PARTILHAR

Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples

Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples
Imagem: hospitalflaviosantos.com.br

Todos nós já passamos pelo menos uma vez por uma situação de ouvidos entupidos, e todos sabemos o quanto isso é incomodativo. Quando quereremos tirar a água do ouvido, não conseguimos ouvir bem dele e começamos a ficar impacientes, pois é uma sensação bastante desconfortável que nos atrapalha nas nossas tarefas. O entupimento pode surgir devido a cera, água, gripes e resfriados ou pressão na região interna das cavidades auriculares (pode acontecer depois de um voo). Para te ajuar, o umCOMO selecionou os melhores métodos de como desentupir o ouvido dependendo da sua causa.

Vai precisar de:
  • Água morna
  • Água oxigenada
  • Conta-gotas ou seringa
  • Bolas de algodão
  • Vasilha graduada de medição
Também lhe pode interessar: Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?

Como desentupir o ouvido cheio de cera

  1. Para desentupir um ouvido de cera, misture num recipiente 3 colheres de sopa de água oxigenada juntamente com 3 colheres de sopa de água morna;
  2. Mexa até ficarem bem misturados.
  3. Com o auxílio de um conta gotas ou de uma seringa coloque a solução no ouvido entupido. Pode pedir a algum familiar para o fazer, se for mais cômodo. Pingue algumas gotas no canal auditivo;
  4. Coloque uma bola de algodão e fique deitado sobre o lado entupido durante cerca de 10 minutos.
  5. É normal que, ao colocar a solução ouça algum barulho ou sinta efervescência, isto acontece porque a água oxigenada está a limpar as impurezas que estão a causar o entupimento.
  6. No fim, limpe o ouvido com um cotonete.

Como desentupir o ouvido com azeite

Ouvindo entupido com cera também pode ser resolvido de com azeite de oliva:

  1. Para desentupir ouvido com azeite de oliva, basta esquentar um pouco de azeite até que ele fique em uma temperatura morna e suportável;
  2. Com a ajuda de um conta-gotas, incline a cabeça para o lado e pingue algumas gotas no ouvido tapado ou peça para alguém fazer isso;
  3. Deite-se de lado com o ouvido tapado virado para cima e deixe o azeite amolecer a cera;
  4. Utilize um cotonete para remover a cera com delicadeza sem machucar.

Como desentupir o ouvido com vinagre

Se você desconfia que o seu ouvido está entupido por uma infecção bacteriana e não tem a chance de ir ao médico imediatamente, experimente essa combinação de álcool e vinagre branco para desentupir o ouvido rapidamente:

  1. Prepare uma solução de partes iguais de vinagre maçã e álcool
  2. Com o auxílio de um conta-gotas, aplique algumas gotas dessa solução no ouvido entupido;
  3. Remova o excesso de cera o um cotonete;
  4. Finalize com um pedaço de algodão no ouvido tapado.
Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples - Como desentupir o ouvido com vinagre
Imagem: nbcnews.com

Como desentupir o ouvido de água

Ficar com o ouvido entupido de água, é talvez a situação mais frequente. Isto pode acontecer depois de uma tarde na piscina ou de tomar banho na praia.

  1. Pode parecer estranho, mas para desentupir o ouvido de água você precisará de colocar mais água lá dentro. Vá até ao chuveiro e deixe cair um pouco mais de água para dentro do ouvido afetado.
  2. Depois, vire a cabeça para o outro contrário e deixe escorrer o excesso de água pela ação da gravidade.
  3. Veja o nosso artigo sobre como tirar a água do ouvido e descubra outras formas de o fazer.

Como tirar a água do ouvido rápido

Outro método simples para tirar água do ouvido rápido é com a ajuda de um secador. Basta ligar o secador na velocidade mais baixa e secar o ouvido com delicadeza a alguns centímetros de distância até que a água evapore.

Como desentupir o ouvido de gripe

Se o entupimento do seu ouvido é originado por uma gripe ou resfriado, é bastante simples desentupi-lo . Basta dirigir-se a uma farmácia e adquirir um descongestionante nasal e aplicá-lo seguindo as instruções da caixa. O descongestionamento possui uma ação sobre o ouvido, eliminando as impurezas e funciona como um remédio para desentupir o ouvido.

Como desentupir o ouvido de sinusite

Outra situação que pode originar o entupimento do ouvido é a sinusite. Para desentupir o ouvido de sinusite, você pode recorrer a descongestionantes nasais, tal como para o ouvido entupido por gripes ou resfriados. Também pode colocar uma compressa ou a uma toalha de água quente, uma vez que o calor aplicado irá facilitar o escoamento do muco, que provoca a obstrução dos canais.

Manobra de valsalva para desentupir o ouvido no avião

Quando viajamos de avião, é normal ficarmos com os ouvidos entupidos durante e após o voo devido à pressão aérea.

  1. Durante e após o voo, masque chiclete, isto irá ajudar a desentupir o ouvido no avião;
  2. Faça a manobra de valsalva: tape o nariz com a mão e force o ar contra as narinas, para permitir assim a abertura do ouvido. T
  3. Também pode bocejar, o bocejo é uma das formas mais comuns para melhorar o ouvido entupido.

