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Como deixar de comer chocolate

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como deixar de comer chocolate

É viciado em chocolate? Muitas pessoas não conseguem imaginar um dia inteiro sem um pedacinho deste deliciosos pecado; a verdade é que é algo que pode ser controlado facilmente se entendermos por que nosso corpo pede esse doce presente no cacau. Além de motivos puramente pessoais (o fato de adorar o chocolate, por exemplo) também existem outras causas fisiológicas para que o nosso organismo peça um pedaço deste alimento para satisfazer as suas necessidades nutricionais. Neste artigo de umComo vamos dar algumas dicas para que saiba como deixar de comer chocolate e apostar, assim, em uma vida saudável, sem excesso de calorias nem açúcares.

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Passos a seguir:
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Por que é tão difícil deixar o chocolate? Porque é simplesmente viciante. Além disso, é rico em triptófano, uma substância que promove a liberação da serotonina e anandamida, hormônios que nos causam uma intensa sensação de prazer e bem-estar. Segundo um estudo realizado pela BBC2 observou-se que quando uma pessoa come chocolate aumenta a intensidade e a duração do ritmo cardíaco e da atividade cerebral, portanto é um estimulante orgânico.

O chocolate é muito rico em açúcares e, por isso, é duplamente viciante. Não devemos esquecer que quando comemos altas porções de açúcar, o nosso corpo gera mais insulina para tentar tirar o excesso da glicose que enviamos ao sangue e isso faz com que tenhamos "picos" de insulina. Após estes, a nossa glicose cai de forma brusca e, portanto, sentimo-nos cansados e fatigados, então o corpo voltará a gerar o desejo de comer algo doce.

Como pode ver, é um círculo vicioso que pode controlar aprendendo a deixar de comer chocolate.

Como deixar de comer chocolate - Passo 1
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Muitas vezes, temos vontade de comer chocolate por um simples fato: temos fome. Então, sucumbimos ao desejo de comer o que mais gostamos e, além disso, o que é mais de fácil de comer (você pega um pedacinho e pronto!). Por este motivo é essencial manter uma dieta saudável e equilibrada repleta de nutrientes e alimentos que saciem o seu apetite; também é imprescindível que distribua suas refeições em 5 vezes ao dia para evitar esta sensação de fome que faz você atacar a geladeira.

Além disso, damos-lhe outros truques para saciar mais seu apetite:

  • Mastigue muito os alimentos.
  • Coma em 20 minutos pois é o tempo que o estômago demora para enviar ao cérebro o sinal de saciedade.
  • Nunca deixe de fazer um lanche: mesmo que seja um iogurte ou um pedaço de fruta.
  • Ingira alimentos ricos em fibra pois trazem uma grande saciedade e reduzem a velocidade de absorção da glicose dos alimentos.
Como deixar de comer chocolate - Passo 2
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Outro motivo para seu corpo pedir chocolate pode ser a falta de açúcar, ou seja, que não ingira glicose suficiente e seu corpo a peça para ter mais energia e vitalidade. Mas o açúcar que seu corpo precisa não deverá ser simples como os dos chocolates ou restantes carboidratos (bolos, doces industriais, bolachas, etc.); o mais adequado é que sejam de origem nutritiva e mais saudável, como por exemplo o açúcar procedente de outros alimentos como os carboidratos complexos que não elevam a glicemia tão rápido mas sim de forma mais progressiva; portanto, vão liberando energia de forma gradativa durante o dia todo.

Portanto, se quiser seguir uma vida saudável e deixar de comer chocolate NÃO deixe os carboidratos (ao contrário do que muitas dietas indicam para perder peso) tome-o durante as primeiras horas do dia (café da manhã e almoço).

Como deixar de comer chocolate - Passo 3
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Se tiver uma grande vontade de comer chocolate, em umComo recomendamos que aprenda a substituir este alimento por outro mais saudável e que também goste muito; desta forma, cada vez que for à cozinha pegar um pedaço de chocolate, mude seu rumo e escolha esse outro alimento que também adora mas que tem mais benefícios.

Por exemplo, se no meio da tarde ficar com fome, experimente ingerir um iogurte desnatado com frutas frescas, uma salada de frutas com suco de laranja ou um punhado de frutos secos. Estes alimentos ajudarão a saciar a sua vontade de algo doce, reduzirão seu apetite e, além disso, trarão nutrientes interessantes e pouca gordura.

Como deixar de comer chocolate - Passo 4
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Outro fator que pode fazer com que seu corpo precise de glicose extra é que tenha feito uma refeição com muitos alimentos salgados ou com um excesso de proteína animal, pois ambos os alimentos podem causar pequenas quedas de açúcar no sangue, causando a sensação de que seu corpo precisa de glicose para se recuperar. Isso pode fazer com que, após a refeição, tenha vontade de comer uma sobremesa doce ou um pedacinho de chocolate "para compensar".

Para evitar que isso ocorra basta evitar comidas muito gordurosas e fritas (alimentos salgados) ou com muita proteína animal e, ao invés disso, coloque em suas receitas algum cereal integral (como o arroz, por exemplo) ou verduras para compensar. Desta forma, após a refeição não terá vontade de algo doce e poderá resistir à tentação do chocolate.

Como deixar de comer chocolate - Passo 5
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Além de tudo isso, para deixar de comer chocolate também é imprescindível que deixe de comprar este alimento, pois assim não poderá cair na tentação de o comer quando entrar na cozinha. Mudar a lista das compras e enchê-la de alimentos saudáveis é o primeiro passo para começar a comer melhor e reduzir a presença de gorduras desnecessárias na nossa dieta. Se não tiver chocolate em casa, reduzirá de forma considerável a sua ingestão e, pouco a pouco, irá cumprindo com seu objetivo.

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Muitas vezes confundimos a sede com a fome pois o nosso corpo pede algo mas não sabemos interpretar muito bem o que está tentando dizer. Consequentemente, outro conselho que podemos dar a você é, quando ficar com vontade de comer doce, beber um copo de água grande para avaliar então se era disso que seu corpo precisava.

Como deixar de comer chocolate - Passo 7
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Muitas pessoas têm vontade de beliscar algo doce logo antes de dormir. Isso pode ser porque jantaram muito cedo, algo mais saudável para permitir que as digestões sejam realizadas corretamente mas que podem acabar por causar uma sensação de fome que pode ser satisfeita com um pedaço de chocolate. Para evitar que isso ocorra, nada melhor do que escovar os dentes após o jantar para, assim, incorporar o sabor mentolado da pasta de dentes e evitar a tentação de comer.

Neste outro artigo de umComo contamos para você como deixar de comer doces no geral, caso seu problema não seja apenas o chocolate mas todos os produtos como bolachas, doces, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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