PARTILHAR

Como sair de uma depressão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 fevereiro 2021
Como sair de uma depressão

Ao longo da vida todos nos sentimos deprimidos, no entanto não podemos confundir depressão com tristeza. Considera-se que uma pessoa está deprimida quando ela passa mais de dois meses se sentindo triste, às vezes sem causa aparente. Alguns dos sintomas da depressão são insônia (muito comum), dificuldade para se concentrar, irritabilidade e descuido da higiene pessoal.

Felizmente sair de uma depressão é possível, só é preciso disposição e um bom assessoramento para deixar para trás essa sensação de esgotamento e vazio que se apodera do seu corpo. Se quer saber como sair de uma depressão continue lendo este artigo da umComo.

Também lhe pode interessar: Como combater a depressão
Passos a seguir:
1

Antes de saber como sair de uma depressão, é necessário mencionar que existem dois tipos de depressão: a depressão reativa, que responde a um fato doloroso como a perda de um familiar, um divórcio, demissão do trabalho ou qualquer outro trauma emocional, e a depressão endógena que se deve a desordens biológicas e hormonais, que pode ser até mesmo hereditária.

Você pode consultar nosso artigo como saber se estou deprimido para saber mais sobre a depressão e seus sintomas.

Como sair de uma depressão - Passo 1
2

Talvez tenha escutado que o exercício é tão poderoso como um antidepressivo, por isso é uma excelente ferramenta para sair de uma depressão. Quando nos exercitamos, nosso corpo ativa a produção de endorfina e serotonina, hormônios do bem-estar, que ajudam a diminuir a ansiedade e elevar a autoestima. Você pode praticar natação, sair para correr, fazer ioga, pilates, etc.; as opções são infinitas e todas funcionam.

Como sair de uma depressão - Passo 2
3

Enfrentar uma depressão a sós é muito difícil. Ligue para um/a amigo/a, desabafe, conte o que está passando e, principalmente, como se sente. Você não está sozinho/a, milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e conseguem sair adiante, no entanto, precisa de apoio. Quando desabafamos e falamos abertamente do que acontece, nosso corpo segrega oxitocina, hormônio produzido pela hipófise e que no cérebro se relaciona com a confiança e as relações pessoais. Evite se fechar,pois desabafar e compartilhar é parte da solução.

4

O chocolate é um dos alimentos que ajuda a sair de uma depressão, já que é rico em triptófano, um aminoácido que o corpo não produz e que intervém na produção de serotonina. Não é recomendável que coma uma barra de chocolate cada vez que se sentir deprimida, mas você pode optar por comer um pouco durante alguma crise.

Como sair de uma depressão - Passo 4
5

Procurar um hobby pode ajudá-lo/a a sair de uma depressão. Certeza que existe alguma atividade que sempre quis fazer e sem dúvida este é o melhor momento. Jardinagem, costura, aulas de inglês e até de artesanato, podem ser muito úteis para melhorar seu estado de ânimo. Além disso, estas atividades são ideais para conhecer novas pessoas, fazer amizades, ocupar sua mente e parar os pensamentos negativos que vêm da depressão.

Como sair de uma depressão - Passo 5
6

Quando ajudamos os outros nos ajudamos a nós mesmos, por isso fazer um trabalho social é sempre uma excelente ideia para se sentir bem e perceber que não somos os únicos que passamos por momentos difíceis. Entender que todos precisam de ajuda, inclusive nós mesmos, é necessário para sair de uma depressão. Você pode se unir a uma fundação ou projeto social de sua comunidade. Em pouco tempo, verá que o conceito que tinha de si melhorará e se sentirá duplamente agradecido/a.

7

A meditação é uma maneira excelente de conectar consigo, com suas emoções, e ajuda a se enfrentar e se relacionar de uma maneira melhor com o mundo ao seu redor. São muitas as pessoas que conseguiram sair de uma depressão através da meditação, por isso é bom saber como combater a depressão com a meditação.

8

Se sente que nenhum destes conselhos pode ajudá-lo/a a sair de uma depressão, é recomendável que procure ajuda porque poderá ser uma depressão endógena. Teoricamente a depressão reativa não deveria durar mais de seis meses e quando passa este período de tempo é necessária uma assessoria psicológica ou psiquiátrica para encontrar ferramentas personalizadas para superar a depressão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sair de uma depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Prof. Araújo - Brasília DF
Depressão - Conhecida no passado com outra denominação - melancolia -, a depressão é tão grave que requer realmente cuidados por parte da pessoa ou dos afins. A Ciência concluiu que a depressão não é exatamente uma doença e sim síndromes variadas que geram quadros específicos de desequilíbrio orgânico e psicológico. A pessoa depressiva adora um local escuro, um isolamento de tempo mais estendido, uma diferença na fisionomia que venha mostrar ao mundo que ela ainda existe que almeja ser percebida a qualquer preço... Não há necessidade de falar ao paciente que ele é coitado e tem-se compaixão... ele não precisa de compaixão e sim de amizade, renúncia e perseverança por parte dos familiares ou responsáveis. A medicina diagnostica o quadro e receita o medicamento adequado - a droga específica a cada caso e o paciente tem de seguir com seriedade e nada de locais escuros, fechados, penumbrosos preso em sua monoideia egoista, muitas vezes ligado mais de 20 horas frente a algum aparelho eletrônico... Casos há em que um quadro depressivo tem sua origem espiritual, aquilo que a ciência tradicional ainda não alcança ou prefere não interferir, cabendo a Psicologia transpessoal ou a Ciência Espírita diagnosticar e dar o devido suporte, pois se é verdade que temos gentes todos os dias ao nosso lado com seus mais variados dramas, não menos verdade é que existem seres fora do corpo carnal com os mesmos dramas, assessorando-nos conforme sintonias - de acordo com nossos momentos sintonizamos com entidades equivalentes.
Como sair de uma depressão
1 de 5
Como sair de uma depressão

Voltar ao topo da página ↑