Veja também: Como desentupir os ouvidos depois de nadar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não recorra a estes métodos, se tiver uma infeção no ouvido.
  • Se a sensação de ouvido entupido persistir, consulte um médico, para um diagnóstico e tratamento adequado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
165 comentários
revalino de sousa maia
Sábado passado fiz uma viagem a Recife. Quando o avião estava pousando senti dores no ouvido direito e, como estava resfriado, perdi a audição durante horas. Agora está melhor, mas estou preocupado em razão disso pergunto: Em tais circunstâncias é possível romper o tímpano ou causar danos irreversíveis ao ouvido?
Brenno ribeiro
Bom.Eu comecei com uma forma leve no ouvido, depois começou a piorar a dor. Isso é normal?
A sua avaliação:
Weliton Alves
Tinha acabado de tomar banho e meu ouvido tava coçando aí coloquei o dedo mindinho e cocei mas o dedo estava molhado, quando puxei o dedo p fora fiquei surdo na hora, demorou meses p voltar ao normal, depois de um certo tempo entupiu novamente do nada ja faz um tempo e nunca voltou ao normal...
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Weliton! Se mesmo depois de experimentar essas dicas você continua com o ouvido entupido, seria bom ir no médico. Aproveito para dizer que para higienizar o ouvido ou coçar, você não deve colocar o dedo demasiado fundo, apenas até onde o ouvido permitir. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
jose marlos barboza de sousa
estou com ouvido emtopito a um mes
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose! Se você já tentou essas dicas e continua igual, então deve ir no seu médico ou otorrino.
A sua avaliação:
Valdirlei
Gostaria de saber se existe algum procedimento para que eu possa fazer para retirar catarros do meu ouvido. Porém já passei por uma consulta ao Otorrino e ele me disse que teria que tomar medicação para eliminar aos poucos o catarraco acumulado. O nome da medição é. Celestamine (Capsulás).Obs já estou em comodado com esta situação pois me trouxe muito encomodo e barulho no ouvido.
A sua avaliação:
Maicon
Eu limpei meu ouvido com cotonete aí fico bom isso foi a tarde, depois a noite eu coloquei remédio(otosporin) aí meu ouvido entupio e não ouço nada o q faço
A sua avaliação:
fernando
e se não tiver água oxigenada?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernando! Se o seu ouvido estiver entupido por cera, confira estas outras opções naturais para o desentupir: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-a-cera-do-ouvido-naturalmente-19733.html Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Diego
Pode ser água oxigenada 20 volumes?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Diego! A água oxigenada que deve utilizar é volume 10. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eliana Borgesa
Quando se trata de remédios, para melhorar qualquer tipo de problema, como o citado acima, tudo é válido, claro sempre com cuidado, para não ultrapassar, a dosagem recomendada!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliana! É isso mesmo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Rafaela
Não é perigoso pingar água oxigenada no ouvido? Meu ouvido está entupido desde setembro do ano passado..
A sua avaliação:
carolina
eu tiver uma dor de ouvido do lado direito a dor passou mas meu ouvido esta entupido nao to escultandoo nada oq fassp ??? me ajudem por favo
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Carolina! Já experimentou algum dos métodos indicados acima?
A sua avaliação:
pietra pimheiro
Fui linpar o ouvido com cotonete e entupiu,não esta ouvindo nada.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Pietra! Não é aconselhável limpar os ouvidos com um cotonete por isso mesmo, pois com o cotonete você só está empurrando mais a cera para dentro. Para limpar os ouvidos basta pegar em um pouco de papel higiênico e limpar com o dedo até onde ele chegar, ou então usar aquelas soluções de limpeza auricular à venda em farmácias. Experimente o método que falamos em cima para desentupir o ouvido devido à cera, caso não resulte o melhor é ir no médico. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras :)
Renan de paula de santana
Eu tava com dor de cabeça aí eu fui dormir e passo mas quando acordei meu ouvido tava entupido e tô com resfriado
Joicy
Meu ouvido tá mas de 2 semanas entupido, já usei todos os métodos mas nenhum funcionou. .
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Joicy! Se nenhum desses métodos deu certo e você continua com o ouvido entupido, então o melhor é ir no médico. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
Maria Júlia
Estou com o ouvido esquerdo entopido como e faço para desintupir fale um remedio caseiro
Odete Nery Brandâo
estou com o ouvido tapado, não estou gripada nem encheu de água, acordei deste jeito, que devo fazer, estou como se eu estivesse no vou, grata, me ajude
rodrigo
acho q dormi prensando o ouvido e agora ta entupido faz 2 dias devee ser sera ? devo fazer uma lavagem ?
Lionel de Campos Jorge
nossa maravilha d e explicações meu querido Tio Dr Nailor de Granda Carvalho, médico e minha Tia Lula sempre faziam limpezas em Nós com este método agua oxigenada otimas lembranças..
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lionel! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Euso
Meu ouvido ta com. Pressão de ar por dentro e tô ficando irritado oque eu Faso para tira isto
Antonio
Tô com o ouvido esquerdo , acho q ta entupido, já tá com alguns dias escuto muito baixo, já usei cotonete, mas acho que ñ era melhor. Oq eu fasso "?
Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples
Imagem: hospitalflaviosantos.com.br
Imagem: nbcnews.com
1 de 2
Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples

Voltar ao topo da página ↑