cuidar da pele na menopausa e não desista de se sentir bela e radiante.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do cabelo na menopausa
Passos a seguir:
1

Proteger a pele do sol

Não se esqueça de utilizar um bloqueador solar para proteger sua pele do sol, independente da estação do ano, e ainda que o dia esteja nublado. As peles maduras têm uma capacidade mais reduzida para filtrar os raios UV e, por isso, são bem mais sensíveis. Consulte os artigos Como escolher o creme solar correto e Como escolher um protetor solar para o rosto, para mais detalhes.

Como cuidar da pele na menopausa - Passo 1
Imagem: diariofemenino.com
2

Esfoliar e hidratar a pele

Esfoliar a pele uma vez por semana para eliminar impurezas e estimular a renovação celular e hidratá-la diariamente pela manhã e pela noite. É essencial na hora de cuidar da pele na menopausa. O ideal é usar um sabão de PH neutro e loções hidratantes que não ressequem a pele. Uma boa opção é adquirir um creme hidratante com antioxidantes e retinol para favorecer a produção de colágeno e frear o envelhecimento da pele. Também é importante que adquira um creme para o dia e outro para a noite, garantindo assim todas as necessidades de sua pele.

Imagem: femenina-salud.com
3

Alimentação

O que é ingerido diariamente também se reflete no estado de sua pele e, principalmente, durante a etapa da menopausa, é importante aumentar a ingestão de frutas e vegetais, alimentos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a oxidação das células, bem como alimentos ricos em vitamina A, D e E. Evite o consumo de álcool e fumo, pois danificam a estrutura da derme e aceleram seu envelhecimento, tirando-lhe a luminosidade e a elasticidade. No artigo Como me alimentar durante a menopausa, você encontrará muitos mais conselhos, não perca!

Imagem: mimenopausia.com
4

Faça exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos não só é benéfica para mantê-la ativa e vital, como também ajudará a melhorar a circulação sanguínea e combater alguns sintomas próprios da menopausa, como o inchaço, o peso, a retenção de líquidos, etc. Tudo isso fará com que a sua pele permaneça mais saudável e radiante.

Imagem: elconfidencial.com
5

Higiene íntima

Para finalizar a lista de conselhos sobre como cuidar da pele na menopausa, ressaltamos a importância da higiene pessoal. Escolha sabonetes e loções que respeitem o pH natural de sua pele para que não seque, sendo conveniente utilizar um sabão específico para a área íntima que proteja esta parte de possíveis irritações e infecções e favoreça a secreção de fluxo, o qual costuma reduzir na menopausa. Consulte o artigo Como escolher um sabonete íntimo para fazer uma boa escolha.

Imagem: clarin.com
6

Se além de saber como cuidar da pele na menopausa, você deseja outras dicas para ajudá-la a passar por esta etapa, convidamos você a visitar os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da pele na menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como cuidar da pele na menopausa

1 comentário
Célia
Tive câncer no útero, devido a isso,tive que retirar o útero e os ovários, o médico disse que entrei na menopausa precocemente. ..Agora minha pele entre as sobrancelhas, meu nariz ficam escamado, ressecados, gostaria de utilizar algum produto para aliviar esse problema. ..obrigada

Como cuidar da pele na menopausa
Imagem: instimed.es
Imagem: diariofemenino.com
Imagem: femenina-salud.com
Imagem: mimenopausia.com
Imagem: elconfidencial.com
Imagem: clarin.com
1 de 6
Como cuidar da pele na menopausa

Voltar ao topo da página