Partilhar
Partilhar em:

Como desentupir o ouvido

Passo a passo
Avaliação: 4,5 (3646 votos)
100 comentários
198 vezes partilhado
 
Como desentupir o ouvido
Fonte: hospitalflaviosantos.com.br

Todos nós já passamos pelo menos uma vez por uma situação de ouvidos entupidos, e todos sabemos o quanto isso é incomodativo. Quando temos o ouvido entupido, não conseguimos ouvir bem dele e começamos a ficar impacientes, pois é uma sensação bastante desconfortável que nos atrapalha nas nossas tarefas. O entupimento pode surgir devido a cera, água, gripes e resfriados ou pressão na região interna das cavidades auriculares (pode acontecer depois de um voo). De seguida, mostramos-lhe em umComo.com.br alguns métodos de como desentupir o ouvido dependendo da sua causa.

Também lhe pode interessar: Como desentupir os ouvidos depois de nadar
Necessitará:
Instruções:
1

Se a causa do entupimento do ouvido for cera deverá misturar num recipiente 3 colheres de sopa de água oxigenada juntamente com 3 colheres de sopa de água morna. Mexa até ficarem bem misturados. Com o auxílio de um conta gotas ou de uma seringa coloque a solução no ouvido entupido. Pode pedir a algum familiar para o fazer, se for mais cômodo. Pingue algumas gotas no canal auditivo, coloque uma bola de algodão e fique deitado sobre o lado entupido durante cerca de 10 minutos. É normal que, ao colocar a solução ouça algum barulho ou sinta efervescência, isto acontece porque a água oxigenada está a limpar as impurezas que estão a causar o entupimento. No fim, limpe o ouvido com um cotonete.

Fonte: soltv.com.br
2

Se o entupimento do seu ouvido é originado por uma gripe ou resfriado, é bastante simples desentupi-lo. Basta dirigir-se a uma farmácia e adquirir um descongestionante nasal e aplicá-lo seguindo as instruções da caixa. O descongestionamento possui uma ação sobre o ouvido, eliminando as impurezas.

Fonte: dailymail.com.uk
3

Quando viajamos de avião, é normal ficarmos com os ouvidos entupidos durante e após o voo devido à pressão aérea. Durante e após o voo, masque chiclete, isto irá ajudar a desentupir o ouvido. Tape as narinas com a mão e force o ar contra as narinas, para permitir assim a abertura do ouvido. Também pode bocejar, o bocejo é uma das formas mais comuns para desentupir os ouvidos.

Fonte: nbcnews.com
4

Ficar com o ouvido entupido de água, é talvez a situação mais frequente. Isto pode acontecer depois de uma tarde na piscina ou de tomar banho na praia. Pode parecer estranho, mas para desentupir o ouvido de água precisará de colocar mais água lá dentro. Vá até ao chuveiro e deixe cair um pouco mais de água para dentro do ouvido afetado. Depois, vire a cabeça para o outro contrário e deixe escorrer o excesso de água pela ação da gravidade. Veja o nosso artigo sobre como remover a água do ouvido e descubra outras formas de o fazer.

5

Outra situação que pode originar o entupimento do ouvido é a sinusite. Para desentupir o ouvido, pode recorrer a descongestionantes nasais, tal como para o ouvido entupido por gripes ou resfriados. Também pode colocar uma compressa ou a uma toalha de água quente, uma vez que o calor aplicado irá facilitar o escoamento do muco, que provoca a obstrução dos canais.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como desentupir o ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não recorra a estes métodos, se tiver uma infeção no ouvido.
  • Se a sensação de ouvido entupido persistir, consulte um médico, para um diagnóstico e tratamento adequado.
Relacionados
Comentários (100)

Escrever comentário sobre Como desentupir o ouvido

Muito útil
100 comentários
Weliton Alves
Sua avaliação:
Tinha acabado de tomar banho e meu ouvido tava coçando aí coloquei o dedo mindinho e cocei mas o dedo estava molhado, quando puxei o dedo p fora fiquei surdo na hora, demorou meses p voltar ao normal, depois de um certo tempo entupiu novamente do nada ja faz um tempo e nunca voltou ao normal...
Vanessa Lopes
Oi Weliton! Se mesmo depois de experimentar essas dicas você continua com o ouvido entupido, seria bom ir no médico. Aproveito para dizer que para higienizar o ouvido ou coçar, você não deve colocar o dedo demasiado fundo, apenas até onde o ouvido permitir. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
jose marlos barboza de sousa
Sua avaliação:
estou com ouvido emtopito a um mes
Vanessa Lopes
Oi Jose! Se você já tentou essas dicas e continua igual, então deve ir no seu médico ou otorrino.
Valdirlei
Sua avaliação:
Gostaria de saber se existe algum procedimento para que eu possa fazer para retirar catarros do meu ouvido. Porém já passei por uma consulta ao Otorrino e ele me disse que teria que tomar medicação para eliminar aos poucos o catarraco acumulado. O nome da medição é. Celestamine (Capsulás).Obs já estou em comodado com esta situação pois me trouxe muito encomodo e barulho no ouvido.
Maicon
Sua avaliação:
Eu limpei meu ouvido com cotonete aí fico bom isso foi a tarde, depois a noite eu coloquei remédio(otosporin) aí meu ouvido entupio e não ouço nada o q faço
fernando
Sua avaliação:
e se não tiver água oxigenada?
Vanessa Lopes
Oi Fernando! Se o seu ouvido estiver entupido por cera, confira estas outras opções naturais para o desentupir: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-a-cera-do-ouvido-naturalmente-19733.html Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
Diego
Sua avaliação:
Pode ser água oxigenada 20 volumes?
Vanessa Lopes
Oi Diego! A água oxigenada que deve utilizar é volume 10. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Eliana Borgesa
Sua avaliação:
Quando se trata de remédios, para melhorar qualquer tipo de problema, como o citado acima, tudo é válido, claro sempre com cuidado, para não ultrapassar, a dosagem recomendada!
Vanessa Lopes
Oi Eliana! É isso mesmo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Rafaela
Sua avaliação:
Não é perigoso pingar água oxigenada no ouvido? Meu ouvido está entupido desde setembro do ano passado..
carolina
Sua avaliação:
eu tiver uma dor de ouvido do lado direito a dor passou mas meu ouvido esta entupido nao to escultandoo nada oq fassp ??? me ajudem por favo
Vanessa Lopes
Oi Carolina! Já experimentou algum dos métodos indicados acima?
pietra pimheiro
Sua avaliação:
Fui linpar o ouvido com cotonete e entupiu,não esta ouvindo nada.
Vanessa Lopes
Oi Pietra! Não é aconselhável limpar os ouvidos com um cotonete por isso mesmo, pois com o cotonete você só está empurrando mais a cera para dentro. Para limpar os ouvidos basta pegar em um pouco de papel higiênico e limpar com o dedo até onde ele chegar, ou então usar aquelas soluções de limpeza auricular à venda em farmácias. Experimente o método que falamos em cima para desentupir o ouvido devido à cera, caso não resulte o melhor é ir no médico. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras :)

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como desentupir o ouvido
Fonte: hospitalflaviosantos.com.br
Fonte: soltv.com.br
Fonte: dailymail.com.uk
Fonte: nbcnews.com
1 de 4
Como desentupir o ouvido