A dor testicular

Como são os testículos normais

Como são os testículos normais

O aspecto físico tem uma grande importância nas nossas vidas e costuma ser motivo de preocupação, quando falamos de sexualidade, o tamanho e o aspecto pode se tornar um grande motivo de insegurança para muitas pessoas.

À eterna pergunta sobre se o tamanho do pênis importa ou não, tem que se adicionar outras dúvidas que os homens têm e que muitas vezes não se atrevem a perguntar. Mas saber como são testículos normais não tem apenas a ver com uma preocupação estética, saber a forma e o tamanho normal pode nos servir de indicação para detectar alguma doença ou anomalia física.

Quer saber como são os testículos normais? No seguinte artigo do umCOMO explicamos.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos testículos

Índice

  1. Qual é o tamanho normal dos testículos
  2. O tamanho dos testículos pode variar?
  3. Que forma têm os testículos normais
  4. A função dos testículos

Qual é o tamanho normal dos testículos

Como a maioria dos órgãos do corpo, o tamanho dos testículos não é fixo durante toda a vida, mas vai variando durante os anos e também é diferente entre um homem e outro. Apesar disso, há uma média entre a qual se localizam a maioria dos homens em idade adulta.

Por norma geral, o tamanho normal dos testículos situa-se entre os 4 e 8 centímetros de comprimento e entre 2 e 4 centímetros de largura.

O tamanho dos testículos pode variar?

Já referimos qual é o tamanho normal dos testículos, no entanto, se encontrar ou não dentro da média, não é tão importante seu tamanho como a evolução do mesmo. Pode ter uns testículos menores ou maiores que a média, tal como acontece com o pênis: há homens que os têm maiores e outros que os têm menores.

O importante é saber que tamanho têm nossos testículos para poder observar se há alguma mudança significativa, pois isso sim pode ser causado por alguma doença. Entre as doenças que podem mudar o tamanho dos testículos encontramos:

  • Um cisto de água no testículo, conhecido como hidrocele.
  • Infecções nos testículos -orquite- ou no epidídimo -epididimite-. Conheça no seguinte artigo como tratar a orquite e a epididimite.
  • Câncer testicular.
  • Se perceber um aumento em um ou ambos testículos, a recomendação é consultar um urologista para uma revisão rotineira.
Como são os testículos normais - O tamanho dos testículos pode variar?

Que forma têm os testículos normais

A forma normal dos testículos é como a de um ovo, ovoide e plano em sentido transversal. É duro perante a pressão, mas com certa elasticidade. Isto deve-se à camada de fibra e músculos que o rodeiam.

Quanto à sua posição, se observarmos podemos perceber que ambos não estão situados à mesma altura, mas que um está mais baixo que o outro. Muitos homens chegam a se preocupar por este fato quando é algo totalmente normal, só que em alguns homens a diferença é mais notável que em outros.

Encontramos outra diferença entre ambos testículos no seu tamanho, pois um é um pouco maior que o outro. Em alguns casos é tão mínima que nem se chega a perceber, mas em outros é identificável à simples vista.

A função dos testículos

Testículos saudáveis são indispensáveis para que o homem possa viver plenamente a sua vida sexual e reprodutiva. A função dos testículos é fundamental para isso, pois é nestes órgãos onde se produzem os espermatozoides que, por meio da ejaculação, se encarregarão de fecundar o óvulo.

Além disso, nos testículos também se produz a testosterona, o chamado hormônio masculino, que é o que provoca os traços masculinos como o pelo e outras características físicas, além de regular o desejo sexual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são os testículos normais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
candido
oi foi um bom aprendizado,mas ainda tenho uma pequena duvida sobre o tamanho dos dois testiculos, tem o mesmo tamanho ou a diferenca...
1 de 2
Como são os testículos normais