Outros Saúde espiritual

Como ser mais organizada

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 27 outubro 2022
Como ser mais organizada

Em um mundo cada vez mais cheio de atividades, ser organizada é quase que uma necessidade básica. Saber priorizar tarefas e organizar o dia a dia é palavra de ordem - alerta de trocadilho ruim!

A verdade é que a organização é uma necessidade não só para conseguir dar conta de tudo e entregar nossas tarefas em dia, mas também é uma questão de saúde mental. Uma vida organizada é muito mais saudável que viver em meio ao caos e apagando incêndios aqui e ali.

Claro que existem dias e dias e que imprevistos acontecem, mas, no geral, manter a organização nos ajuda a tomar as rédeas da nossa vida. Se quiser aprender como ser mais organizada, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Tipos de autocuidado

Índice

  1. Mantenha uma agenda
  2. Tenha hora certa para acordar
  3. Casa organizada, vida organizada
  4. Organização é manutenção
  5. Estabeleça dias para fazer suas tarefas
  6. Dizer não
  7. Entenda como seu corpo funciona
  8. Valorize o ócio
  9. Diminua as distrações
  10. Readapte
Ver mais >>

1. Mantenha uma agenda

De papel ou digital, não importa. Manter uma agenda é muito importante se você quiser saber como ser uma pessoa organizada. Parece que é uma dica extretamente óbvia quando o assunto é esse, mas a gente só sabe a importância disso, quando passa, de fato, a usar uma agenda para anotar os compromissos importantes.

Você pode tanto ter uma agenda para a vida pessoal e outra para a profissional, quanto usar a mesma agenda ou plataforma para anotar todos os seus compromissos. Se você for uma pessoa que sempre chega atrasada, anote tudo com quinze minutos de antecedência para o horário marcado.

2. Tenha hora certa para acordar

7h da manhã, o despertador toca, você se irrita porque estava no meio daquele sonho (e sono) do qual você não queria acordar. Você aperta "soneca" uma e outra vez. São 9h quando você finalmente levanta da cama. Parece familiar?

Todos nós já passamos por isso, mas a verdade é que ter uma hora certa para acordar todos os dias, não só vai melhorar a qualidade do seu sono, como também vai te ajudar na sua organização, visto que você sempre terá a mesma quantidade de horas em um dia para distribuir as suas atividades.

Ao contrário, se um dia você acorda às 7h, no outro às 10h, fica muito complicado manter a sua rotina, concorda?

3. Casa organizada, vida organizada

A sua avó já falou para você alguma vez que para ter uma vida organizada, você precisa começar arrumando a sua cama? Ou já ouviu aquele ditado que para começar a botar ordem na vida você deve começar por uma gaveta?

Pois é, a organização da nossa casa reflete a organização da nossa vida. Além do mais, viver em um ambiente desorganizado pode afetar a nossa saúde mental e sugar as nossas energias. Portanto, se você se pergunta como ser mais organizada, arrumar o ambiente no qual você vive é primordial.

Aproveite para jogar fora tudo aquilo que não serve mais, coisas quebradas e que você não usa. Você verá como se sentirá bem mais leve.

4. Organização é manutenção

A pessoa que quer ser mais organizada precisa levar em conta que a vida organizada é um hábito e uma constante.

Pare para pensar: se você arruma o seu armário de roupas uma única vez de maneira impecável e começa a mexer para usar as roupas, depois volta as roupas para o lugar, socando tudo de qualquer jeito, ele permanecerá impecável? Não. O mesmo acontece com a sua vida.

A vida tende a desorganizar-se, isso é normal. O mundo não é perfeito, a vida vai acontecendo, imprevistos vão surgir e o importante não é tentar manter tudo estático e frustrar-se se algo não sai como o esperado, mas, sim, estar preparada para fazer a manutenção da sua organização. Ou seja, reorganizar os armários e a rotina, quando as coisas saírem do lugar.

5. Estabeleça dias para fazer suas tarefas

Todos nós temos aquelas tarefas imprescindíveis que devem ser realizadas para a vida andar. Cozinhar, limpar a casa, fazer exercício, etc. Ajuda muito quando você cria uma rotina que faz sentido para fazer essas atividades, faz até com que você ganhe tempo durante a semana.

Por exemplo: em vez de parar para cozinhar todos os dias, você pode tirar um dia da semana para deixar a sua comida já esquematizada e pronta. Isso não só te ajuda a poupar tempo, como também te fará comer de maneira mais saudável, já que evitará que você coma besteiras no meio da semana porque está com preguiça de cozinhar.

Ou, então, em vez de limpar a casa inteira em um dia e ficar sempre exausta desta atividade, você pode dividir a limpeza em dias diferentes: banheiro às quartas, cozinha aos domingos (talvez junto com a rotina de cozinhar para a semana), quarto às segundas, para começar a semana com ele cheirosinho, ou o que mais funcionar para você!

6. Dizer não

À primeira vista, pode ser curioso que esta dica faça parte do nosso artigo sobre como ser mais organizada, mas a verdade é que se você ficar saindo da sua rotina sempre, nunca conseguirá manter a organização que gostaria.

Pode parecer tentador tomar aquela cerveja na quarta-feira, e tudo bem sair da rotina vez ou outra, mas se a cerveja de quarta torna-se uma constante, você vai quebrar todo o resto da sua semana sempre.

Acordar mais tarde, ter menos tempo e energia para fazer as tarefas do dia seguinte e por aí vai. Essa dica também vale para aquelas pessoas que estão constantemente te pedindo favores e você não sabe como negar e acaba atrapalhando todo o seu dia a dia.

Se quiser saber como dizer não educadamente, leia o nosso outro artigo sobre o tema.

7. Entenda como seu corpo funciona

Não adianta ler O Milagre da Manhã, forçar-se a acordar às 5h e malhar todo dia às 6h se isso para você é um suplício. A primeira coisa que você deve ter em mente se quiser ser mais organizada é pensar em uma organização que funcione para você. Afinal, caso contrário, você vai abandonar a rotina na primeira semana.

Ao criar a sua rotina, você deve pensar em quais são todas as suas tarefas e depois organizá-las de uma maneira que agrade ao seu funcionamento.

Tem gente que vai preferir limpar a casa inteira e cozinhar em um único dia, para deixar o resto da semana para outras atividades, já outras pessoas vão preferir quebrar tarefas maiores em tarefas pequenas, para levar mais dias fazendo, porém menos tempo por dia. Encontre a sua maneira e invista nela!

8. Valorize o ócio

Sabe uma coisa que não pode faltar na sua rotina organizada? Um momento para relaxar. Já faz um tempo que a nossa sociedade fala muito em produtividade, mas também, aos poucos, toma-se consciência de que a produtividade sem tempo para descanso pode resultar em um burnout.

Por isso, não menospreze o seu tempo de lazer quando for montar sua agenda!

9. Diminua as distrações

Se você quer que seu dia seja produtivo, você tem que cortar ao máximo as pequenas distrações. Vai trabalhar ou estudar? Deixe o celular longe!

Se quiser descobrir como dar um tempo no Instagram, leia também o nosso artigo sobre o tema.

10. Readapte

E, por fim, saiba que a sua agenda não é imutável. Se você entender que existem outras maneiras de ser mais produtiva e organizada, vá adaptando o seu dia a dia até encontrar o que melhor funciona para você. O importante é não perder o foco e desistir.

Dica extra: ler sobre organização e produtividade também pode te ajudar a encontrar os melhores caminhos para entender como ser mais organizada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais organizada, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ser mais organizada