Partilhar
Partilhar em:

Como desentupir o ouvido

Passo a Passo
Avaliação: 4,5 (3646 votos)
100 comentários
198 vezes partilhado
 
Como desentupir o ouvido
Fonte: hospitalflaviosantos.com.br

Todos nós já passamos pelo menos uma vez por uma situação de ouvidos entupidos, e todos sabemos o quanto isso é incomodativo. Quando temos o ouvido entupido, não conseguimos ouvir bem dele e começamos a ficar impacientes, pois é uma sensação bastante desconfortável que nos atrapalha nas nossas tarefas. O entupimento pode surgir devido a cera, água, gripes e resfriados ou pressão na região interna das cavidades auriculares (pode acontecer depois de um voo). De seguida, mostramos-lhe em umComo.com.br alguns métodos de como desentupir o ouvido dependendo da sua causa.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como desentupir os ouvidos depois de nadar
Instruções:
1

Se a causa do entupimento do ouvido for cera deverá misturar num recipiente 3 colheres de sopa de água oxigenada juntamente com 3 colheres de sopa de água morna. Mexa até ficarem bem misturados. Com o auxílio de um conta gotas ou de uma seringa coloque a solução no ouvido entupido. Pode pedir a algum familiar para o fazer, se for mais cômodo. Pingue algumas gotas no canal auditivo, coloque uma bola de algodão e fique deitado sobre o lado entupido durante cerca de 10 minutos. É normal que, ao colocar a solução ouça algum barulho ou sinta efervescência, isto acontece porque a água oxigenada está a limpar as impurezas que estão a causar o entupimento. No fim, limpe o ouvido com um cotonete.

Fonte: soltv.com.br
2

Se o entupimento do seu ouvido é originado por uma gripe ou resfriado, é bastante simples desentupi-lo. Basta dirigir-se a uma farmácia e adquirir um descongestionante nasal e aplicá-lo seguindo as instruções da caixa. O descongestionamento possui uma ação sobre o ouvido, eliminando as impurezas.

Fonte: dailymail.com.uk
3

Quando viajamos de avião, é normal ficarmos com os ouvidos entupidos durante e após o voo devido à pressão aérea. Durante e após o voo, masque chiclete, isto irá ajudar a desentupir o ouvido. Tape as narinas com a mão e force o ar contra as narinas, para permitir assim a abertura do ouvido. Também pode bocejar, o bocejo é uma das formas mais comuns para desentupir os ouvidos.

Fonte: nbcnews.com
4

Ficar com o ouvido entupido de água, é talvez a situação mais frequente. Isto pode acontecer depois de uma tarde na piscina ou de tomar banho na praia. Pode parecer estranho, mas para desentupir o ouvido de água precisará de colocar mais água lá dentro. Vá até ao chuveiro e deixe cair um pouco mais de água para dentro do ouvido afetado. Depois, vire a cabeça para o outro contrário e deixe escorrer o excesso de água pela ação da gravidade. Veja o nosso artigo sobre como remover a água do ouvido e descubra outras formas de o fazer.

5

Outra situação que pode originar o entupimento do ouvido é a sinusite. Para desentupir o ouvido, pode recorrer a descongestionantes nasais, tal como para o ouvido entupido por gripes ou resfriados. Também pode colocar uma compressa ou a uma toalha de água quente, uma vez que o calor aplicado irá facilitar o escoamento do muco, que provoca a obstrução dos canais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como desentupir o ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não recorra a estes métodos, se tiver uma infeção no ouvido.
  • Se a sensação de ouvido entupido persistir, consulte um médico, para um diagnóstico e tratamento adequado.
Comentários (100)

Escrever comentário sobre Como desentupir o ouvido

100 comentários
A sua avaliação:
Weliton Alves
Tinha acabado de tomar banho e meu ouvido tava coçando aí coloquei o dedo mindinho e cocei mas o dedo estava molhado, quando puxei o dedo p fora fiquei surdo na hora, demorou meses p voltar ao normal, depois de um certo tempo entupiu novamente do nada ja faz um tempo e nunca voltou ao normal...
Vanessa Lopes
Oi Weliton! Se mesmo depois de experimentar essas dicas você continua com o ouvido entupido, seria bom ir no médico. Aproveito para dizer que para higienizar o ouvido ou coçar, você não deve colocar o dedo demasiado fundo, apenas até onde o ouvido permitir. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
jose marlos barboza de sousa
estou com ouvido emtopito a um mes
Vanessa Lopes
Oi Jose! Se você já tentou essas dicas e continua igual, então deve ir no seu médico ou otorrino.
A sua avaliação:
Valdirlei
Gostaria de saber se existe algum procedimento para que eu possa fazer para retirar catarros do meu ouvido. Porém já passei por uma consulta ao Otorrino e ele me disse que teria que tomar medicação para eliminar aos poucos o catarraco acumulado. O nome da medição é. Celestamine (Capsulás).Obs já estou em comodado com esta situação pois me trouxe muito encomodo e barulho no ouvido.
A sua avaliação:
Maicon
Eu limpei meu ouvido com cotonete aí fico bom isso foi a tarde, depois a noite eu coloquei remédio(otosporin) aí meu ouvido entupio e não ouço nada o q faço
A sua avaliação:
fernando
e se não tiver água oxigenada?
Vanessa Lopes
Oi Fernando! Se o seu ouvido estiver entupido por cera, confira estas outras opções naturais para o desentupir: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-a-cera-do-ouvido-naturalmente-19733.html Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Diego
Pode ser água oxigenada 20 volumes?
Vanessa Lopes
Oi Diego! A água oxigenada que deve utilizar é volume 10. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eliana Borgesa
Quando se trata de remédios, para melhorar qualquer tipo de problema, como o citado acima, tudo é válido, claro sempre com cuidado, para não ultrapassar, a dosagem recomendada!
Vanessa Lopes
Oi Eliana! É isso mesmo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Rafaela
Não é perigoso pingar água oxigenada no ouvido? Meu ouvido está entupido desde setembro do ano passado..
A sua avaliação:
carolina
eu tiver uma dor de ouvido do lado direito a dor passou mas meu ouvido esta entupido nao to escultandoo nada oq fassp ??? me ajudem por favo
Vanessa Lopes
Oi Carolina! Já experimentou algum dos métodos indicados acima?
A sua avaliação:
pietra pimheiro
Fui linpar o ouvido com cotonete e entupiu,não esta ouvindo nada.
Vanessa Lopes
Oi Pietra! Não é aconselhável limpar os ouvidos com um cotonete por isso mesmo, pois com o cotonete você só está empurrando mais a cera para dentro. Para limpar os ouvidos basta pegar em um pouco de papel higiênico e limpar com o dedo até onde ele chegar, ou então usar aquelas soluções de limpeza auricular à venda em farmácias. Experimente o método que falamos em cima para desentupir o ouvido devido à cera, caso não resulte o melhor é ir no médico. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras :)

Como desentupir o ouvido
Fonte: hospitalflaviosantos.com.br
Fonte: soltv.com.br
Fonte: dailymail.com.uk
Fonte: nbcnews.com
1 de 4
Como desentupir o ouvido