Transtornos psicológicos

Como saber se sou paranoico

Como saber se sou paranoico

A paranoia, desde um ponto de vista etimológico, significa estar fora da mente. Este significado está muito relacionado com a definição dada pelos psiquiatras, pois é um transtorno mental que se caracteriza pela existência de delírios repetitivos e autorreferentes. Pode se converter em um transtorno crônico grave de intensidade variável, com graves consequências para a vida e as relações diárias. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos a você como saber se é paranoico.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou narcisista
Passos a seguir:
1

Existem diferentes traços que podem indicar se é ou não uma pessoa paranoica. Geralmente, os indivíduos com tendência ao egocentrismo, narcisismo e com problemas de baixa autoestima são bastante susceptíveis a ter personalidades paranoicas. Os sintomas para detectar uma pessoa com potencial para sofrer um transtorno paranoico são bem mais comuns do que poderíamos imaginar, e às vezes é muito difícil saber quando é um problema verdadeiro de saúde mental.

2

Vamos contar para você as diferentes características que podem ser sintomas de transtorno paranoico. Um dos mais importantes é a desconfiança quando ela é sem medidas e até certo ponto patológica, afetando sem dúvida a sensatez. Outro sintoma muito relevante é a presença de delírios bastante realistas, que de fato parecem tão reais que são vividos como verdadeiros.

3

As pessoas com tendência à paranoia costumam ser muito hostis com o meio ao seu redor, e costumam guardar com muito ressentimento qualquer desprezo mínimo ou simplesmente uma opinião diferente da própria. Uma característica que as define com muita clareza é a sua baixa autoestima, que as leva a pensar sempre no pior e no negativo.

4

Este tipo de pessoas são muito egocêntricas, por isso não aceitam a opinião de ninguém. Mostram-se inflexíveis e muito autoritárias com todo mundo. Não suportam quem as leva a pensar o contrário e se a isso somarmos o fato de que não aceitarem críticas, são pessoas muito complexas de lidar. Também demonstram uma frialdade emocional muito grande e nenhuma empatia.

5

Um dos sintomas mais claros de um possível comportamento paranoico é a dificuldade de estabelecer e manter relações interpessoais. Também existe uma certa tendência a sofrerem episódios depressivos, e quando atingem um estado depressivo elevado as ideias paranoicas se potencializam. Dependendo de com quem esteja, a pessoa com este transtorno se comporta de forma diferente.

6

A paranoia não é facilmente detectável nem previsível; é preciso prestar atenção aos sintomas que comentamos, mas principalmente no ciúme excessivo, no nervosismo ou desconfiança excessiva. É um transtorno mental progressivo e seu avanço é muito gradual; para detectá-lo é preciso estar muito bem informado já que os sintomas podem ser explicados de outra forma.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou paranoico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
SECRET
Eu ja estive com uma pessoa paranoica e literalmente não tinha ideia disso, e o pior que eu á amava mas mesmo assim isso foi capaz de me destruir
A sua avaliação:
giselleduarte
tudo começou quando eu ouvi meus pais fznd aquilo no mesmo quarto q o meu,foi traumatizante...desde entt tenho tido problemas pra dormir,e qualquer zuadinha ja fico pensando q eles tao fznd,acho q to paranoica.preciso de ajuda
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Gisele, neste caso te aconselhamos que você procure um profissional de psicologia para falar sobre o assunto. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Marcos
Entrei nesse site pq às vezes, começo a misturar pensamento, e começo a pensar um monte de doideira, então, pensei q tava paranoico... Isso tbm é sintoma de paranoia?
Gabriel
Marcos, eu passo pelo mesmo. Me senti mais confortável só de ler seu comentário e de saber que não sou o único passando pelo mesmo. Às vezes começo pensando numa coisinha e do nada ela já tomou proporções enormes e está sobrecarregando minha cabeça. É realmente muito complicado e delicado. Enfim. Fica bem! Vou tentar ficar também! o/
Rox
Eu tenho uma duvida, há uns 2 anos eu venho tendo a impressao que tenho sido manipulada por pessoas q conheço, (meus melhores amigos) , e na minha mente crio convicções , de que eles falam mal de mim, detecto algumas açoes até dessas pessoas q seriam manipuladoras, mas realmente nao sei se é uma paranóia, ou se realmente esta acontecendo, eu nao sei mais o que pensar! É um dilema: se for verdade, tenho q me afastar delas e parar d ser manipulada, se for mentira, estou desconfiando dos meus melhores amigos sem mais nem menos e ficando louca... Se vcs puderem me dizer o que fazer em uma situaçao dessa ficaria mto agradecida :(( !!!
Raffaella
Caramba eu sou Paranoica,obrgado por mi ajuda a descobrir quem eu sou :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raffaella! Obrigada pelo seu comentário :)
Elaine Menezes
Sou Psicoterapeuta e gostaria de receber os artigos relacionados aos distúrbios mentais. Achei os temas muito atuais na clinica diária.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine, para receber os nossos artigos poderá subscrever à nossa newsletter dessa categoria. Basta entrar neste link: http://saude.umcomo.com.br/ e digitar o seu e-mail no lado direito em "Siga-nos de perto".
Como saber se sou paranoico