Partilhar

Como amenizar os sintomas da menopausa

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como amenizar os sintomas da menopausa
Imagem: doctorweb.org

Ainda que cada mulher seja diferente, em geral, os sintomas da menopausa costumam gerar mal-estar e implicam a adaptação a esta nova etapa. Desta forma, também não existe um período de duração determinado da menopausa, por isso é necessário aprender a enfrentá-la e levar assim uma vida normal com as manifestações deste estado. É por isso que em umComo queremos explicar como amenizar os sintomas da menopausa.

Passos a seguir:
1

Conhecemos como menopausa a etapa em que ocorre o fim natural da menstruação das mulheres e, portanto, o cessar de sua etapa reprodutiva. Também se denomina climatério a etapa que precede a menopausa, e também é usado normalmente como sinônimo.

2

Entre os sinais mais comuns da menopausa, encontramos:

  • Calores
  • Aumento de peso
  • Irritabilidade
  • Mudanças de humor
  • Ressecamento vaginal
  • Insônia

Nem todas as mulheres sofrem da mesma forma nem ao mesmo tempo, bem como também existem diversas formas. Deste modo, você pode ampliar a informação em nosso artigo sobre quais são os sintomas da menopausa.

3

Deste modo, na hora de combater os calores e sudorese excessivos, é necessário manter-se hidratada em todo o momento e especialmente no verão ou em alturas de calor; vestir roupa leve e de fibras naturais e aplicar absorventes frios para reduzir a sensação de calor.

Pode encontrar mais conselhos referentes a este sintoma concreto em nosso artigo sobre como aliviar os calores na menopausa.

Como amenizar os sintomas da menopausa - Passo 3
Imagem: cuidatusaludcondiane.com
4

Pratique yoga, pilates ou outras técnicas de relaxamento e respiração também serão muito benéficas para reduzir os sintomas da menopausa. E praticar exercício, além de mantê-la em forma, ajudará você a controlar o nervosismo e dominar o estresse.

Deste modo, poderá controlar a respiração e aplicar todo o aprendido nas sessões de relaxamento para fazer frente à irritabilidade e mudanças de humor tão próprias desta etapa.

5

Também existem diversos remédios naturais que poderão ajudar você a suportar os sintomas da menopausa de forma mais leve como por exemplo:

  • Isoflavonas de soja
  • Óleo de linhaça
  • Trevo vermelho
  • Valeriana
  • Alcaçuz

Consulte nosso artigo sobre como tratar os sintomas da menopausa com remédios caseiros para conhecer mais a respeito destes remédios naturais.

6

É importante destacar que a alimentação também desempenha um papel fundamental durante a menopausa, bem como também é importante assinalar que é comum ganhar peso durante este período devido às mudanças hormonais.

Por isso, é necessário seguir uma dieta equilibrada, reduzir a ingestão de gorduras, aumentar o consumo de frutas e verduras e assegurar o fornecimento de vitamina D que ajuda a absorção do cálcio, para combater assim a perda de cálcio que provoca a menopausa. Descubra como se alimentar durante a menopausa e, se for necessário, como emagrecer durante este período.

Como amenizar os sintomas da menopausa - Passo 6
Imagem: neo-esnatural.com
7

Para aliviar outros sintomas concretos da menopausa como a secura vaginal, será necessário tomar medidas como o uso de lubrificantes vaginais e prestar especial atenção à higiene feminina. Do mesmo modo, os exercícios de Kegel podem ser muito benéficos para controlar a incontinência urinária e reforçar os músculos da zona pélvica.

8

Quanto aos cuidados da pele durante a menopausa, será fundamental mantê-la hidratada e protegida do sol. Do mesmo modo, a limpeza e esfoliação também deverão ser prioritárias para combater assim os efeitos provocados pelas mudanças hormonais e evitar o envelhecimento prematuro.

Como amenizar os sintomas da menopausa - Passo 8
Imagem: femenina-salud.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amenizar os sintomas da menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como amenizar os sintomas da menopausa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Mamis oi
Os calores e depressão continuam até que idade , já tenho 62 e sinto muitos desconfortos. Obrigada.
Helen Monteiro
Remédio caseiro indicado por médico. Coloque 20 folhas de amora na vodka por 1 mês, após tome duas colheres de sopa por dia. Os efeitos do climaterio serão controlados totalmente. Boa sorte.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Helen, muito obrigada por essa dica valeu :) Continue seguindo as nossas novidades!

Como amenizar os sintomas da menopausa
Imagem: doctorweb.org
Imagem: cuidatusaludcondiane.com
Imagem: neo-esnatural.com
Imagem: femenina-salud.com
1 de 4
Como amenizar os sintomas da menopausa

Voltar ao topo da página