Partilhar

Como perder peso com ayurveda

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como perder peso com ayurveda

Quer emagrecer de forma natural? A dieta do ayurveda pode ajudá-lo a conseguir isso. Este tipo de medicina é a tradicional da Índia, considerada uma das mais completas do mundo ao equilibrar as necessidades do corpo e do espírito. Nesta concepção, o ser humano é a mistura inseparável de ambas as energias (material e espiritual) e, portanto, qualquer tipo de desajuste pode influenciar em sua harmonia natural e equilíbrio. Neste artigo de umComo vamos contar como perder peso com ayurveda, um plano alimentar que tem em consideração as características tanto físicas como emocionais para determinar uns alimentos ou outros.

Também lhe pode interessar: Como experimentar a cura com Reiki
Passos a seguir:
1

É importante que saiba que a ayurveda é a medicina natural original da Índia e que procura equilibrar o corpo, a mente e o espírito. Segundo esta medicina, qualquer doença acontece por um desequilíbrio entre estes aspectos que formam o ser humano, portanto o objetivo é voltar a procurar este equilíbrio para desfrutar de uma vida saudável.

Os métodos da ayurveda vão além da medicina tradicional, onde receitam um tratamento; aqui, além de tratar as doenças físicas também recomendam outras práticas que ajudam a harmonizar o seu corpo: a meditação, a alimentação saudável, um estilo de vida sem estresse, etc. Consequentemente, a dieta ayurvedica não é apenas um plano alimentar mas se trata de uma filosofia de vida que ajudará a perder peso de forma progressiva e a procurar que a sua saúde esteja em perfeitas condições.

Como perder peso com ayurveda - Passo 1
2

No âmbito alimentar devemos destacar que segundo esta medicina, quando uma pessoa está com sobrepeso é porque está tomando alimentos que não estão em harmonia com o seu corpo e que, portanto, produzem um desequilíbrio. Consequentemente, o problema da obesidade ou do excesso de peso não é a quantidade de comida que ingere mas se os alimentos que ingere são os adequados para o seu tipo de corpo.

Segundo esta teoria, existem três tipos de doshas (isto é, três tipos de biótipos), dependendo de qual tiver, será recomendável um tipo ou outro de alimento para garantir a harmonia de sua integridade física e espiritual. Se seguirmos as regras alimentares que nosso dosha requer, conseguiremos nos equilibrar e, portanto, eliminar o sobrepeso.

3

Como acabamos de dizer, a medicina ayurvedica diferencia 3 tipos de biótipos com características diferentes e que, por isso, precisam de nutrientes e energias diferentes. Estes doshas são os seguintes:

Vata

  • Pessoas de constituição física fina e magra;
  • Têm um apetite irregular: podem ter muita fome ou quase nada dependendo do momento;
  • Sono pouco profundo, pode viver episódios de insônia;
  • É uma pessoa com muita imaginação e vitalidade;
  • Tem uma grande capacidade para captar a nova informação mas a memória é frágil;
  • É uma pessoa que tende a se preocupar e a pensar excessivamente nas coisas;
  • Vai ao banheiro de forma irregular e costuma ter prisão de ventre.

Pitta

  • Tem uma constituição física média, semigorda;
  • É uma pessoa empreendedora que gosta de desafios;
  • Tem a sensação de fome e sede ao longo do dia;
  • Costuma ter o cabelo loiro, castanho claro ou ruivo;
  • São pessoas que se estressam com facilidade e se irritam;
  • Não gostam do calor.

Kapha

  • Têm um corpo robusto e largo;
  • Tem uma personalidade calma e dificuldades para ficar irritada;
  • A pele costuma ser oleosa e suave;
  • Dormem profundamente;
  • Costumam ganhar quilos com facilidade;
  • As digestões de comida são lentas e pesadas;
  • Não têm muita fome ao longo do dia;
  • São pessoas tolerantes e que sabem perdoar;
  • Costumam ser pessoas condescendentes e tendem a ser possessivas.
Como perder peso com ayurveda - Passo 3
4

Quando já tiver determinado que tipo de dosha se adéqua mais às suas características físicas e emocionais, terá que saber quais são os alimentos mais recomendados para o seu dosha. Deve saber que a dieta ayurvedica não proíbe nenhum alimento, aposta por hábitos de vida saudáveis com alimentos pobres em gordura.

