Problemas da menopausa

Como cuidar da pele na menopausa

Como cuidar da pele na menopausa
Imagem: instimed.es

Na menopausa, as mulheres sofrem mudanças hormonais que afetam tanto o seu bem-estar físico como emocional. Ocorre, principalmente, uma diminuição do nível de estrógenos e de colágeno, o que também tem efeitos sobre a pele, acelerando seu processo de envelhecimento. A redução de colágeno acarreta uma perda de elasticidade e firmeza da derme, bem como um maior ressecamento e desidratação. A fim de manter a juventude e a saúde de sua pele em todos os momentos, preste atenção aos seguintes conselhos de umComo sobre como cuidar da pele na menopausa e não desista de se sentir bela e radiante.

Também lhe pode interessar: Como emagrecer na menopausa
Passos a seguir:
1

Proteger a pele do sol

Não se esqueça de utilizar um bloqueador solar para proteger sua pele do sol, independente da estação do ano, e ainda que o dia esteja nublado. As peles maduras têm uma capacidade mais reduzida para filtrar os raios UV e, por isso, são bem mais sensíveis. Consulte o artigo Como escolher o creme solar correto.

Como cuidar da pele na menopausa - Passo 1
Imagem: diariofemenino.com
2

Esfoliar e hidratar a pele

Esfoliar a pele uma vez por semana para eliminar impurezas e estimular a renovação celular e hidratá-la diariamente pela manhã e pela noite. É essencial na hora de cuidar da pele na menopausa. O ideal é usar um sabão de PH neutro e loções hidratantes que não ressequem a pele. Uma boa opção é adquirir um creme hidratante com antioxidantes e retinol para favorecer a produção de colágeno e frear o envelhecimento da pele. Também é importante que adquira um creme para o dia e outro para a noite, garantindo assim todas as necessidades de sua pele.

Como cuidar da pele na menopausa - Passo 2
Imagem: femenina-salud.com
3

Alimentação

O que é ingerido diariamente também se reflete no estado de sua pele e, principalmente, durante a etapa da menopausa, é importante aumentar a ingestão de frutas e vegetais, alimentos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a oxidação das células, bem como alimentos ricos em vitamina A, D e E. Evite o consumo de álcool e fumo, pois danificam a estrutura da derme e aceleram seu envelhecimento, tirando-lhe a luminosidade e a elasticidade.

Como cuidar da pele na menopausa - Passo 3
Imagem: mimenopausia.com
4

Faça exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos não só é benéfica para mantê-la ativa e vital, como também ajudará a melhorar a circulação sanguínea e combater alguns sintomas próprios da menopausa, como o inchaço, o peso, a retenção de líquidos, etc. Tudo isso fará com que a sua pele permaneça mais saudável e radiante.

Como cuidar da pele na menopausa - Passo 4
Imagem: elconfidencial.com
5

Higiene íntima

Para finalizar a lista de conselhos sobre como cuidar da pele na menopausa, ressaltamos a importância da higiene pessoal. Escolha sabonetes e loções que respeitem o pH natural de sua pele para que não seque, sendo conveniente utilizar um sabão específico para a área íntima que proteja esta parte de possíveis irritações e infecções e favoreça a secreção de fluxo, o qual costuma reduzir na menopausa. Consulte o artigo Como escolher um sabonete íntimo para fazer uma boa escolha.

Como cuidar da pele na menopausa - Passo 5
Imagem: clarin.com
6

Se além de saber como cuidar da pele na menopausa, você deseja outras dicas para ajudá-la a passar por esta etapa, convidamos você a visitar os seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da pele na menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Amanda
Obrigada por ensinar como cuidar da pele
Célia
Tive câncer no útero, devido a isso,tive que retirar o útero e os ovários, o médico disse que entrei na menopausa precocemente. ..Agora minha pele entre as sobrancelhas, meu nariz ficam escamado, ressecados, gostaria de utilizar algum produto para aliviar esse problema. ..obrigada
Imagem: instimed.es
Imagem: diariofemenino.com
Imagem: femenina-salud.com
Imagem: mimenopausia.com
Imagem: elconfidencial.com
Imagem: clarin.com
1 de 6
Como cuidar da pele na menopausa