Problemas mentais

Como detectar a disgnosia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como detectar a disgnosia

Dentro das dificuldades de aprendizagem encontra-se a disgnosia. Esta refere-se ao reconhecimento consciente do corpo e do mundo exterior através de nossos sentidos. A disgnosia é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua interpretação. Com um adequado tratamento, as disgnosias melhoram com o desenvolvimento da criança, no entanto, geralmente, trata-se de uma melhora parcial. Segundo a modalidade sensorial afetada existem diferentes classificações. Em seguida, mostramos-lhe como detectar a disgnosia.

Também lhe pode interessar: Como detectar a esquizofrenia
Passos a seguir:
1

Disgnosia tátil. Refere-se à informação que recebemos através do tato. As crianças que padecem deste tipo de disgnosia, podem ter dificuldades em identificar as características dos objetos com o tato, por exemplo, a textura e o tamanho. Também pode acontecer que reconheçam as características do objeto mas que não saibam identificar a que objeto corresponde.

2

Disgnosia auditiva. Refere-se à dificuldade de identificar sons ou ruídos não verbais. Por exemplo, o ruído de uma buzina, o canto de um pássaro, etc.

3

Disgnosia visual. É a dificuldade na discriminação, identificação e reconhecimento de objetos e suas formas através da vista.

4

Disgnosia somatognosia. Dificuldade no conhecimento e reconhecimento do corpo. A criança com disgnosia somatognosia apresenta alterações no momento de poder identificar partes de seu próprio corpo. Por exemplo, pode ser que não reconheça o lado esquerdo de seu corpo.

5

Disgnosia espacial. É o atraso na aquisição da noção de espaço. A criança com esse tipo de disgnosia se localiza mal, tem dificuldades em conhecer as distâncias e os percursos. Parece incapaz já que não considera as distâncias entre ela e os objetos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar a disgnosia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • As disgnosias requerem um tratamento médico para um prognóstico positivo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como detectar a disgnosia