A seguinte lista que proporcionamos faz referência aos alimentos que deveriam ser mais abundantes em sua dieta segundo o seu corpo, mas isso não significa que tenha apenas que se alimentar à base deles: uma alimentação equilibrada é a base da ayurveda.

  • Vata: os alimentos mais abundantes nas pessoas com este dosha deveriam ser os lácteos, as proteínas pobres em gorduras (frango e peru), o peixe e as frutas. Entre todas as especiarias, o coentro e o tomilho são os mais adequados para os seus pratos. Recomenda-se que os alimentos sejam cozinhados e tomados a uma temperatura morna para encaixar bem com as necessidades do seu corpo.
  • Pitta: o tipo de alimentação recomendada para estas pessoas são receitas cruas e frias, pouco temperadas e com os sabores doce, amargo e adstringente (na seguinte seção falaremos dos 6 sabores do ayurveda). Os aspargos, o brócolis, as verduras de folha verde, a soja e os grãos-de-bico são muito recomendados para este tipo de corpo.
  • Kapha: os alimentos que funcionam melhor para este tipo de corpo são os mais leves, que estejam mornos e temperados. Os sabores ideais são os amargos e adstringentes. Estas pessoas devem ter uma dieta rica em verduras e sem lácteos nem sal. O gengibre, as lentilhas, a berinjela, as batatas e a alface são alimentos muito recomendados para este dosha.

Lembre-se que para emagrecer com ayurveda recomenda-se tomar estes alimentos em maior quantidade que outros, mas sem limitar a sua dieta a eles pois estaria mantendo uma alimentação pobre e com falta de nutrientes. A única regra desta dieta é que esqueça as gorduras saturadas e cozinhe de forma leve.

Como perder peso com ayurveda - Passo 4
5

No ponto anterior falamos dos sabores recomendados segundo o seu dosha. Com isso nos referimos a que nesta teoria alimentar é dada muita importância aos 6 sabores: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente. Para conseguir um equilíbrio alimentar é importante que o seu dia conte com os 6 sabores, pois se considera que a união de todos consegue reduzir a vontade de ingerir doces, reduzir a sensação de fome e fazer o metabolismo funcionar corretamente.

Segundo a ayurveda, o desejo ou a gula existe quando a pessoa não contém os 6 sabores na dieta e, então, o seu corpo pede que satisfaça a sua necessidade. A ansiedade por comer ou a vontade de doces só acontece porque há um desajuste em seu interior, de modo que incorporando os 6 sabores todos os dias conseguirá equilibrar o seu organismo e perder peso.

  • Ácido: são alimentos como o tomate, as uvas, o vinagre, o limão, os iogurte, as framboesas, etc.
  • Amargo: alface, espinafre, beringelas e açafrão.
  • Adstringente: couve-flor, batatas, peras, maçãs e lentilhas.
  • Doce: arroz, melão, coco, banana, melancia, mel, pão, funcho e amêndoas.
  • Picante: alho, cebola, manjericão, gengibre, folha de louro, alecrim, tomilho, cravo, mostarda e raiz-forte.
  • Salgado: zinco, magnésio e sal.
Como perder peso com ayurveda - Passo 5
6

Como já referimos antes, a filosofia da ayurveda centra-se em equilibrar o corpo e mente, portanto, além destas mudanças na alimentação, recomenda-se realizar atividade física, principalmente ioga, porque está criada para harmonizar completamente o ser humano. Também é recomendável praticar meditação e desfrutar de uma vida tranquila e sem estresse.

A meditação é aconselhada porque é uma boa forma de se conectar com seu interior, de relaxar a mente e de potenciar práticas de vida muito saudáveis. Em umComo contamos para você os benefícios da meditação.

Como perder peso com ayurveda - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como perder peso com ayurveda, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como perder peso com ayurveda

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Helen Mendes
Muito bom
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Helen! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria do Carmo Rosas
Gostei muito dos artigos relacionados a Ayurveda. Fiz o teste no qual me revelou ser PITTA. Hoje fui ao médico e preciso emagrecer 10kg. Gostaria imensamente de uma orientação. Lembrando que não gosto de carne e derivados. Quase nunca como. Não sou vegetariana mas não gosto. Certa de sua atenção desde já agradeço.

Como perder peso com ayurveda
1 de 6
Como perder peso com ayurveda

Voltar ao topo da página