Partilhar

Como saber se tenho fimose

Como saber se tenho fimose

A fimose é um problema no pênis que afeta 2% dos homens e cujo tratamento é simples. Pode aparecer de forma congênita ou após o desenvolvimento e crescimento dos genitais. O sinal que alerta este problema é a dificuldade para retrair a pele que cobre a glande, o que pode causar dor quando o pênis estiver ereto. Neste artigo do umCOMO vamos lhe responder à pergunta "como saber se tenho fimose", com o objetivo de detectar de forma fácil os sintomas desta condição.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho andropausa

O que é a fimose?

A fimose ocorre em homens quando a glande, popularmente chamada cabeça do pênis, não aparece, uma vez que o prepúcio o cobre por inteiro. Para entender melhor, vale dizer que o prepúcio é o que protege a glande, consistindo em uma camada de pele. O normal é que essa proteção que forra a extremidade do pênis se retraia quando o órgão fica ereto. Porém, se mesmo assim a cabeça do pênis não é exibida, trata-se de um caso de fimose. Durante a infância, geralmente, já se pode identificar o problema.

É normal que até aos três anos de idade, em média, a criança tenha o prepúcio colado à glande, o que é denominado de fimose fisiológica. Porém, com o passar dos anos essa pele se desgruda gradativamente até que consiga se retrair inteiramente se o pênis estiver ereto.

Causas da fimose

A fimose acontece quando a pele que cobre a glande não pode ser retirada, deixando o pênis coberto. Isto pode acontecer de duas formas e a causa costuma ser a mesma em ambas as situações, mudando o momento em que o problema aparece:

  • Fimose congênita. O prepúcio não pode se retrair desde o nascimento, pois é estreito demais. Muitas vezes é normal que a pele não possa descer nos recém-nascidos. Nestes casos não há que forçar a retração, mas sim deixar que se desenvolva até que se torne mais elástica.
  • Fimose adquirida. É aquela que se desenvolve com a idade e costuma aparecer na adolescência. Costuma se manifestar pela dor presente durante as ereções, o que dificulta as relações sexuais. Costuma ser causada por um estreitamento do prepúcio, falta de elasticidade ou pelas dimensões da glande em relação ao prepúcio.
Como saber se tenho fimose - Causas da fimose

Diferentes tipos de fimose

A função do prepúcio é a de proteger a glande, pois ela é muito sensível. Quando uma pessoa sofre de fimose, é muito provável que não possa manter uma higiene correta da zona sob a pele, sendo frequente a acumulação de sujeira, aumentando o risco de infecções. Em função de quão estreito for o prepúcio, podem ser definidos diferentes graus de fimose:

  • O prepúcio pode se retrair em estado flácido, mas não quando está ereto.
  • Possibilidade de urinar mas sem poder retrair o prepúcio por completo.
  • O prepúcio pode descer mas com dificuldade, originando dor e dificuldade ao voltar a subir. Isso implica o risco de parafimose, onde o pênis inflama gerando dor.
  • O prepúcio é tão estreito que a pessoa não pode sequer urinar. Neste caso, deve consultar um médico o quanto antes.

Identificar a fimose

Para saber se tem fimose, deve detectar a presença de algum dos seguintes sintomas:

  • Dificuldade ao tentar deixar a glande descoberta.
  • Dor quando tentar descer o prepúcio.
  • Dor ao manter relações sexuais.
  • Inflamação do prepúcio ao urinar.
  • Sensação de dor com a ereção.
  • Coceira no interior do prepúcio ou presença de placas brancas como consequência de uma má higiene.

No geral, detectar a fimose não é difícil, pois você mesmo perceberá a dificuldade da pele do prepúcio se mover normalmente e cada vez será mais difícil conseguir descê-la completamente.

Como saber se tenho fimose - Identificar a fimose

O que devo fazer se tiver fimose?

Em primeiro lugar, é importante ir ao pediatra durante a infância para detectar a presença desta patologia, além de fazer de forma periódica uma revisão na adolescência e na idade adulta. O médico poderá avaliar se o paciente tem esta dificuldade para descer a pele do prepúcio e poderá realizar um acompanhamento. Nesse caso, poderá recomendar a realização de cirurgia ou outro tratamento.

No caso de, por si mesmo, tenha detectado problemas que possam indicar fimose, vá a um especialista. Às vezes, quando a fimose não é muito grave e não implica um risco para a saúde, recomenda-se realizar exercícios com o objetivo de facilitar a mobilidade do prepúcio, assim como a aplicação de pomadas. Nos casos de estreitamento severo do prepúcio, realiza-se uma intervenção cirúrgica simples através da qual se extrai o prepúcio. Estes casos costumam ser aqueles em que o paciente apresenta dificuldades para urinar, dor intensa, inflamação do prepúcio, ou quando o prepúcio fica retraído, impossibilitando de voltar ao seu estado normal.

