Benefícios da Alimentação Saudável

Como seguir a dieta mediterrânica

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 5 agosto 2019
Como seguir a dieta mediterrânica
Imagem: menospeso.pt

A dieta mediterrânica é considerada uma das dietas mais equilibradas e saudáveis que existe, tendo o seu consumo inúmeros benefícios, além do que é muito gostosa! Esta dieta é usada por todo o mundo, com especial ênfase nas populações mediterrânicas.

E o melhor? É que você pode fazer refeições deliciosas, cuidando de si! Mantenha-se saudável e comendo bem, adote este "estilo de vida" e aprenda, neste artigo de umComo.com.br como seguir a dieta mediterrânica.

Índice

  1. A alimentação
  2. Diariamente
  3. Semanalmente
  4. Mensalmente
  5. Atividade Física
  6. Descanso diário
  7. Convivência

A alimentação

A dieta mediterrânica prevê uma alimentação rica em fibras, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, proteínas de origem vegetal e hidratos de carbono.

As gorduras polinsaturadas, as proteínas animais e as bebidas alcoólicas devem ser ingeridas de forma moderada.

E, finalmente, defende que a alimentação deverá ser fraca em gorduras saturadas.

Para facilitar a prática desta dieta, a Oldways criou uma pirâmide dividida em três camadas. A base refere-se aos alimentos que deverão ser consumidos diariamente. A segunda camada aponta os alimentos que deverão ser ingeridos de forma moderada, semanalmente. E, por fim, o topo da pirâmide indica os alimentos a ingerir mensalmente.

Diariamente

Na base da confeção das refeições e como principal fonte de gordura, surge-nos sempre o azeite, consumido diariamente direta ou indiretamente.

Os alimentos ricos em fibras e hidratos de carbono estão também apontados como imprescindíveis ao dia-a-dia: massa, arroz, batata, grão, pão; frutas, legumes e vegetais. O consumo moderado de laticínios (principalmente queijo e iogurte) insere-se também na base da pirâmide.

A acompanhar as principais refeições aconselha-se beber um copo de vinho tinto, bastante benéfico para a saúde quando consumido moderadamente.

Por fim, mas não menos importante, a água. Deverão ser ingeridos, pelo menos, 6 copos de água por dia.

Semanalmente

Os alimentos que deverão fazer parte da dieta semanal incluem o peixe e marisco, a carne de aves e ovos. Poderá ainda comer doces, veja só que legal!

Mensalmente

Os alimentos que se encontram no topo da pirâmide devem ser de baixo consumo, pois são ricos em gorduras saturadas. São eles as carnes vermelhas: carne de porco, vaca, vitela, etc.

Atividade Física

Esta dieta não se limita apenas à alimentação, pois esta deverá ser sempre conjugada com hábitos saudáveis, de forma a manter um estilo de vida equilibrado.

Assim, a atividade física afirma-se muito importante. Deverá fazer, pelo menos, 30 minutos de atividade diária. Esta não tem necessariamente de ser um esporte ou malhando na academia, pode ser uma caminhada, subir as escadas de sua casa ou até mesmo fazendo as tarefas domésticas.

Descanso diário

O descanso é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. Dormir 7 horas por noite é o ideal para restabelecer as energias necessárias para um novo dia.

Convivência

A convivência diária e o cultivo das relações sociais é muito importante para a saúde mental, e a alimentação tem também uma conotação social e cultural. Preparar a refeição e conviver à mesa fazem parte do bem-estar diário. Mas não se limite à hora das refeições... Saia de casa, encontre seus amigos para um chopp, vá no cinema, passei na praia. Você vai relaxar e sentir-se bem mais feliz!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como seguir a dieta mediterrânica, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: menospeso.pt
Como seguir a dieta mediterrânica