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Como contar calorias

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como contar calorias

Contar calorias nos permite escolher, na hora de comer, os alimentos com carga calórica menor para o organismo e, portanto, perder peso. Uma dieta saudável oscila ao redor das 2500 calorias e não superar esta cifra permite permanecer no peso corporal ou realizar as modificações necessárias para perder os quilos a mais.

Contar calorias não é fácil, já que estas variam segundo o tipo de alimento que está consumindo: proteína, carboidrato e gorduras. No entanto, aqui em umComo oferecemos a você alguns conselhos para que saiba como contar calorias e tomar o controle calórico de sua alimentação diária.

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Passos a seguir:
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O primeiro que deve saber para aprender a contar calorias é calcular o valor calórico dos carboidratos. Gorduras, lipídios e carboidratos se transformam em açúcar, isto é, os alimentos deste tipo que contêm alto índice calórico são os mais prejudiciais para sua saúde e para seu peso.

Para calcular as calorias dos carboidratos você deve saber que 1 grama de carboidrato equivale a 4 calorias. O recomendável é revisar a tabela nutricional de cada alimento e revisar quantos gramas de carboidratos contém e multiplicar por 4. É recomendável para uma dieta saudável, não consumir alimentos com mais de 9 gramas de carboidratos.

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No caso das gorduras também é necessário fazer a conversão calórica. Para isto deve saber que 1 grama de gordura equivale a 9 calorias. O nº de gramas de gorduras que o alimento contém deve ser multiplicado por 4 e, não obstante, deve ser somado ao resultado do valor calórico proporcionado em carboidratos.

Por exemplo, supondo que um pedaço de bolo contém 9 gramas de carboidratos e 3 gramas de gordura. Deveríamos então calcular 9 gramas de carboidratos vezes 4 calorias = 36 calorias totais. Depois calculamos a gordura: 3 gramas de gordura vezes 9 calorias = 27 calorias totais. E por último, 36 calorias de carboidrato 27 calorias de gordura = 63 calorias totais.

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No entanto, na equação anterior falta um dado para terminar de calcular as calorias deste pedaço de bolo: as proteínas. Então deve saber que 1 grama de proteína equivale a 4 calorias. Portanto, se nosso pedaço de bolo contém 5 gramas de proteínas, deveríamos multiplicar 5 vezes 4 calorias = 20 calorias de proteína.

Estas 20 calorias somadas ao total de calorias de carboidrato e ao total de calorias de gorduras: 36 + 27 + 20 = 83 calorias totais ingeridas em um hipotético pedaço de bolo.

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Este procedimento deve ser realizado com cada alimento que consumimos, e para contar calorias efetivamente é necessário se deixar guiar pelos valores nutricionais correspondentes à porção que estamos consumindo. É obrigatório que qualquer produto, até as comidas rápidas e com gás, tenha uma tabela calórica e nutricional, por isso o processo de contar calorias não será tão complicado.

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Se estiver se perguntando: como contar as calorias das verduras? Calma! também pensamos nisso! Você ficaria surpreso de saber que, no geral, uma porção de verduras ou vegetais possui 4 gramas de carboidratos, isto é: 16 calorias por uma porção similar a 3 xícaras.

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Se o seu objetivo for contar calorias para perder peso, então saiba que o ideal é consumir até 2000 calorias por dia em uma dieta rica em alimentos pouco calóricos como vegetais e proteínas. O ideal é visitar um nutricionista para obter assessoria no procedimento de perda de peso e de valor calórico que precisa segundo as necessidades de seu organismo.

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Por último, se você acha toda esta equação para contar calorias muito complicada, temos boas notícias. No mundo dos aplicativos de celular existem muitas ferramentas que, quando você facilita a informação do que está comendo e da quantidade, calculam automaticamente o valor calórico de sua comida, proporcionando escalas calóricas diárias, semanais e mensais. Alguns dos aplicativos mais famosos para contar calorias são: FatSecret, Shape Up, Carrot Hunger, My Fitness Pal e Lose It!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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