Partilhar

Como lidar com o preconceito

Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com o preconceito
Imagem: frasesimaturas.blogspot.com.br

Quer aprender como lidar com o preconceito? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! É uma lástima que a nossa sociedade seja tão provida de preconceito, e ele pode ser de vários tipos e espécies diferentes, os mais absurdos que se pode imaginar. E em decorrência destes “pré” conceitos, visualizamos atos horríveis de discriminação, algumas pessoas simplesmente não sabem lidar com as diferenças e acreditam que possuem o direito de ferir e magoar as outras pessoas com as suas palavras torpes e abomináveis. Desprezíveis, ignorantes, maldosas, como definir estas pessoas?

Também lhe pode interessar: Como meditar com música

Entendendo um pouco sobre o que o preconceito representa na vida das pessoas

O fato de não conseguir superar uma situação de preconceito e discriminação sofrida pode tornar a vida de muitas pessoas motivo de frustração e inutilidade, passamos a considerar as pessoas preconceituosas desprezíveis, porém, mesmo sentindo tanta indiferença para com estas pessoas, acabamos com os nossos sentimentos abalados pelo fato de que muitas vezes não podemos ao menos mostrar ao outro nosso valor e potencial.

É muito importante que as pessoas que praticam estes atos reconheçam que há outras visões e formas de se viver, e passem a respeitar o próximo.

Você sabe qual a melhor forma de definir uma pessoa preconceituosa? É uma pessoa que não tem caráter, é ignorante e não possui qualquer noção do que seja do que significa humanidade, amor e consideração com o próximo. Se a pessoa que te tratou de forma preconceituosa tinha algum valor emocional para você, está na hora de se afastar desta pessoa pois ela não merece a sua companhia de forma alguma.

Pessoas preconceituosas são totalmente imaturas internamente, não possuem noções de respeito, dignidade e valores que fazem parte de um ser humano digno e honrado.

Não abaixe a sua cabeça mediante estas situações de discriminação e preconceito, pelo contrário, mostre a pessoa que você tem muito valor, e se possível, recorra à justiça! Preconceito é crime e merece ser punido como tal.

Como lidar com o preconceito - Entendendo um pouco sobre o que o preconceito representa na vida das pessoas
Imagem: lucianalaffront.blogspot.com.br

Dicas sobre como lidar com situações de discriminação

Se alguém não te tratar bem e agir de forma preconceituosa com você, jamais se sinta menosprezado ou triste, ao invés disso erga a cabeça e não deixe que as palavras ditas com ignorância e desrespeito adentrem em sua mente.

Ignore esta pessoa infeliz e desprezível e concentre-se na sua felicidade, a força que você precisa para enfrentar estes momentos estão dentro de você! Não aceite ser maltratado de maneira alguma, você e ninguém merece passar por estas situações.

Pessoas que possuem atitudes desprezíveis também devem ser tratadas de forma desprezível, ignore-as e procure afastar-se delas. Sinta pena destas pessoas, elas nunca conhecerão a dádiva e os benefícios de amar e respeitar o próximo.

Como lidar com o preconceito - Dicas sobre como lidar com situações de discriminação
Imagem: pensoeexistoblog.wordpress.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com o preconceito, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • E você, já foi vítima de algum tipo de preconceito? Como lidou com esta situação? Comente, iremos adorar saber as suas experiências e opiniões sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como lidar com o preconceito

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Renato
Eu chego numa empresa para uma entrevista de emprego e muitas vezes eu não consigo emprego por preconceito pelo fato deu ser homossexual e olha que eu vou direitinho disfarçando com jeito de homem para não perceberem mais não tem jeito a perseguição e a implicância deles e tão grande me olham de um jeito tão esquisito tipo com aquele olho de peixe assustado querendo me dizer nada de vaga e olha que de preconceito eu entendo.
nao
Nunca me preocupei com isso. Estou sendo vítima de preconceito desde o ano passado. Eu sou branco mas sou vítima de preconceito até por negros por causa de uma coisa no meu olho. Hoje morreu mais um grande cantor por causa da depressão. Ainda não estive com depressão mas sinto que se algum dia eu colocar na mente que vejo umas 200 pessoas todos os dias rindo de mim pelas minhas costas, entrarei em depressão e serei mais um nas drogas. Não sei como saio de casa, porque se eu ficasse em casa já teria morrido na depressão. Acho a minha vida péssima devido a isso, mas nunca pensei em me matar. Não me identifiquei aqui no site mas vivo essa realidade todos os dias.
A sua avaliação:
RODRIGO OLIVEIRA
Sou deficiente físico P.C, estou cursando o quinto semestre da ed. física pois apesar da deficiência tenho boa mobilidade, sou tratado com respeito pela turma a não ser por dois rapazes, que quando vou apresentar trabalhos ficam de chacotas me sinto muito mau até já abandonei uma apresentação devido a brincadeira, isso me incomoda muito pois sei q vou ser um bom profissional, tiro notas boas e nunca fiquei de DP, e sou chamado como professor substituto e nunca tive problemas com alunos, mesmo os mais velhos. Se puder me ajudar quero saber como faço para não me sentir tão mau com as brincadeiras desses dois rapazes...obrigado.
lukas barreto
parabéns pelo artigo,muito reconfortante ...
Editor umComo.com.br
Oi Lukas, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Priscila Postai Macedo
Todos de algum modo somos vítimas de preconceito,seja pelo modo de se vestir,pela maneira de falar,de como se comportar a mesa,se somos baixos ou altos,magros ou acima do peso,se aparentamos ser felizes ou infelizes,se fazemos a escolha certa ou errada....Só que não paramos pra pensar que somos falhos,que cada um tem sua vida pra cuidar,cadê os nossos objetivos,nossos sonhos,nossa coragem,nossa confiança,nosso AMOR ao próximo?SOMOS TODOS IGUAIS BRAÇOS DADOS OU NÃO!!!!

Como lidar com o preconceito
Imagem: frasesimaturas.blogspot.com.br
Imagem: lucianalaffront.blogspot.com.br
Imagem: pensoeexistoblog.wordpress.com
1 de 3
Como lidar com o preconceito

Voltar ao topo da página