Neste outro artigo explicamos como tratar a fimose.

Como saber se tenho fimose - O que devo fazer se tiver fimose?

Não confundir fimose com freio curto

Alguns dos sintomas do freio curto e da fimose são similares, como a dor durante a ereção ou a dificuldade de descer o prepúcio. A diferença é que as causas por trás de ambas as patologias são diferentes. No caso da fimose, o problema está no prepúcio, que costuma ser estreito demais ou pouco elástico. No entanto, no caso das pessoas que sofrem de freio curto, os problemas derivam da dor que se produz durante a ereção quando o pênis tenta se esticar e o freio não tem o tamanho suficiente para que o prepúcio possa se retrair totalmente. O freio curto produz dor com a ereção e as relações sexuais, com o risco de rasgamento ou feridas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho fimose, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho fimose

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Afonso
Eu tenho 15 anos, quando meu pênis não esta ereto eu consigo mas quando ele esta ereto consigo so até a metade,isso e fimose?
Carlos Henrique
Oi tenho 13 anos o meu é tipo eu tento colocar pra fora e sai a metade mas tipo eu não sinto dor mais e nem nada e a glande do penis fica grossa e não sai toda tipo uma casca grossa que empede de eu tirar completamente a cabeça do meu penis oque eu faço? quero saber tou preocupado pensando que é firmose?
A sua avaliação:
Thiago
Olá! Tenho 13 anos. Eu consigo expor a glande do meu pênis normalmente quando ele está mole, mas quando ele fica ereto tenho um pouco de dificuldade para retrair a pele mas no final eu consigo deixar á pele retraida tanto com ele duro e também quando ele está mole. Mas tem um porém quando meu pênis está duro e eu exponho a glande fica meio que um anel em volta do penis ele não me deixa desconfortável nem nada mas queria saber se esse anel é fimose ou não E também queria saber se é normal não conseguir empurrar a pele além da glande
Editor umComo.com.br
Oi Thiago! Pelos sintomas que você está descrevendo, pode ser parafimose. Recomendamos que você consulte um urólogo rapidamente pois pode ser necessário tratamento cirúrgico. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
italo
Tenho 16 anos e acho que tenho isso mais a todo momento eu fico em dúvida se tenho ou não pq quando ele está mole e duro consigo por a cabeça pra fora mais só que fica um anel de pele atrais da glande isso é fimose ou não?
Editor umComo.com.br
Oi Italo! Sem um exame físico, é impossível confirmar um diagnóstico. Recomendamos que você consulte um urologista para que ele possa indicar os melhores procedimentos para o seu caso em particular. Rápidas melhoras!
gustavo
Tenho 13 anos mais quando gozo depois da minha masturbação se eu continuo o ato depoi da uma especie de ferida ou ardencia oq pode ser ?
Editor umComo.com.br
Oi Gustavo! Após ejacular, é normal que você sinta uma sensibilidade no pênis. Você apenas necessita esperar que o seu corpo se recupere, não é nada de grave, se chama período de resolução e pouco depois voltará ao normal.
A sua avaliação:
Marcilio
Dificuldade ao tentar deixar a glande descoberta. Como assim "Dificuldade" dor ou descobrir, e o prepúcio voltar para o lugar ?????????????????????
Editor umComo.com.br
Oi Márcio. Nos referimos a dor e incômodo ao puxar a pele.
joão guilherme silveira da silva guilherme
sempre tive dificuldade nas minhas relacões , e isso afeta muito a minha alta estima,
pensei varias vezes em cortar o prepúcio porquer não se retraía ,hoje sinto dor,quando pratico sexo.vivo muito desconfortavel, agora criou tipo um caroço na divisão da glande e o resto corpo inchou, agora ficou insuportavel ,estou pedindo socorro.
A sua avaliação:
anonimo
meu penis quando esta duronao expoe a glande sozinho mas eu consgio expor com a mao apenas empurrando a pele para base do penis e sem nenhuma dor, tenho ou nao tenho fimose?
Lucas Matheus
Olá eu tenho 13 anos, eu consigo expor a glânde do meu pênis quando está duro e quando tá mole, eu tenho ou não tenho fimose?
carlos
Meu pênis n fica total mente em pé quando estou sentido ereção e DOI qd sinto e quando vou urinar e sai um liquido amarelo com odor péssimo e é também um pouco curvo
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Se você está sentindo todos esses desconfortos, o melhor seria ir a um médico.

Como saber se tenho fimose
1 de 4
Como saber se tenho fimose

Voltar ao topo da página